Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53653 |
Resumo: | Orientadora : Sonia Cristina da Silva |
id |
UFPR_36ea6a1953c148535bf32007525fc87c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53653 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Clemente, ClaudineiSilva, Sônia Cristina daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-24T15:26:07Z2021-06-24T15:26:07Z2016https://hdl.handle.net/1884/53653Orientadora : Sonia Cristina da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A evasão, repetência, baixo nível de aprendizado ou de envolvimento com as atividades didáticas propostas são frequentemente vistos como fatores de estigmatização dos alunos, ou elementos denunciantes do fracasso escolar. Costumam-se criar modelos de aluno ideal, que excludentes, dificultam cada vez mais a possibilidade de o aluno apropriar-se dos conhecimentos escolares e sentir-se integrado a sociedade. Muitas vezes não há reflexão dos processos sociais, históricos, culturais, econômicos e políticos, além das relações interpessoais e didáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem e seu consequente sucesso ou fracasso. Nesse sentido, esse estudo propõe-se a verificar se o fracasso escolar se reproduz por meio da pobreza, visto que a comunidade escolar pesquisada apresenta altos índices de repetência e são filhos de trabalhadores assalariados. Para tanto, aplicou-se avaliações diagnósticas com conteúdo baseado na Prova Brasil, em que o aluno do 7° ano deveria dominar totalmente esses conhecimentos, considerando a proficiência estabelecida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, a partir dos resultados obtidos, selecionou-se três alunos que apresentaram os menores desempenhos, seguida da verificação de suas condições socioeconômica. A avaliação diagnóstica aplicada propunha interpretação de texto, resolução das quatro operações e raciocínio lógico-matemático. Concluiu-se que, dos três alunos com menor desempenho, todos tem renda familiar de um salário mínimo, sendo todos repetentes pelo menos uma vez até a série que se encontram.1 arquivo (21 p.).application/pdfFracasso escolarPobrezaEscolas publicasFracasso escolar : sinônimo de pobreza?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CLAUDINEI CLEMENTE.pdfapplication/pdf768599https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53653/1/R%20-%20E%20-%20CLAUDINEI%20CLEMENTE.pdf3683f94aa5ba3300ca26278145a62618MD51open access1884/536532021-06-24 12:26:07.705open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53653Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-24T15:26:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
title |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
spellingShingle |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? Clemente, Claudinei Fracasso escolar Pobreza Escolas publicas |
title_short |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
title_full |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
title_fullStr |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
title_sort |
Fracasso escolar : sinônimo de pobreza? |
author |
Clemente, Claudinei |
author_facet |
Clemente, Claudinei |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Sônia Cristina da Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Claudinei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Pobreza Escolas publicas |
topic |
Fracasso escolar Pobreza Escolas publicas |
description |
Orientadora : Sonia Cristina da Silva |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-24T15:26:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-24T15:26:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53653 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (21 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53653/1/R%20-%20E%20-%20CLAUDINEI%20CLEMENTE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3683f94aa5ba3300ca26278145a62618 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898840926846976 |