As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040 |
Resumo: | Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes. |
id |
UFPA_b36caa43f330715f27d6378159aaae67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/16040 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2023-10-30T14:23:02Z2023-10-30T14:23:02Z2020-12MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:.2358-212Xhttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.Understood as social technologies of hypervisible of gender identity and sexuality, Brazilian telenovelas have promoted, for decades in Brazil, fields of germination of moral issues, mobilized social practices and are responsible for an incalculable production of sex discourses. In this work, we present how this dynamics materialized through letters from readers of Jornal do Brasil (JB), between the years 1978 and 2000, where viewers, moved by the first LGBT representations – issue and/or characters - in telenovelas in the country, led an extensive debate on censorship, new ways of control, freedom of speech and post-military dictatorship democracy. We also demonstrate how this debate sustained and still sustains the arguments for issuing Government Age Rating Ordinances to this day. To track these controversies caused by the telenovelas, we considered the methodological recommendations by Bruno Latour, which proposes to give voice to the actors (groups, spokespersons, anti-groups) of the discussions. That is, try to identify their origin, motivations and controversies. From them, we demonstrate discursivities, statements and gender performatives, according to compressions by Foucault, Butler, Preciado and Eribon. We bring results of analyzes as basis to understand that, as social technologies, as Brazilian telenovelas have in sex one of their main instruments and support.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do AcreUFACBrasilTroposhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3971reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPATelenovelaControvérsiasDiscursividadesGêneroSexualidadeControversiesDiscursivitiesGenderSexualityAs telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidadeBrazilian telenovelas as social technologies of hypervisibility of gender identity and sexualityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article92128http://lattes.cnpq.br/4777116947247545MELO, Ana Claudia da Cruzhttps://orcid.org/0000-0001-7508-6345ORIGINALArtigo_ TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdfArtigo_ TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdfapplication/pdf414340https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/1/Artigo_%20TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdff16b4650766b593c262e3eb60cd4fbf1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/160402023-10-30 12:17:27.903oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-10-30T15:17:27Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Brazilian telenovelas as social technologies of hypervisibility of gender identity and sexuality |
title |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
spellingShingle |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade MELO, Ana Claudia da Cruz Telenovela Controvérsias Discursividades Gênero Sexualidade Controversies Discursivities Gender Sexuality |
title_short |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
title_full |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
title_fullStr |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
title_full_unstemmed |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
title_sort |
As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade |
author |
MELO, Ana Claudia da Cruz |
author_facet |
MELO, Ana Claudia da Cruz https://orcid.org/0000-0001-7508-6345 |
author_role |
author |
author2 |
https://orcid.org/0000-0001-7508-6345 |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4777116947247545 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Ana Claudia da Cruz https://orcid.org/0000-0001-7508-6345 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela Controvérsias Discursividades Gênero Sexualidade |
topic |
Telenovela Controvérsias Discursividades Gênero Sexualidade Controversies Discursivities Gender Sexuality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Controversies Discursivities Gender Sexuality |
description |
Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-30T14:23:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-30T14:23:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-212X |
identifier_str_mv |
MELO, Ana Cláudia. As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade. Tropos, online, v. 9, n. 2, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040. Acesso em:. 2358-212X |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tropos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Acre |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFAC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Acre |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3971 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/1/Artigo_%20TelenovelasBrasileirasTecnologias.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/2/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16040/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f16b4650766b593c262e3eb60cd4fbf1 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771944433942528 |