As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Ana Claudia da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0001-7508-6345
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040
Resumo: Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.
id UFPA_b36caa43f330715f27d6378159aaae67
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/16040
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2023-10-30T14:23:02Z2023-10-30T14:23:02Z2020-12MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:.2358-212Xhttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.Understood as social technologies of hypervisible of gender identity and sexuality, Brazilian telenovelas have promoted, for decades in Brazil, fields of germination of moral issues, mobilized social practices and are responsible for an incalculable production of sex discourses. In this work, we present how this dynamics materialized through letters from readers of Jornal do Brasil (JB), between the years 1978 and 2000, where viewers, moved by the first LGBT representations – issue and/or characters - in telenovelas in the country, led an extensive debate on censorship, new ways of control, freedom of speech and post-military dictatorship democracy. We also demonstrate how this debate sustained and still sustains the arguments for issuing Government Age Rating Ordinances to this day. To track these controversies caused by the telenovelas, we considered the methodological recommendations by Bruno Latour, which proposes to give voice to the actors (groups, spokespersons, anti-groups) of the discussions. That is, try to identify their origin, motivations and controversies. From them, we demonstrate discursivities, statements and gender performatives, according to compressions by Foucault, Butler, Preciado and Eribon. We bring results of analyzes as basis to understand that, as social technologies, as Brazilian telenovelas have in sex one of their main instruments and support.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do AcreUFACBrasilTroposhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3971reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPATelenovelaControvérsiasDiscursividadesGêneroSexualidadeControversiesDiscursivitiesGenderSexualityAs telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidadeBrazilian telenovelas as social technologies of hypervisibility of gender identity and sexualityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article92128http://lattes.cnpq.br/4777116947247545MELO, Ana Claudia da Cruzhttps://orcid.org/0000-0001-7508-6345ORIGINALArtigo_ TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdfArtigo_ TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdfapplication/pdf414340https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/1/Artigo_%20TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdff16b4650766b593c262e3eb60cd4fbf1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/160402023-10-30 12:17:27.903oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-10-30T15:17:27Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Brazilian telenovelas as social technologies of hypervisibility of gender identity and sexuality
title As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
spellingShingle As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
MELO, Ana Claudia da Cruz
Telenovela
Controvérsias
Discursividades
Gênero
Sexualidade
Controversies
Discursivities
Gender
Sexuality
title_short As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
title_full As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
title_fullStr As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
title_full_unstemmed As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
title_sort As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
author MELO, Ana Claudia da Cruz
author_facet MELO, Ana Claudia da Cruz
https://orcid.org/0000-0001-7508-6345
author_role author
author2 https://orcid.org/0000-0001-7508-6345
author2_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4777116947247545
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Ana Claudia da Cruz
https://orcid.org/0000-0001-7508-6345
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Controvérsias
Discursividades
Gênero
Sexualidade
topic Telenovela
Controvérsias
Discursividades
Gênero
Sexualidade
Controversies
Discursivities
Gender
Sexuality
dc.subject.eng.fl_str_mv Controversies
Discursivities
Gender
Sexuality
description Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-30T14:23:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-30T14:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-212X
identifier_str_mv MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:.
2358-212X
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tropos
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Acre
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFAC
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Acre
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3971
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/1/Artigo_%20TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f16b4650766b593c262e3eb60cd4fbf1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771944433942528