Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletto, Adriana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659
http://hdl.handle.net/11449/135228
Resumo: The objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end.
id UNSP_8f1f9026c138eee82b2501036b940a63
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135228
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficasA proposal for the continuing education of science and mathematics teachers at the interface of the communicative action and the socioscientific issuesScience teachingTeacher educationAction communicativeSocio-scientificIssuesEnsino de ciênciasFormação de professoresAgir comunicativoQuestões sociocientíficasThe objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end.O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórica para a formação de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e as questões sociocientíficas. Defendemos neste trabalho, a necessidade da formação continuada de professores caso tenhamos o interesse de desenvolver a formação científica escolar de alunos da Rede Oficial de Ensino Básico. Para a formação de alunos competentes comunicativamente, ao final, da escolarização torna-se necessária a formação de professores competentes argumentativamente. Para tanto, acreditamos que a teoria do agir comunicativo, de Jurgen Habermas, venha a colaborar nesse sentido.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de Campinas (UNICAMP)Bortoletto, AdrianaCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2016-03-02T13:00:16Z2016-03-02T13:00:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article141-154application/pdfhttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013.2317-5125http://hdl.handle.net/11449/135228ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf415257296554162641825469269333010000-0002-7249-8835Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:54:00.489836Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
A proposal for the continuing education of science and mathematics teachers at the interface of the communicative action and the socioscientific issues
title Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
spellingShingle Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
Bortoletto, Adriana
Science teaching
Teacher education
Action communicative
Socio-scientific
Issues
Ensino de ciências
Formação de professores
Agir comunicativo
Questões sociocientíficas
title_short Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
title_full Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
title_fullStr Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
title_full_unstemmed Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
title_sort Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
author Bortoletto, Adriana
author_facet Bortoletto, Adriana
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletto, Adriana
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Science teaching
Teacher education
Action communicative
Socio-scientific
Issues
Ensino de ciências
Formação de professores
Agir comunicativo
Questões sociocientíficas
topic Science teaching
Teacher education
Action communicative
Socio-scientific
Issues
Ensino de ciências
Formação de professores
Agir comunicativo
Questões sociocientíficas
description The objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T13:00:16Z
2016-03-02T13:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659
Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013.
2317-5125
http://hdl.handle.net/11449/135228
ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf
4152572965541626
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
url http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659
http://hdl.handle.net/11449/135228
identifier_str_mv Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013.
2317-5125
ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf
4152572965541626
4182546926933301
0000-0002-7249-8835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141-154
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129371832057856