O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985 |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a experiência de construção de uma “identidade”, a partir de um repertório musical do Coro Cênico da UNAMA, que originou a produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas quanto ao pensamento, o comportamento e o próprio som gerado, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três seções. A primeira apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; a segunda descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada na terceira, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. São utilizadas fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitor da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Parte-se do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia. |
id |
UFPA_ae1d40125ed0714b1c1c7aa7cbc206eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/9985 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2018-06-11T19:52:06Z2015-08-062018-06-11T19:52:06Z2015-06-26BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva. O Coro Cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade através de um repertório musical. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a experiência de construção de uma “identidade”, a partir de um repertório musical do Coro Cênico da UNAMA, que originou a produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas quanto ao pensamento, o comportamento e o próprio som gerado, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três seções. A primeira apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; a segunda descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada na terceira, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. São utilizadas fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitor da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Parte-se do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia.The main goal of this research was to investigate the experience of building an “identity” from a musical repertoire of the Universidade da Amazônia’s Coro Cênico, which led to the production of the CD series “Trilhas D'Água”, consisting of a musical repertoire retelling the Amazon musical universe in the language of choral singing. The following issues are addressed: how the change in musical repertoire contributed to the construction of the group’s "identity"; the changes observed in the chorists about the thinking, behavior and the generated sound itself; the academic community that mantains it, as well as the cultural context in which this group is inserted. The dissertation is structured in three sections. The first presents a contextualized biography of Coro Cênico da UNAMA; the second describes the group’s teaching and learning process, and the musical practice is analyzed in the third, considering the social sphere in which the group operates. Bibliographical sources about musical change and identity in the light of ethnomusicology are used . Data about choir practice available in blogs and sites were collected. Moreover, "semi-structured" and "episodic" interviews with the academic community, students from the group, rector and dean of the institution, composers and conductor were done, considering the oral history retold by the agents that build and perform musical practice at the university somehow . It starts from the principle that these agents are the people who hold the basis and conceptions of what the musical practice at the University of Amazonia is about.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICATEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESARTESCanto Coral - AmazôniaArtes cênicasMúsica VocalIdentidade MusicalO coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musicalThe scenic choir of the University of the Amazon: experiencing an identity from a musical repertoireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCHADA, Sonia Maria Moraeshttp://lattes.cnpq.br/1004865944722134http://lattes.cnpq.br/2134084083810312BEZERRA, Joelma de Almeida e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdfDissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdfapplication/pdf5031387http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/1/Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdfb3b69d578b6518d94b96f0724c6f6781MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf.txtDissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf.txtExtracted texttext/plain310032http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/6/Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf.txta09a1aae1013e67f337fc462e32ae15cMD562011/99852018-06-12 02:32:45.458oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-06-12T05:32:45Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The scenic choir of the University of the Amazon: experiencing an identity from a musical repertoire |
title |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
spellingShingle |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Canto Coral - Amazônia Artes cênicas Música Vocal Identidade Musical TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
title_short |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
title_full |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
title_fullStr |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
title_full_unstemmed |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
title_sort |
O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical |
author |
BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva |
author_facet |
BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CHADA, Sonia Maria Moraes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1004865944722134 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2134084083810312 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva |
contributor_str_mv |
CHADA, Sonia Maria Moraes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Canto Coral - Amazônia Artes cênicas Música Vocal Identidade Musical TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Coral - Amazônia Artes cênicas Música Vocal Identidade Musical |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a experiência de construção de uma “identidade”, a partir de um repertório musical do Coro Cênico da UNAMA, que originou a produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas quanto ao pensamento, o comportamento e o próprio som gerado, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três seções. A primeira apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; a segunda descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada na terceira, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. São utilizadas fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitor da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Parte-se do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-06 2018-06-11T19:52:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-11T19:52:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva. O Coro Cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade através de um repertório musical. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva. O Coro Cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade através de um repertório musical. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, 2015. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/1/Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9985/6/Dissertacao_CoroCenicoUniversidade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3b69d578b6518d94b96f0724c6f6781 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 a09a1aae1013e67f337fc462e32ae15c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771956188479488 |