Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659 http://hdl.handle.net/11449/135228 |
Resumo: | The objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end. |
id |
UNSP_8f1f9026c138eee82b2501036b940a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135228 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficasA proposal for the continuing education of science and mathematics teachers at the interface of the communicative action and the socioscientific issuesScience teachingTeacher educationAction communicativeSocio-scientificIssuesEnsino de ciênciasFormação de professoresAgir comunicativoQuestões sociocientíficasThe objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end.O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórica para a formação de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e as questões sociocientíficas. Defendemos neste trabalho, a necessidade da formação continuada de professores caso tenhamos o interesse de desenvolver a formação científica escolar de alunos da Rede Oficial de Ensino Básico. Para a formação de alunos competentes comunicativamente, ao final, da escolarização torna-se necessária a formação de professores competentes argumentativamente. Para tanto, acreditamos que a teoria do agir comunicativo, de Jurgen Habermas, venha a colaborar nesse sentido.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de Campinas (UNICAMP)Bortoletto, AdrianaCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2016-03-02T13:00:16Z2016-03-02T13:00:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article141-154application/pdfhttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013.2317-5125http://hdl.handle.net/11449/135228ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf415257296554162641825469269333010000-0002-7249-8835Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:54:00.489836Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas A proposal for the continuing education of science and mathematics teachers at the interface of the communicative action and the socioscientific issues |
title |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas |
spellingShingle |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas Bortoletto, Adriana Science teaching Teacher education Action communicative Socio-scientific Issues Ensino de ciências Formação de professores Agir comunicativo Questões sociocientíficas |
title_short |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas |
title_full |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas |
title_fullStr |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas |
title_sort |
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas |
author |
Bortoletto, Adriana |
author_facet |
Bortoletto, Adriana Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de Campinas (UNICAMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoletto, Adriana Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Science teaching Teacher education Action communicative Socio-scientific Issues Ensino de ciências Formação de professores Agir comunicativo Questões sociocientíficas |
topic |
Science teaching Teacher education Action communicative Socio-scientific Issues Ensino de ciências Formação de professores Agir comunicativo Questões sociocientíficas |
description |
The objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-03-02T13:00:16Z 2016-03-02T13:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659 Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013. 2317-5125 http://hdl.handle.net/11449/135228 ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf 4152572965541626 4182546926933301 0000-0002-7249-8835 |
url |
http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659 http://hdl.handle.net/11449/135228 |
identifier_str_mv |
Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013. 2317-5125 ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf 4152572965541626 4182546926933301 0000-0002-7249-8835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141-154 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129371832057856 |