Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Fabiane da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725
Resumo: A expectativa do usuário de implante coclear (IC) é recuperar a sensibilidade auditiva e, entender a linguagem oral. Considerando-se a reabilitação auditiva como pré-requisito para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treino do comportamento de ouvinte sobre o de falante nesse grupo. Participaram três adultos, com deficiência auditiva neurossensorial profunda, bilateral, pós-lingual, usuários de IC, com tempo de privação auditiva (TPA) que variou de 5 meses a 23 anos. Os dados foram coletados com um computador com tela sensível e aplicativo para a programação das rotinas de ensino e testes. O programa de ensino, com sete fases, apresentava questões de escolha de acordo com o modelo. Fase 1) Pré-treino: para habituação, com tarefas auditivasvisual através do fading out; 2) Pré-teste de nomeação de figuras e leitura que avaliou o comportamento de falante e selecionou as palavras para ensino; 3) Ensino das relações entre palavras ditadas e figuras e 4) entre palavras ditadas e palavras escritas; 5) Teste de formação de classes, relações que não foram diretamente ensinadas; 6) Teste de generalização auditiva; 7) Pós-teste de nomeação e leitura. Dois dos participantes aprenderam as relações ensinadas (Fases 3 e 4), com pseudopalavras e figuras abstratas relacionadas a elas, e demonstraram formação de classes (Fase 5) e generalização (Fase 6). Todos os participantes apresentaram melhoras no comportamento de falante se comparado seus desempenhos nos pré e pós-testes (Fase 7). A participante com maior TPA apresentou baixo desempenho no ensino (Fase 3). Discute-se a necessidade de investigações das variáveis relacionadas com a falha no treino como o estado de funcionamento do IC, às condições de uso, duração do treino, escolha dos estímulos, etc. para estabelecer aprendizagem auditivo-visual em usuários de IC com longo tempo de privação auditiva.
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Participaram três adultos, com deficiência auditiva neurossensorial profunda, bilateral, pós-lingual, usuários de IC, com tempo de privação auditiva (TPA) que variou de 5 meses a 23 anos. Os dados foram coletados com um computador com tela sensível e aplicativo para a programação das rotinas de ensino e testes. O programa de ensino, com sete fases, apresentava questões de escolha de acordo com o modelo. Fase 1) Pré-treino: para habituação, com tarefas auditivasvisual através do fading out; 2) Pré-teste de nomeação de figuras e leitura que avaliou o comportamento de falante e selecionou as palavras para ensino; 3) Ensino das relações entre palavras ditadas e figuras e 4) entre palavras ditadas e palavras escritas; 5) Teste de formação de classes, relações que não foram diretamente ensinadas; 6) Teste de generalização auditiva; 7) Pós-teste de nomeação e leitura. Dois dos participantes aprenderam as relações ensinadas (Fases 3 e 4), com pseudopalavras e figuras abstratas relacionadas a elas, e demonstraram formação de classes (Fase 5) e generalização (Fase 6). Todos os participantes apresentaram melhoras no comportamento de falante se comparado seus desempenhos nos pré e pós-testes (Fase 7). A participante com maior TPA apresentou baixo desempenho no ensino (Fase 3). Discute-se a necessidade de investigações das variáveis relacionadas com a falha no treino como o estado de funcionamento do IC, às condições de uso, duração do treino, escolha dos estímulos, etc. para estabelecer aprendizagem auditivo-visual em usuários de IC com longo tempo de privação auditiva.The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of training on the behavior of the listener to speaker in this group, check the emergence of relationships and the generalization to indirectly taught voice different frequency. Participated of the study three adults with profound, bilateral, neurosensory hearing, loss post-lingual, CI users, with time deprivation (TD) ranging from 5 months to 23 years. Data were collected with a computer with touch screen and application programming routines for the teaching and testing. The teaching program, with seven stages, had choice according to the model. Phase 1) Pre-train for habituation, the participant with auditory-visual tasks by fading out, 2) Pre-test naming and reading, to select 8 words for training, 3) Training of relations between dictated words and figures; 4) Training of relations between dictated words and written words; 5) Testing equivalence class, which were not directly taught; 6) generalization testing, with the dictated words, with an adult male voice; 7) Post-test of picture naming and word reading. Two of the three participants learned the tasks (Phases 3 and 4), and showed equivalence class (Phase 5) e generalization (Phase 6). All of the participants improved their ability of speaking after the study (Phase 7). The performance of the participant with 23 years of TD, which presented difficulties in oral language, was low, indicating further investigation of the variables due to flaw on the training, or to the IC operation, or inappropriate use of the device, etc. More studies are required to evaluate the potential of the procedure adopted for the auditory rehabilitation of CI users.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISPSICOLOGIA EXPERIMENTALPsicologia experimentalDistúrbios da audiçãoImplantes coclearesTestes de equivalênciaDeficiência auditiva pós-lingualEquivalência de estímulosDiscriminação auditivo-visualImplante coclearDiscriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclearAudio-visual discrimination in post-lingual deaf adults users of cochlear-implantinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGALVÃO, Olavo de Fariahttp://lattes.cnpq.br/7483948147827075http://lattes.cnpq.br/4766850447381074PEREIRA, Fabiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_DiscriminacaoAudioVisual.pdfDissertacao_DiscriminacaoAudioVisual.pdfapplication/pdf1892578http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10725/1/Dissertacao_DiscriminacaoAudioVisual.pdfb78e92a6ddd9322b51594fadaaa22aedMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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