Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302
Resumo: Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011).
id UFPA_bf16d41204363b01fc2796c95681fd32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7302
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-01-16T14:34:05Z2017-01-16T14:34:05Z2015-02-27SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) –  Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011).This Master’s Thesis is entitled Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega, and it aims to analyze the meanings on cultural identities portrayed in carimbó and brega, two music genres promoted to the global market as authentic productions from the Pará state, northern Brazil. Our starting point for this work is the notion of communicative nature (MARTÍN-BARBERO, 2001) and the traits of communication process (FRANÇA. 2001) presented both by the carimbó and the brega. These notions help identify discursive strategies (CERTEAU, 2012) activated in the communication configuration of these music genres (JANOTTI JÚNIOR, 2006), so we are able to discuss meanings on cultural identities (HALL, 2011) based on these strategies. For that purpose, we use a) discourse analysis, and b) iconography and iconology, two research methods from the field of History of Art that provide the tools to work the discursive characteristics of the carimbó and the brega. The communication configuration of both genres is crossed by asymmetric relations of corporative, cultural and political power and foreshadows discursive strategies for the domestication of meanings on identities. These domesticated meanings, in their turn, are preferred in detriment of cultural hybridizations capable to stand as threat to the visibility of artists, producers, businessmen and politicians in a global market used to the consumption of regionalisms (HALL, 2011).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica popular paraenseMúsica folclóricaCarimbóBregaGênero musicalIdentidade culturalAnálise do discursoNatureza comunicativaPará - EstadoCanção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no bregaSongs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and bregainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Regina Lúcia Alves dehttp://lattes.cnpq.br/8158415442871989http://lattes.cnpq.br/8087011178032606SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdfDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdfapplication/pdf1723110http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/1/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf175524059b78e5b4cddf6534c8f8e459MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txtDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txtExtracted texttext/plain329612http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/6/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txt81cf1a99ba74203ee074435639f3ffd0MD562011/73022017-11-22 12:17:08.755oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232017-11-22T15:17:08Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega
title Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
spellingShingle Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música popular paraense
Música folclórica
Carimbó
Brega
Gênero musical
Identidade cultural
Análise do discurso
Natureza comunicativa
Pará - Estado
title_short Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_full Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_fullStr Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_full_unstemmed Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_sort Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
author SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
author_facet SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA, Regina Lúcia Alves de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8158415442871989
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8087011178032606
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
contributor_str_mv LIMA, Regina Lúcia Alves de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música popular paraense
Música folclórica
Carimbó
Brega
Gênero musical
Identidade cultural
Análise do discurso
Natureza comunicativa
Pará - Estado
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular paraense
Música folclórica
Carimbó
Brega
Gênero musical
Identidade cultural
Análise do discurso
Natureza comunicativa
Pará - Estado
description Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-16T14:34:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-16T14:34:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) –  Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) –  Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/1/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/6/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 175524059b78e5b4cddf6534c8f8e459
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
81cf1a99ba74203ee074435639f3ffd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771979276025856