Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Débora Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921
Resumo: Sinfonia MUSDAN faz menção às iniciais do título desta pesquisa, tal como encontram-se em destaque, e trata da intenção de se fazer MUSicalizar a DANça com vistas a satisfazer as necessidades musicais desta área de conhecimento, levando em consideração as vivências na disciplina ¿Música e Dança¿ do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Destaca-se como objetivo geral: Investigar formas de conceber um ensino e aprendizagem a partir do estudo das possibilidades de movimento do corpo, em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos em dança. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de relacionar Dança e Música em um só fazer, entrelaçando Fatores de Movimento (LABAN, 1989) e Parâmetros do Som (SCHAFER, 1991), de modo que alguns elementos da música fossem compreendidos através dos movimentos do corpo, da própria dança. Para isso, foram aplicadas as perspectivas e princípios de autores como: Klauss Vianna, Ciane Fernandes, que falam sobre consciência corporal e estudo dos movimentos corporais; Fayga Ostrower, Lenora Lobo e Cássia Navas e Sonia Rangel, que falam sobre processos de criação; Jaques- Dalcroze, Marisa Fonterrada, Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, que falam sobre as pedagogias em educação musical; Maria Fux, Maria Mommensohn e Paulo Petrella, que falam sobre a relação entre música e dança. Além destes, utiliza-se Bakhtin, como um meio para que se faça compreender a concepção de diálogo estabelecida entre as duas artes. A pesquisa revelou caminhos para uma apropriação da música pela dança e por meio dela, tanto para professores, quanto para alunos, artistas da dança e coreógrafos, de modo que estes possam desfrutar conscientemente de outras possibilidades de pensar seus processos.
id UFPA_b2b873e47f75be622248fe0ade6636ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/11921
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2019-10-11T18:30:29Z2019-10-11T18:30:29Z2016-07-08PINHEIRO, Débora Cardoso. Musicalizando a dança: em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921Sinfonia MUSDAN faz menção às iniciais do título desta pesquisa, tal como encontram-se em destaque, e trata da intenção de se fazer MUSicalizar a DANça com vistas a satisfazer as necessidades musicais desta área de conhecimento, levando em consideração as vivências na disciplina ¿Música e Dança¿ do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Destaca-se como objetivo geral: Investigar formas de conceber um ensino e aprendizagem a partir do estudo das possibilidades de movimento do corpo, em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos em dança. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de relacionar Dança e Música em um só fazer, entrelaçando Fatores de Movimento (LABAN, 1989) e Parâmetros do Som (SCHAFER, 1991), de modo que alguns elementos da música fossem compreendidos através dos movimentos do corpo, da própria dança. Para isso, foram aplicadas as perspectivas e princípios de autores como: Klauss Vianna, Ciane Fernandes, que falam sobre consciência corporal e estudo dos movimentos corporais; Fayga Ostrower, Lenora Lobo e Cássia Navas e Sonia Rangel, que falam sobre processos de criação; Jaques- Dalcroze, Marisa Fonterrada, Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, que falam sobre as pedagogias em educação musical; Maria Fux, Maria Mommensohn e Paulo Petrella, que falam sobre a relação entre música e dança. Além destes, utiliza-se Bakhtin, como um meio para que se faça compreender a concepção de diálogo estabelecida entre as duas artes. A pesquisa revelou caminhos para uma apropriação da música pela dança e por meio dela, tanto para professores, quanto para alunos, artistas da dança e coreógrafos, de modo que estes possam desfrutar conscientemente de outras possibilidades de pensar seus processos.Symphony MUSDAN mentions the initial title of this research, as are highlighted, and deals with the intention of doing musicalize dance in order to meet the musical needs of this area of knowledge, taking into account the experiences in the discipline "Music and Dance "of the Bachelor's Degree in Dance UFPA. It stands out as general objective: To investigate ways to design a teaching and learning from the study of body movement possibilities in search of a musician-body education directed to processes in dance. So, they were tested in laboratory ways of relating dance and music in one make, intertwining Movement Factors (LABAN, 1989) and Sound parameters (SCHAFER, 1991), so that some elements of music were understood through the movements of body, the dance itself. For this, the perspectives and principles of authors were applied as Klauss Vianna, Ciane Fernandes, who talk about body awareness and study of body movements; Fayga Ostrower, Lenora Lobo and Cassia Navas and Sonia Rangel, who talk about creating processes; Jaques- Dalcroze, Marisa Fonterrada, Teresa Bushman and Beatriz Ilari, who talk about pedagogies in music education; Maria Fux, Maria Mommensohn and Paul Petrella, who talk about the relationship between music and dance. In addition, Bakhtin is used as a means for you to