Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302 |
Resumo: | Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011). |
id |
UFPA_bf16d41204363b01fc2796c95681fd32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/7302 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2017-01-16T14:34:05Z2017-01-16T14:34:05Z2015-02-27SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011).This Master’s Thesis is entitled Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega, and it aims to analyze the meanings on cultural identities portrayed in carimbó and brega, two music genres promoted to the global market as authentic productions from the Pará state, northern Brazil. Our starting point for this work is the notion of communicative nature (MARTÍN-BARBERO, 2001) and the traits of communication process (FRANÇA. 2001) presented both by the carimbó and the brega. These notions help identify discursive strategies (CERTEAU, 2012) activated in the communication configuration of these music genres (JANOTTI JÚNIOR, 2006), so we are able to discuss meanings on cultural identities (HALL, 2011) based on these strategies. For that purpose, we use a) discourse analysis, and b) iconography and iconology, two research methods from the field of History of Art that provide the tools to work the discursive characteristics of the carimbó and the brega. The communication configuration of both genres is crossed by asymmetric relations of corporative, cultural and political power and foreshadows discursive strategies for the domestication of meanings on identities. These domesticated meanings, in their turn, are preferred in detriment of cultural hybridizations capable to stand as threat to the visibility of artists, producers, businessmen and politicians in a global market used to the consumption of regionalisms (HALL, 2011).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e AmazôniaUFPABrasilInstituto de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica popular paraenseMúsica folclóricaCarimbóBregaGênero musicalIdentidade culturalAnálise do discursoNatureza comunicativaPará - EstadoCanção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no bregaSongs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and bregainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Regina Lúcia Alves dehttp://lattes.cnpq.br/8158415442871989http://lattes.cnpq.br/8087011178032606SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdfDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdfapplication/pdf1723110http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/1/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf175524059b78e5b4cddf6534c8f8e459MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txtDissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txtExtracted texttext/plain329612http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/6/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txt81cf1a99ba74203ee074435639f3ffd0MD562011/73022017-11-22 12:17:08.755oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232017-11-22T15:17:08Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega |
title |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
spellingShingle |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música popular paraense Música folclórica Carimbó Brega Gênero musical Identidade cultural Análise do discurso Natureza comunicativa Pará - Estado |
title_short |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
title_full |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
title_fullStr |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
title_full_unstemmed |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
title_sort |
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega |
author |
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da |
author_facet |
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LIMA, Regina Lúcia Alves de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8158415442871989 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8087011178032606 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da |
contributor_str_mv |
LIMA, Regina Lúcia Alves de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música popular paraense Música folclórica Carimbó Brega Gênero musical Identidade cultural Análise do discurso Natureza comunicativa Pará - Estado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular paraense Música folclórica Carimbó Brega Gênero musical Identidade cultural Análise do discurso Natureza comunicativa Pará - Estado |
description |
Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-16T14:34:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-16T14:34:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302 |
identifier_str_mv |
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/1/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7302/6/Dissertacao_CancaoInglesGeneros.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
175524059b78e5b4cddf6534c8f8e459 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 81cf1a99ba74203ee074435639f3ffd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771979276025856 |