Juventude, escola e pobreza: o caso do município de Abaetetuba, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Alessandra Sagica
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10889
Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda o tema educação e pobreza. Esta dissertação partiu da seguinte pergunta: a escola pública reconhece e incorpora a dimensão da pobreza na formação humana das juventudes no Ensino Médio? Apresenta como objetivo investigar se a escola pública reconhece e incorpora a dimensão da pobreza na formação humana das juventudes no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado a abordagem da pesquisa qualitativa, com caráter de estudo de caso, subsidiado pela técnica da entrevista semiestruturada. Em relação aos participantes – 10 educandos do ensino diurno, 10 educadores, 1diretor de escola, 1 vice-diretor de escola, 2 coordenadores pedagógicos – as análises foram configuradas pela técnica da análise de conteúdo. Os dados da pesquisa de campo, coletados em uma escola pública, estão analisados nas percepções da equipe gestora da escola, educadores e educandos a fim de verificar as possíveis implicações no trato com a questão da pobreza nas práticas educativas e no currículo escolar do ensino médio. O que exige primeiramente na identificação da concepção de pobreza entendida pela escola, levando em conta os seguintes indicadores: a existência ou não da discussão da temática na escola, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP), currículo escolar e prática educativa.Com relação à hipótese levantada, os resultados apontaram, que o componente da pobreza e das vivências da pobreza não tem recebido a atenção devida na formação humana das juventudes do ensino médio, pois não há ainda na escola investigada a organização de um trabalho pedagógico para reconhecer e incorporar a pobreza na formação dos educandos. Esses resultados revelaram que a escola reconhece que a pobreza existe na sociedade e percebe que muitos de seus educandos estão em vivências da pobreza, pois muitos educandos participantes do Programa Bolsa Família estão acessando à escola, mas ainda não há a incorporação da pobreza no PPP, no currículo escolar e em algum projeto específico para trabalhar a produção da pobreza, as visões negativas e moralizantes sobre os pobres constantemente propaladas pela mídia com as juventudes educandas do Ensino Médio. Os resultados indicam que, as atividades educativas que acontecem na ação dos educadores para reconhecer e incorporar a pobreza ainda que de forma enviesada estão relacionadas à pobreza como motivação para a escolarização, o reconhecimento das dificuldades (capacidades básicas),mesmo quando há êxito nos estudos; uso da análise cartográfica na geografia, fotos e vídeos e a incorporação de narrativas que trazem os pobres como protagonistas.As disciplinas Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática, não estão articuladas com questões que fazem parte do cotidiano destes educandos, da pobreza local e mais ainda das vivências da pobreza dos educandos do EM, pois não dialoga em termos de conteúdos de ensino.
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Em relação aos participantes – 10 educandos do ensino diurno, 10 educadores, 1diretor de escola, 1 vice-diretor de escola, 2 coordenadores pedagógicos – as análises foram configuradas pela técnica da análise de conteúdo. Os dados da pesquisa de campo, coletados em uma escola pública, estão analisados nas percepções da equipe gestora da escola, educadores e educandos a fim de verificar as possíveis implicações no trato com a questão da pobreza nas práticas educativas e no currículo escolar do ensino médio. O que exige primeiramente na identificação da concepção de pobreza entendida pela escola, levando em conta os seguintes indicadores: a existência ou não da discussão da temática na escola, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP), currículo escolar e prática educativa.Com relação à hipótese levantada, os resultados apontaram, que o componente da pobreza e das vivências da pobreza não tem recebido a atenção devida na formação humana das juventudes do ensino médio, pois não há ainda na escola investigada a organização de um trabalho pedagógico para reconhecer e incorporar a pobreza na formação dos educandos. Esses resultados revelaram que a escola reconhece que a pobreza existe na sociedade e percebe que muitos de seus educandos estão em vivências da pobreza, pois muitos educandos participantes do Programa Bolsa Família estão acessando à escola, mas ainda não há a incorporação da pobreza no PPP, no currículo escolar e em algum projeto específico para trabalhar a produção da pobreza, as visões negativas e moralizantes sobre os pobres constantemente propaladas pela mídia com as juventudes educandas do Ensino Médio. Os resultados indicam que, as atividades educativas que acontecem na ação dos educadores para reconhecer e incorporar a pobreza ainda que de forma enviesada estão relacionadas à pobreza como motivação para a escolarização, o reconhecimento das dificuldades (capacidades básicas),mesmo quando há êxito nos estudos; uso da análise cartográfica na geografia, fotos e vídeos e a incorporação de narrativas que trazem os pobres como protagonistas.As disciplinas Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática, não estão articuladas com questões que fazem parte do cotidiano destes educandos, da pobreza local e mais ainda das vivências da pobreza dos educandos do EM, pois não dialoga em termos de conteúdos de ensino.This dissertation addresses the theme education and poverty. This dissertation departed the following question: the public school recognizes and incorporates the poverty dimension in the human formation of youth in high school? Features aimed to investigate if public school recognizes and incorporates the poverty dimension in the human formation of youth in high school. From the methodological point of view, we used the approach of qualitative research, case study, subsidized by the technique of semi-structured interview. In relation to the participants – 10 day school learners, educators, 10 1 school Director, 1 Deputy Director of school, pedagogical coordinators 2-analyses were configured by the technique of content analysis. The research data, collected in a public school, are analyzed in the perceptions of the school management team, educators and students to verify the possible implications in dealing with the issue of poverty in educational practices and curriculum teaching middle school. What requires first identifying the design of poverty understood by school, taking into account the following indicators: the existence or not of a thematic discussion at school, through the Political-pedagogic Project (PPP), school curriculum and practice educational.With respect to the hypothesis, the results showed that the component of the poverty and the experiences of poverty has not received due attention in the human formation of the high school youths, because there is still the school investigated the Organization of work teaching to recognize and incorporate poverty in the training of students.These results revealed that the school recognizes that poverty exists in society and realizes that many of his students are in experiences of poverty, because many students participating in the Family allowance program are accessing to school, but there's still the incorporation of poverty in the PPP, in the school curriculum and in some specific project to work the production of poverty, the negative views and moralizantes about the poor constantly spun by the media with educandas high school youths.The results indicate that the educational activities that take place in the action of educators to recognize and incorporate poverty albeit skewed are related to poverty as motivation for schooling, the recognition of the difficulties (basic skills), even when there is success in studies; Cartographic analysis on geography, photos and videos and the incorporation of narratives that bring the poor as protagonists.Portuguese Language disciplines, Art, History, Geography, Philosophy, Sociology, Biology, Physics, Chemistry and Mathematics, are not linked to issues that are part of the everyday life of these students, the local poverty and even more of the experiences of poverty of the learners in, is it compatible in terms of educational content.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da Educação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPOLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAISPobrezaVivências da pobrezaJuventudeEscola públicaEducação escolarJuventude, escola e pobreza: o caso do município de Abaetetuba, Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Marilena Loureiro dahttp://lattes.cnpq.br/7261982145077537http://lattes.cnpq.br/0550958847436387GONÇALVES, Alessandra Sagicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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