do to understand the concept of established dialogue between the two arts. The survey found ways to appropriation by a music and dance through it, both for teachers and for students, dance artists and choreographers, so that they can consciously enjoy other possibilities of thinking their processesCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESARTESDança na arteDança modernaArte e músicaMúsica na educaçãoLinguagem corporalMusicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSAPUCAHY, Ana Flávia Mendeshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776http://lattes.cnpq.br/9627480330452306PINHEIRO, Débora Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_MusicalizandoDancaAtuação.pdfDissertacao_MusicalizandoDancaAtuação.pdfapplication/pdf7809725http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/1/Dissertacao_MusicalizandoDancaAtua%c3%a7%c3%a3o.pdfa450bbbd8f615247ece8aa9c2c8498d2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_MusicalizandoDancaAtuação.pdf.txtDissertacao_MusicalizandoDancaAtuação.pdf.txtExtracted texttext/plain230081http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/6/Dissertacao_MusicalizandoDancaAtua%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtd70f8c6284991be0d55350ff57230232MD562011/119212019-12-18 14:50:00.299oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-12-18T17:50Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
title Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
spellingShingle Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
PINHEIRO, Débora Cardoso
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Dança na arte
Dança moderna
Arte e música
Música na educação
Linguagem corporal
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
title_short Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
title_full Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
title_fullStr Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
title_full_unstemmed Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
title_sort Musicalizando a dança : em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança
author PINHEIRO, Débora Cardoso
author_facet PINHEIRO, Débora Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9627480330452306
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Débora Cardoso
contributor_str_mv SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Dança na arte
Dança moderna
Arte e música
Música na educação
Linguagem corporal
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Dança na arte
Dança moderna
Arte e música
Música na educação
Linguagem corporal
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Sinfonia MUSDAN faz menção às iniciais do título desta pesquisa, tal como encontram-se em destaque, e trata da intenção de se fazer MUSicalizar a DANça com vistas a satisfazer as necessidades musicais desta área de conhecimento, levando em consideração as vivências na disciplina ¿Música e Dança¿ do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Destaca-se como objetivo geral: Investigar formas de conceber um ensino e aprendizagem a partir do estudo das possibilidades de movimento do corpo, em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos em dança. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de relacionar Dança e Música em um só fazer, entrelaçando Fatores de Movimento (LABAN, 1989) e Parâmetros do Som (SCHAFER, 1991), de modo que alguns elementos da música fossem compreendidos através dos movimentos do corpo, da própria dança. Para isso, foram aplicadas as perspectivas e princípios de autores como: Klauss Vianna, Ciane Fernandes, que falam sobre consciência corporal e estudo dos movimentos corporais; Fayga Ostrower, Lenora Lobo e Cássia Navas e Sonia Rangel, que falam sobre processos de criação; Jaques- Dalcroze, Marisa Fonterrada, Teresa Mateiro e Beatriz Ilari, que falam sobre as pedagogias em educação musical; Maria Fux, Maria Mommensohn e Paulo Petrella, que falam sobre a relação entre música e dança. Além destes, utiliza-se Bakhtin, como um meio para que se faça compreender a concepção de diálogo estabelecida entre as duas artes. A pesquisa revelou caminhos para uma apropriação da música pela dança e por meio dela, tanto para professores, quanto para alunos, artistas da dança e coreógrafos, de modo que estes possam desfrutar conscientemente de outras possibilidades de pensar seus processos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-11T18:30:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-11T18:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Débora Cardoso. Musicalizando a dança: em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921
identifier_str_mv PINHEIRO, Débora Cardoso. Musicalizando a dança: em busca de uma educação músico-corporal direcionada aos processos de criação e atuação em dança. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/1/Dissertacao_MusicalizandoDancaAtua%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11921/6/Dissertacao_MusicalizandoDancaAtua%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a450bbbd8f615247ece8aa9c2c8498d2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
d70f8c6284991be0d55350ff57230232
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801772014121254912