A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286 |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre a instauração poética da noção de Ancestralidade Artística assentada pelas dimensões encruzas entre Zé Pelintra – o grande ancestral malandro da Umbanda – e o Mestre-sala, emblemático artista do carnaval brasileiro de escola de samba, na relação mítica, sagrada e artística da espetacularidade ancestral do samba. É uma pesquisa-encruzilhada de construção epistemológica afrocentrada e de guerrilha decolonial que propõe desconstruções de perspectivas emolduradas e hierarquizadas estabelecidas ao corpo. Exu é o grande ancestral epistemológico, força transgressora e movente, a encruzilhada enquanto motriz de atravessamentos e a malandragem enquanto filosofia e poética dos homens-malandros pesquisados. Zé Pelintra e Mestre-sala são corpos encantados, homens da rua, do terreiro, do samba, assim denominados pela observação das diversas e profundas relações destes espaços-territórios em suas poéticas. A pesquisa apresenta uma iconografia própria, com símbolos e significados específicos atrelados aos fundamentos da Escrita Sagrada da Umbanda, os pontos riscados, e do riscado dançado dos mestres-salas Nando Elegância, Bené Brito e Fábio de Cássio, três “entidades”, negros, afro-religiosos, célebres mestres-salas do carnaval paraense, sujeitos-protagonistas da pesquisa que evidenciam a espetacularidade do riscado na Amazônia. A Metodologia-Etno-Encruza é uma instauração autoral da pesquisa, assentada pelo processo de escuta sensível do fenômeno, sustentada pela Etnocenologia, principal base teórico-metodológica e pelas imersões ancestres e criações artísticas da pesquisadora exuística enquanto mulher, mãe-artista-porta-bandeira. |
id |
UFPA_b018466fbcbf31632ebcc114288d556b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/16286 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2024-04-19T18:13:11Z2024-04-19T18:13:11Z2024-02-26GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. A encruzilhada de Zé Pelintra com três mestres-salas paraenses: por uma ancestralidade artística. Orientador: Miguel Santa Brigida Junior. 2024. 359 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286 . Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286Esta pesquisa versa sobre a instauração poética da noção de Ancestralidade Artística assentada pelas dimensões encruzas entre Zé Pelintra – o grande ancestral malandro da Umbanda – e o Mestre-sala, emblemático artista do carnaval brasileiro de escola de samba, na relação mítica, sagrada e artística da espetacularidade ancestral do samba. É uma pesquisa-encruzilhada de construção epistemológica afrocentrada e de guerrilha decolonial que propõe desconstruções de perspectivas emolduradas e hierarquizadas estabelecidas ao corpo. Exu é o grande ancestral epistemológico, força transgressora e movente, a encruzilhada enquanto motriz de atravessamentos e a malandragem enquanto filosofia e poética dos homens-malandros pesquisados. Zé Pelintra e Mestre-sala são corpos encantados, homens da rua, do terreiro, do samba, assim denominados pela observação das diversas e profundas relações destes espaços-territórios em suas poéticas. A pesquisa apresenta uma iconografia própria, com símbolos e significados específicos atrelados aos fundamentos da Escrita Sagrada da Umbanda, os pontos riscados, e do riscado dançado dos mestres-salas Nando Elegância, Bené Brito e Fábio de Cássio, três “entidades”, negros, afro-religiosos, célebres mestres-salas do carnaval paraense, sujeitos-protagonistas da pesquisa que evidenciam a espetacularidade do riscado na Amazônia. A Metodologia-Etno-Encruza é uma instauração autoral da pesquisa, assentada pelo processo de escuta sensível do fenômeno, sustentada pela Etnocenologia, principal base teórico-metodológica e pelas imersões ancestres e criações artísticas da pesquisadora exuística enquanto mulher, mãe-artista-porta-bandeira.This research deals with the poetic establishment of the notion of Ancestralidade Artística based on the crossed dimensions between Zé Pelintra – the great streetwise ancestor of Umbanda – and the Mestre-sala, an emblematic artist of the Brazilian carnival of the samba school, in the mythical, sacred and artistic relationship of the ancestral spectacularity of samba. It is a crossroads-research of Afrocentric epistemological construction and decolonial guerrilla that proposes deconstructions of framed and hierarchical perspectives established to the body. Exu is the great epistemological ancestor, a transgressive and moving force, the crossroads as a motive power for the crossings and the streetwiseness as a philosophy and poetics of the researched streetwise-men. Zé Pelintra and Mestre-sala are enchanted bodies, men of the street, from the terreiro and samba, so called by the observation of the diverse and deep relationships of these spaces-territories in their poetics. The research presents its own iconography, with specific symbols and meanings linked to the fundamentals of Umbanda's Sacred Writing, the riscado signs, and the danced riscado of the mestres-salas Nando Elegância, Bené Brito and Fábio de Cássio, three “entities”, black, afro-religious, famous masters of the carnival of Pará, subjects protagonists of the research that evidence the spectacularity of the riscado in the Amazon. The Ethno-Crossed-Methodology is an authorial creation of the research, based on the process of sensitive listening to the phenomenon, supported by Ethnocenology as the main theoretical-methodological basis and by the ancestral immersions and artistic creations of the exuistic researcher as a woman, mother-artist-flag bearer.Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-04-19T18:12:15Z No. of bitstreams: 5 Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdf: 8094035 bytes, checksum: c0c1b09b5bcd191bc5f59ced2bd26712 (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdf: 10375430 bytes, checksum: bcb1f8e6c60127b738ce962aa53c354d (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdf: 5180990 bytes, checksum: dae53de4e3bc19ccb7e1f2a00dc2114f (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdf: 4249586 bytes, checksum: 4f33eb649e4f72a94c1b402fca7867d5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-04-19T18:13:10Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdf: 8094035 bytes, checksum: c0c1b09b5bcd191bc5f59ced2bd26712 (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdf: 10375430 bytes, checksum: bcb1f8e6c60127b738ce962aa53c354d (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdf: 5180990 bytes, checksum: dae53de4e3bc19ccb7e1f2a00dc2114f (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdf: 4249586 bytes, checksum: 4f33eb649e4f72a94c1b402fca7867d5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-19T18:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdf: 8094035 bytes, checksum: c0c1b09b5bcd191bc5f59ced2bd26712 (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdf: 10375430 bytes, checksum: bcb1f8e6c60127b738ce962aa53c354d (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdf: 5180990 bytes, checksum: dae53de4e3bc19ccb7e1f2a00dc2114f (MD5) Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdf: 4249586 bytes, checksum: 4f33eb649e4f72a94c1b402fca7867d5 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-02-26CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da ArteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESARTESAncestralidade ArtísticaUmbandaZé PelintraEtnocenologiaMetodologia-Etno-EncruzaEspetacularidade Ancestral do SambaCarnaval BrasileiroA encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSanta Brigida Junior, Miguelhttp://lattes.cnpq.br/6889411521648199http://lattes.cnpq.br/1161142611758714GONÇALVES, Arianne Roberta PimentelORIGINALTese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdfTese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdfapplication/pdf8094035https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/1/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdfc0c1b09b5bcd191bc5f59ced2bd26712MD51Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdfTese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdfapplication/pdf10375430https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/2/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdfbcb1f8e6c60127b738ce962aa53c354dMD52Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdfTese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdfapplication/pdf5180990https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/3/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdfdae53de4e3bc19ccb7e1f2a00dc2114fMD53Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdfTese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdfapplication/pdf4249586https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/4/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdf4f33eb649e4f72a94c1b402fca7867d5MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/6/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD562011/162862024-04-19 15:19:36.517oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-04-19T18:19:36Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
title |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
spellingShingle |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Ancestralidade Artística Umbanda Zé Pelintra Etnocenologia Metodologia-Etno-Encruza Espetacularidade Ancestral do Samba Carnaval Brasileiro POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES |
title_short |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
title_full |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
title_fullStr |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
title_full_unstemmed |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
title_sort |
A encruzilhada de Zé Pelintra com três Mestres-Salas paraenses: por uma ancestralidade artística |
author |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel |
author_facet |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santa Brigida Junior, Miguel |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6889411521648199 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1161142611758714 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel |
contributor_str_mv |
Santa Brigida Junior, Miguel |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Ancestralidade Artística Umbanda Zé Pelintra Etnocenologia Metodologia-Etno-Encruza Espetacularidade Ancestral do Samba Carnaval Brasileiro POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ancestralidade Artística Umbanda Zé Pelintra Etnocenologia Metodologia-Etno-Encruza Espetacularidade Ancestral do Samba Carnaval Brasileiro |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
Esta pesquisa versa sobre a instauração poética da noção de Ancestralidade Artística assentada pelas dimensões encruzas entre Zé Pelintra – o grande ancestral malandro da Umbanda – e o Mestre-sala, emblemático artista do carnaval brasileiro de escola de samba, na relação mítica, sagrada e artística da espetacularidade ancestral do samba. É uma pesquisa-encruzilhada de construção epistemológica afrocentrada e de guerrilha decolonial que propõe desconstruções de perspectivas emolduradas e hierarquizadas estabelecidas ao corpo. Exu é o grande ancestral epistemológico, força transgressora e movente, a encruzilhada enquanto motriz de atravessamentos e a malandragem enquanto filosofia e poética dos homens-malandros pesquisados. Zé Pelintra e Mestre-sala são corpos encantados, homens da rua, do terreiro, do samba, assim denominados pela observação das diversas e profundas relações destes espaços-territórios em suas poéticas. A pesquisa apresenta uma iconografia própria, com símbolos e significados específicos atrelados aos fundamentos da Escrita Sagrada da Umbanda, os pontos riscados, e do riscado dançado dos mestres-salas Nando Elegância, Bené Brito e Fábio de Cássio, três “entidades”, negros, afro-religiosos, célebres mestres-salas do carnaval paraense, sujeitos-protagonistas da pesquisa que evidenciam a espetacularidade do riscado na Amazônia. A Metodologia-Etno-Encruza é uma instauração autoral da pesquisa, assentada pelo processo de escuta sensível do fenômeno, sustentada pela Etnocenologia, principal base teórico-metodológica e pelas imersões ancestres e criações artísticas da pesquisadora exuística enquanto mulher, mãe-artista-porta-bandeira. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-19T18:13:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-19T18:13:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. A encruzilhada de Zé Pelintra com três mestres-salas paraenses: por uma ancestralidade artística. Orientador: Miguel Santa Brigida Junior. 2024. 359 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286 . Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. A encruzilhada de Zé Pelintra com três mestres-salas paraenses: por uma ancestralidade artística. Orientador: Miguel Santa Brigida Junior. 2024. 359 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286 . Acesso em:. |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/1/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_I.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/2/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_II.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/3/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_III.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/4/Tese_EncruzilhadaZePelintra_parte_IV.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/5/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16286/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0c1b09b5bcd191bc5f59ced2bd26712 bcb1f8e6c60127b738ce962aa53c354d dae53de4e3bc19ccb7e1f2a00dc2114f 4f33eb649e4f72a94c1b402fca7867d5 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771851066638336 |