Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jéssica Oliveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9085
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à Universidade Federal de Pelotas como integrante do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O estudo é desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, no âmbito do Projeto Unificado com Ênfase em Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade. A dissertação versa sobre as pluralidades ancestrais e ritualísticas da religião de Umbanda, emaranhada na herança brasileira e seus desdobramentos, e aborda elementos do processo criativo sob a ótica da etno-fotoperformance. Evoca, ainda, aspectos da minha religiosidade umbandista, atrelada ao fazer enquanto artista e performer, atravessando-se pelas memórias e afetividades que se incorporaram no meu corpo de médium e pesquisadora. Tem como seus objetivos: - Refletir sobre as práticas culturais religiosas em um Terreiro Umbandista, orientando-se pela experiência (auto)etnográfica vivida junto ao Centro Espiritualista de Umbanda Ogum Sete Espadas (Pelotas-RS); Experimentar possibilidades poéticas performativas através de um processo de criação artística inspirada em elementos pluriculturais da Linha de Pretos-velhos e Pretas-velhas de Umbanda; e Compor um trabalho artístico de etno-fotoperformance inspirado nas Ancestralidades de Terreiro investigadas. A questão da pesquisa é: quais as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais de formação da Umbanda para a construção de uma etno-fotoperformance? Para isso, adotouse o caráter da bricolagem (CHULTZ, 2014) teórico-metodológica para a aglutinação de necessidades metodológicas do estudo, abarcando: a Etnoperformance (JUNIOR, 2015), a Etnografia e a Autoetnografia (SANTOS e BIANCALANA, 2017) e a foto-performance (LEMOS, 2019). Compreendendo a performance como ritual (SCHECHNER), sendo a arte imitando a vida ou viceversa, destaco que o conteúdo da pesquisa é contextualizado na religião de Umbanda e tratada de forma a contemplar sua possível origem e as questões que abarcam os rituais e entidades umbandistas. Como resultado poético da pesquisa, criou-se uma etno-fotoperformance através de três séries de imagens: Riscado, Reza e Ritu, socializadas por meio de exposição online. Por último, há que se registrar que o trabalho apresenta detalhes do processo criativo em meio a uma pandemia mundial do Covid-19 e concomitante à minha primeira gestação (Tunai), entendendo que a pesquisa sempre é afetada por todo contexto do entorno e nossos múltiplos atravessamentos cotidianos.
id UFPL_0506d80ef1f6663579b71d2cea27c16e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9085
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-02-13T19:53:50Z2023-02-13T19:53:50Z2022-06-30CARVALHO, Jéssica Oliveira de. Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos. Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9085A presente pesquisa está vinculada à Universidade Federal de Pelotas como integrante do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O estudo é desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, no âmbito do Projeto Unificado com Ênfase em Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade. A dissertação versa sobre as pluralidades ancestrais e ritualísticas da religião de Umbanda, emaranhada na herança brasileira e seus desdobramentos, e aborda elementos do processo criativo sob a ótica da etno-fotoperformance. Evoca, ainda, aspectos da minha religiosidade umbandista, atrelada ao fazer enquanto artista e performer, atravessando-se pelas memórias e afetividades que se incorporaram no meu corpo de médium e pesquisadora. Tem como seus objetivos: - Refletir sobre as práticas culturais religiosas em um Terreiro Umbandista, orientando-se pela experiência (auto)etnográfica vivida junto ao Centro Espiritualista de Umbanda Ogum Sete Espadas (Pelotas-RS); Experimentar possibilidades poéticas performativas através de um processo de criação artística inspirada em elementos pluriculturais da Linha de Pretos-velhos e Pretas-velhas de Umbanda; e Compor um trabalho artístico de etno-fotoperformance inspirado nas Ancestralidades de Terreiro investigadas. A questão da pesquisa é: quais as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais de formação da Umbanda para a construção de uma etno-fotoperformance? Para isso, adotouse o caráter da bricolagem (CHULTZ, 2014) teórico-metodológica para a aglutinação de necessidades metodológicas do estudo, abarcando: a Etnoperformance (JUNIOR, 2015), a Etnografia e a Autoetnografia (SANTOS e BIANCALANA, 2017) e a foto-performance (LEMOS, 2019). Compreendendo a performance como ritual (SCHECHNER), sendo a arte imitando a vida ou viceversa, destaco que o conteúdo da pesquisa é contextualizado na religião de Umbanda e tratada de