Ensino das questões socioambientais amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizado
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
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Resumo: | Nessa investigação, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e da Ação Dialógica de Paulo Freire, apresento um entendimento crítico sobre as questões socioambientais, mediado pelo agir comunicativo e dialógico no desenvolvimento de uma pesquisa-formação com os estudantes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. Este estudo tem embasamento na pesquisa qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Os áudios, anotações e demais registros gerados durante as aulas compõem as informações coletadas, que foram tratadas à luz da Análise de Conteúdo, nos termos de Bardin (2009). Na tematização didática do desmatamento, da mineração e do agronegócio, utilizo metodologias dialógicas para a leitura e discussões de textos, de modo a apresentar as partes cindidas, na busca de retotalização das partes, para a visualização dos diferentes aspectos relativos à temática. Com essa dinâmica, por meio de interações intersubjetivas entre os participantes, viabilizo a percepção da ação dos imperativos sistêmicos na colonização do mundo da vida amazônico enquanto opositor do equilíbrio ambiental. Na ação pedagógica, as metodologias dialógicas possibilitaram trabalhar a tematização das questões socioambientais em sala de aula de forma interativa, no alcance do entendimento intersubjetivo, na perspectiva da racionalidade comunicativa. A tematização didática mediada pelo agir comunicativo levou os estudantes a um entendimento crítico da realidade amazônica, ao refletirem sobre a relação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, a utilização das metodologias dialógicas na tematização didática das questões socioambientais, desencadeou processos de ensino e de aprendizagem na ação pedagógica como agir comunicativo, à medida que possibilitou coordenar as interações intersubjetivas para o entendimento mútuo, na percepção dos agentes sistêmicos que colonizam o mundo da vida amazônico e provocam impactos ambientais, apropriação/violência e desigualdades sociais na sua base material, ocasionando homogeneização dos espaços onde esses agentes se instalam. |
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2022-10-27T20:32:56Z2022-10-27T20:32:56Z2022-02-16SIQUEIRA, Ivone dos Santos. Ensino das questões socioambientais amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizado. Orientadora: Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas. 2022. 247 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14891. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14891Nessa investigação, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e da Ação Dialógica de Paulo Freire, apresento um entendimento crítico sobre as questões socioambientais, mediado pelo agir comunicativo e dialógico no desenvolvimento de uma pesquisa-formação com os estudantes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. Este estudo tem embasamento na pesquisa qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Os áudios, anotações e demais registros gerados durante as aulas compõem as informações coletadas, que foram tratadas à luz da Análise de Conteúdo, nos termos de Bardin (2009). Na tematização didática do desmatamento, da mineração e do agronegócio, utilizo metodologias dialógicas para a leitura e discussões de textos, de modo a apresentar as partes cindidas, na busca de retotalização das partes, para a visualização dos diferentes aspectos relativos à temática. Com essa dinâmica, por meio de interações intersubjetivas entre os participantes, viabilizo a percepção da ação dos imperativos sistêmicos na colonização do mundo da vida amazônico enquanto opositor do equilíbrio ambiental. Na ação pedagógica, as metodologias dialógicas possibilitaram trabalhar a tematização das questões socioambientais em sala de aula de forma interativa, no alcance do entendimento intersubjetivo, na perspectiva da racionalidade comunicativa. A tematização didática mediada pelo agir comunicativo levou os estudantes a um entendimento crítico da realidade amazônica, ao refletirem sobre a relação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, a utilização das metodologias dialógicas na tematização didática das questões socioambientais, desencadeou processos de ensino e de aprendizagem na ação pedagógica como agir comunicativo, à medida que possibilitou coordenar as interações intersubjetivas para o entendimento mútuo, na percepção dos agentes sistêmicos que colonizam o mundo da vida amazônico e provocam impactos ambientais, apropriação/violência e desigualdades sociais na sua base material, ocasionando homogeneização dos espaços onde esses agentes se instalam.In this investigation, in the light of Jürgen Habermas's Theory of Communicative Action and Paulo Freire’s Dialogic Action, I present a critical understanding of the socio-environmental issues, mediated by communicative and dialogic action in the development of a research-training with students of the Integrated Degree Course in Sciences, Mathematics and Languages, of the Universidade Federal do Pará. This study is based on qualitative research, on the assumptions of researchtraining (JOSSO, 2004). The audios, notes and other records generated during the classes compose the collected information, which were treated in the light of the Content Analysis, in Bardin’s terms (2009). In the didactic thematization of deforestation, mining and agribusiness, I use dialogical methodologies for reading and discussing texts, in order to present the split parts, in the pursuit of retotalling of the parts, for the visualization of the different aspects related to the theme. With this dynamic, through intersubjective interactions between participants, I enable the perception of the action of systemic imperatives in the colonization of the world of Amazonian life as an opponent of environmental balance. In the pedagogical action, the dialogic methodologies made it possible to work on the thematization of socioenvironmental issues in the classroom in an interactive way, in the achievement of the intersubjective understanding, from the perspective of communicative rationality. The didactic thematization mediated by communicative action led students to a critical understanding of the Amazon reality, when reflecting on the relationship between society and nature. In this sense, the use of dialogic methodologies in the didactic thematization of socio-environmental issues has triggered teaching and learning processes in the pedagogical action as communicative action, as it has made it possible to coordinate intersubjective interactions for mutual understanding, in the perception of the systemic agents that colonize the world of Amazonian life and provoke environmental impacts, appropriation/violence and social inequalities in their material base, causing homogenization of the spaces where these agents are installed.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::OUTROS::CIENCIASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIASEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASQuestões socioambientaisAmazôniaAgir comunicativoMetodologias dialógicasSocio-environmental issuesAmazonCommunicative actionDialogical methodologiesEnsino das questões socioambientais amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFREITAS, Nádia Magalhães da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2982253212145468RAPOSO, Elinete Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6737474841439654https://orcid.org/0000-0003-0042-8640https://orcid.org/0000-0001-8995-0296http://lattes.cnpq.br/0776205769447554 Orcid iD ?SIQUEIRA, Ivone dos Santoshttps://orcid.org/0000-0001-6640-0013ORIGINALTese_EnsinoQuestoesSocioambientais.pdfTese_EnsinoQuestoesSocioambientais.pdfapplication/pdf2470576http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14891/1/Tese_EnsinoQuestoesSocioambientais.pdfc43b20edd63874dc74fb2a8c2947c959MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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