A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAUÉS, Raymundo Heraldo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5992
Resumo: Duas formas de peregrinação, em duas regiões distintas do Brasil. Em São Paulo, no sudeste brasileiro, em direção à cidade-santuário de Bom Jesus de Pirapora, um "sacerdote particular" imita Cristo ao carregar enorme cruz que afirma pesar mais de cem quilos, em um trajeto de cerca de sessenta quilômetros. Isso é feito também, todos os anos, por muitos outros, homens e mulheres, durante a Semana Santa, partindo de várias cidades da região, embora carreguem cruzes bem menos pesadas. Em Belém do Pará, na Amazônia, muitas imagens de Nossa Senhora de Nazaré peregrinam pelas ruas da cidade, durante a festa do Círio de Nazaré, que culmina com enorme procissão, anualmente, no mês de outubro. Essas duas formas de peregrinação são especiais, porque, nelas, quem caminha não são propriamente os romeiros, mas o Filho de Deus e sua Santa Mãe, que o fazem simbolicamente, sendo "corporificados" ou tendo suas imagens conduzidas pelos peregrinos humanos, de ambos os sexos. Este artigo pretende explorar analiticamente aspectos simbólicos desses eventos, à luz da teoria antropológica, a partir de pesquisa de campo (com observação direta) e da bibliografia disponível sobre o tema. Um dos objetivos é mostrar que, na "ética da peregrinação" (Victor Turner), as formas inventivas do imaginário permitem uma troca de papéis entre a divindade e o fiel que é perfeitamente adequada a essa possível gramática do sagrado.
id UFPA_be3b8ac173bb92835538dcf141d0d367
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/5992
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2014-11-05T13:07:37Z2014-11-05T13:07:37Z2013-12MAUES, Raymundo Heraldo. A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, p. 121-140, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rs/v33n2/07.pdf >. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872013000200007>.0100-8587http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5992Duas formas de peregrinação, em duas regiões distintas do Brasil. Em São Paulo, no sudeste brasileiro, em direção à cidade-santuário de Bom Jesus de Pirapora, um "sacerdote particular" imita Cristo ao carregar enorme cruz que afirma pesar mais de cem quilos, em um trajeto de cerca de sessenta quilômetros. Isso é feito também, todos os anos, por muitos outros, homens e mulheres, durante a Semana Santa, partindo de várias cidades da região, embora carreguem cruzes bem menos pesadas. Em Belém do Pará, na Amazônia, muitas imagens de Nossa Senhora de Nazaré peregrinam pelas ruas da cidade, durante a festa do Círio de Nazaré, que culmina com enorme procissão, anualmente, no mês de outubro. Essas duas formas de peregrinação são especiais, porque, nelas, quem caminha não são propriamente os romeiros, mas o Filho de Deus e sua Santa Mãe, que o fazem simbolicamente, sendo "corporificados" ou tendo suas imagens conduzidas pelos peregrinos humanos, de ambos os sexos. Este artigo pretende explorar analiticamente aspectos simbólicos desses eventos, à luz da teoria antropológica, a partir de pesquisa de campo (com observação direta) e da bibliografia disponível sobre o tema. Um dos objetivos é mostrar que, na "ética da peregrinação" (Victor Turner), as formas inventivas do imaginário permitem uma troca de papéis entre a divindade e o fiel que é perfeitamente adequada a essa possível gramática do sagrado.Two ways of pilgrimage, observed in two distinct regions of Brazil. In São Paulo, in southeastern Brazil, leading to the city-Sanctuary of Bom Jesus de Pirapora, a "particular priest" imitates Christ to load huge cross that he claims to weigh more than 100 kg, on a path of about 60 km. This is done also, every year, by many others, men and women, during Holy Week, from several cities in the region, although they load much less heavy crosses. In Belém do Pará, in the Amazon, many images of our Lady of Nazareth journey through the streets of the city during the weeks immediately before the Círio de Nazaré Catholic Festival, which culminates with an enormous procession, annually, in the month of October. These two ways of pilgrimage are special, because in them whom symbolic walks are not the human pilgrims, but the son of God and his holy mother, which make this pilgrimage being "embodied" or having their images conducted by human pilgrims, of both sexes. This article aims to explore analytically symbolic aspects of these events in the light of anthropological theory, starting from field research (with direct observation) and the available bibliography on the topic. One of the goals is to show that, in the "ethics of the pilgrimage" (Victor Turner), the inventive forms of imagery allow an exchange of roles between the deity and the faithful human subjects that is perfectly suited to this possible grammar of the sacred.porAntropologia da religiãoReligiãoCatolicismoPeregrinos e peregrinações cristãsRomariaReligiosidadeSacrifícioBom Jesus de Pirapora - SPSão Paulo - EstadoBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraA Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no BrasilThe Mother and the Son as pilgrims: two models of catholic pilgrimage in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMAUÉS, Raymundo Heraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_MaeFilhosPeregrinos.pdfArtigo_MaeFilhosPeregrinos.pdfapplication/pdf582551http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/1/Artigo_MaeFilhosPeregrinos.pdf9e542ea72cae5107d5a96fa766852a49MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/3/license_text23f63091ab682deaf673f6bd687eadb1MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-822190http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/4/license_rdf19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81704http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/5/license.txt8d73ce52af4613a96b33573d09bea8c9MD55TEXTArtigo_MaeFilhosPeregrinos.pdf.txtArtigo_MaeFilhosPeregrinos.pdf.txtExtracted texttext/plain62176http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/6/Artigo_MaeFilhosPeregrinos.pdf.txt80a698c58c347dfd0042fe7b0629d93cMD562011/59922019-05-23 08:59:47.828oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T11:59:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The Mother and the Son as pilgrims: two models of catholic pilgrimage in Brazil
title A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
spellingShingle A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
MAUÉS, Raymundo Heraldo
Antropologia da religião
Religião
Catolicismo
Peregrinos e peregrinações cristãs
Romaria
Religiosidade
Sacrifício
Bom Jesus de Pirapora - SP
São Paulo - Estado
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
title_short A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
title_full A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
title_fullStr A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
title_full_unstemmed A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
title_sort A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil
author MAUÉS, Raymundo Heraldo
author_facet MAUÉS, Raymundo Heraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAUÉS, Raymundo Heraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da religião
Religião
Catolicismo
Peregrinos e peregrinações cristãs
Romaria
Religiosidade
Sacrifício
Bom Jesus de Pirapora - SP
São Paulo - Estado
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
topic Antropologia da religião
Religião
Catolicismo
Peregrinos e peregrinações cristãs
Romaria
Religiosidade
Sacrifício
Bom Jesus de Pirapora - SP
São Paulo - Estado
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
description Duas formas de peregrinação, em duas regiões distintas do Brasil. Em São Paulo, no sudeste brasileiro, em direção à cidade-santuário de Bom Jesus de Pirapora, um "sacerdote particular" imita Cristo ao carregar enorme cruz que afirma pesar mais de cem quilos, em um trajeto de cerca de sessenta quilômetros. Isso é feito também, todos os anos, por muitos outros, homens e mulheres, durante a Semana Santa, partindo de várias cidades da região, embora carreguem cruzes bem menos pesadas. Em Belém do Pará, na Amazônia, muitas imagens de Nossa Senhora de Nazaré peregrinam pelas ruas da cidade, durante a festa do Círio de Nazaré, que culmina com enorme procissão, anualmente, no mês de outubro. Essas duas formas de peregrinação são especiais, porque, nelas, quem caminha não são propriamente os romeiros, mas o Filho de Deus e sua Santa Mãe, que o fazem simbolicamente, sendo "corporificados" ou tendo suas imagens conduzidas pelos peregrinos humanos, de ambos os sexos. Este artigo pretende explorar analiticamente aspectos simbólicos desses eventos, à luz da teoria antropológica, a partir de pesquisa de campo (com observação direta) e da bibliografia disponível sobre o tema. Um dos objetivos é mostrar que, na "ética da peregrinação" (Victor Turner), as formas inventivas do imaginário permitem uma troca de papéis entre a divindade e o fiel que é perfeitamente adequada a essa possível gramática do sagrado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-05T13:07:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-05T13:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAUES, Raymundo Heraldo. A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, p. 121-140, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rs/v33n2/07.pdf >. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872013000200007>.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5992
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0100-8587
identifier_str_mv MAUES, Raymundo Heraldo. A Mãe e o Filho como peregrinos: dois modelos de peregrinação católica no Brasil. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, p. 121-140, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rs/v33n2/07.pdf >. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-85872013000200007>.
0100-8587
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/1/Artigo_MaeFilhosPeregrinos.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5992/6/Artigo_MaeFilhosPeregrinos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e542ea72cae5107d5a96fa766852a49
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
23f63091ab682deaf673f6bd687eadb1
19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d
8d73ce52af4613a96b33573d09bea8c9
80a698c58c347dfd0042fe7b0629d93c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771915320229888