forma a contemplar sua possível origem e as questões que abarcam os rituais e entidades umbandistas. Como resultado poético da pesquisa, criou-se uma etno-fotoperformance através de três séries de imagens: Riscado, Reza e Ritu, socializadas por meio de exposição online. Por último, há que se registrar que o trabalho apresenta detalhes do processo criativo em meio a uma pandemia mundial do Covid-19 e concomitante à minha primeira gestação (Tunai), entendendo que a pesquisa sempre é afetada por todo contexto do entorno e nossos múltiplos atravessamentos cotidianos.La presente investigación está vinculada a la Universidad Federal de Pelotas como parte del Programa de Posgrado en Artes Visuales del Centro de Artes, en la línea de investigación Procesos de Creación y Poéticas de lo Cotidiano. El estudio se realiza en conjunto con el Grupo de Investigación OMEGA - Observatorio de la Memoria, la Educación, el Gesto y el Arte, en el ámbito del Proyecto Unificado con énfasis en la Investigación Poéticas Populares en la Contemporaneidad. La disertación trata de las pluralidades Ancestrales y rituales de la religión Umbanda, enredadas en la herencia brasileña y su desenvolvimiento, y aborda elementos del proceso creativo desde la perspectiva de la etno-foto-performance. También evoca aspectos de mi religiosidad en la Umbanda, ligada al hacer como artista y performer, atravesando los recuerdos y las afectividades que fueron incorporados a mi cuerpo como médium y investigadora. Sus objetivos son: - Reflexionar sobre las prácticas culturales religiosas en un Terreiro de Umbanda, guiada por la experiencia (auto)etnográfica vivida en el Centro Espiritualista de Umbanda Ogum Sete Espadas (Pelotas-RS); Experimentar las posibilidades poéticas performativas a través de un proceso de creación artística inspirado em elementos pluriculturales de la Línea de Pretos-velhos y Pretas-velhas de la Umbanda; y Componer un trabajo artístico de etno-fotoperformance inspirado en las ascendencias del Terreiro investigadas. La pregunta de investigación es: Cuáles son las posibilidades poéticas que surgen de la experimentación artística inspirada en elementos pluriculturales de la formación de Umbanda para la construcción de una etno-fotoperformance? Para eso, se adoptó el carácter teórico-metodológico del bricolaje (CHULTZ, 2014) para la aglutinación de necesidades metodológicas del estudio, abarcando: Etnoperformance (JUNIOR, 2015), Etnografía y Autoetnografía (SANTOS y BIANCALANA, 2017) y foto-performance (LEMOS, 2019). Entendiendo la performance como un ritual (SCHESCHNER), con el arte imitando a la vida o viceversa, destaco que el contenido de la investigación se contextualiza en la religión Umbanda y se trata de una manera que contempla su posible origen y las cuestiones que engloban los rituales y las entidades de la Umbanda. Como resultado poético de la investigación, se creó una etno-fotoperformance a través de tres series de imágenes: Riscado, Reza y Ritu, socializadas a través de exhibición de uma exposición en línea. Finalmente, cabe señalar que el presente trabajo presenta detalles del proceso creativo en medio de una pandemia mundial de Covid-19 y concomitante con mi primer embarazo (Tunai), entendiendo que la investigación siempre se ve afectada por todo el contexto del entorno y nuestros múltiples cruces cotidianos.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESUmbandaEtno-fotoperformanceEtnografia performativaCorpoAncestralidadesCuerpoAscendenciaCorpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativosCorpumbanda: ascendencias del terreiro en los procesos de creación etno-fotoperformativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2389289800008326http://lattes.cnpq.br/0073480063679881Jesus, Thiago Silva de AmorimCarvalho, Jéssica Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJessica_Carvalho_Dissertação.pdf.txtJessica_Carvalho_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain263957http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/6/Jessica_Carvalho_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt09cfd8ec32d02e8af93e8429ed2c46ceMD56open accessTHUMBNAILJessica_Carvalho_Dissertação.pdf.jpgJessica_Carvalho_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/7/Jessica_Carvalho_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgaf865c4327934bf97416d53f2164399fMD57open accessORIGINALJessica_Carvalho_Dissertação.pdfJessica_Carvalho_Dissertação.pdfapplication/pdf5947368http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/1/Jessica_Carvalho_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf0a9be0d3f64eb19a98d3fbff88e367b3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/90852023-07-13 07:00:56.043open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9085TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:00:56Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Corpumbanda: ascendencias del terreiro en los procesos de creación etno-fotoperformativos
title Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
spellingShingle Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
Carvalho, Jéssica Oliveira de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Umbanda
Etno-fotoperformance
Etnografia performativa
Corpo
Ancestralidades
Cuerpo
Ascendencia
title_short Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
title_full Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
title_fullStr Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
title_full_unstemmed Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
title_sort Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos
author Carvalho, Jéssica Oliveira de
author_facet Carvalho, Jéssica Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2389289800008326
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0073480063679881
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus, Thiago Silva de Amorim
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jéssica Oliveira de
contributor_str_mv Jesus, Thiago Silva de Amorim
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Umbanda
Etno-fotoperformance
Etnografia performativa
Corpo
Ancestralidades
Cuerpo
Ascendencia
dc.subject.por.fl_str_mv Umbanda
Etno-fotoperformance
Etnografia performativa
Corpo
Ancestralidades
Cuerpo
Ascendencia
description A presente pesquisa está vinculada à Universidade Federal de Pelotas como integrante do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O estudo é desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, no âmbito do Projeto Unificado com Ênfase em Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade. A dissertação versa sobre as pluralidades ancestrais e ritualísticas da religião de Umbanda, emaranhada na herança brasileira e seus desdobramentos, e aborda elementos do processo criativo sob a ótica da etno-fotoperformance. Evoca, ainda, aspectos da minha religiosidade umbandista, atrelada ao fazer enquanto artista e performer, atravessando-se pelas memórias e afetividades que se incorporaram no meu corpo de médium e pesquisadora. Tem como seus objetivos: - Refletir sobre as práticas culturais religiosas em um Terreiro Umbandista, orientando-se pela experiência (auto)etnográfica vivida junto ao Centro Espiritualista de Umbanda Ogum Sete Espadas (Pelotas-RS); Experimentar possibilidades poéticas performativas através de um processo de criação artística inspirada em elementos pluriculturais da Linha de Pretos-velhos e Pretas-velhas de Umbanda; e Compor um trabalho artístico de etno-fotoperformance inspirado nas Ancestralidades de Terreiro investigadas. A questão da pesquisa é: quais as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais de formação da Umbanda para a construção de uma etno-fotoperformance? Para isso, adotouse o caráter da bricolagem (CHULTZ, 2014) teórico-metodológica para a aglutinação de necessidades metodológicas do estudo, abarcando: a Etnoperformance (JUNIOR, 2015), a Etnografia e a Autoetnografia (SANTOS e BIANCALANA, 2017) e a foto-performance (LEMOS, 2019). Compreendendo a performance como ritual (SCHECHNER), sendo a arte imitando a vida ou viceversa, destaco que o conteúdo da pesquisa é contextualizado na religião de Umbanda e tratada de forma a contemplar sua possível origem e as questões que abarcam os rituais e entidades umbandistas. Como resultado poético da pesquisa, criou-se uma etno-fotoperformance através de três séries de imagens: Riscado, Reza e Ritu, socializadas por meio de exposição online. Por último, há que se registrar que o trabalho apresenta detalhes do processo criativo em meio a uma pandemia mundial do Covid-19 e concomitante à minha primeira gestação (Tunai), entendendo que a pesquisa sempre é afetada por todo contexto do entorno e nossos múltiplos atravessamentos cotidianos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-13T19:53:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-13T19:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Jéssica Oliveira de. Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos. Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9085
identifier_str_mv CARVALHO, Jéssica Oliveira de. Corpumbanda: ancestralidades de terreiro em processos de criação etno-fotoperformativos. Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/6/Jessica_Carvalho_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/7/Jessica_Carvalho_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/1/Jessica_Carvalho_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9085/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09cfd8ec32d02e8af93e8429ed2c46ce
af865c4327934bf97416d53f2164399f
0a9be0d3f64eb19a98d3fbff88e367b3
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846996997242880