Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Claudinei
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53653
Resumo: Orientadora : Sonia Cristina da Silva
id UFPR_36ea6a1953c148535bf32007525fc87c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53653
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Clemente, ClaudineiSilva, Sônia Cristina daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-24T15:26:07Z2021-06-24T15:26:07Z2016https://hdl.handle.net/1884/53653Orientadora : Sonia Cristina da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A evasão, repetência, baixo nível de aprendizado ou de envolvimento com as atividades didáticas propostas são frequentemente vistos como fatores de estigmatização dos alunos, ou elementos denunciantes do fracasso escolar. Costumam-se criar modelos de aluno ideal, que excludentes, dificultam cada vez mais a possibilidade de o aluno apropriar-se dos conhecimentos escolares e sentir-se integrado a sociedade. Muitas vezes não há reflexão dos processos sociais, históricos, culturais, econômicos e políticos, além das relações interpessoais e didáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem e seu consequente sucesso ou fracasso. Nesse sentido, esse estudo propõe-se a verificar se o fracasso escolar se reproduz por meio da pobreza, visto que a comunidade escolar pesquisada apresenta altos índices de repetência e são filhos de trabalhadores assalariados. Para tanto, aplicou-se avaliações diagnósticas com conteúdo baseado na Prova Brasil, em que o aluno do 7° ano deveria dominar totalmente esses conhecimentos, considerando a proficiência estabelecida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, a partir dos resultados obtidos, selecionou-se três alunos que apresentaram os menores desempenhos, seguida da verificação de suas condições socioeconômica. A avaliação diagnóstica aplicada propunha interpretação de texto, resolução das quatro operações e raciocínio lógico-matemático. Concluiu-se que, dos três alunos com menor desempenho, todos tem renda familiar de um salário mínimo, sendo todos repetentes pelo menos uma vez até a série que se encontram.1 arquivo (21 p.).application/pdfFracasso escolarPobrezaEscolas publicasFracasso escolar : sinônimo de pobreza?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CLAUDINEI CLEMENTE.pdfapplication/pdf768599https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53653/1/R%20-%20E%20-%20CLAUDINEI%20CLEMENTE.pdf3683f94aa5ba3300ca26278145a62618MD51open access1884/536532021-06-24 12:26:07.705open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53653Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-24T15:26:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
title Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
spellingShingle Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
Clemente, Claudinei
Fracasso escolar
Pobreza
Escolas publicas
title_short Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
title_full Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
title_fullStr Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
title_full_unstemmed Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
title_sort Fracasso escolar : sinônimo de pobreza?
author Clemente, Claudinei
author_facet Clemente, Claudinei
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Sônia Cristina da
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Claudinei
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Pobreza
Escolas publicas
topic Fracasso escolar
Pobreza
Escolas publicas
description Orientadora : Sonia Cristina da Silva
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-24T15:26:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-24T15:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53653
url https://hdl.handle.net/1884/53653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (21 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53653/1/R%20-%20E%20-%20CLAUDINEI%20CLEMENTE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3683f94aa5ba3300ca26278145a62618
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898840926846976