Entre críticas e aplausos: os caminhos da consagração dos contos machadianos
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10336 |
Resumo: | O jornal foi o principal suporte por onde a literatura foi veiculada na segunda metade do século XIX, atingindo, como uma locomotiva, leitores diversificados nos mais diferentes espaços. Grande parte desses sujeitos era bastante instruída e acompanhava avidamente a circulação das produções literárias figuradas nos folhetins. Entre essas composições, o conto machadiano, apesar de ser apreciado pela crítica especializada como uma forma eclipsada pelo sucesso de outros gêneros, percorreu as páginas desses periódicos por cerca de quase meio século e ajudou a consagrar o nome de Machado de Assis muito antes da edição de seu primeiro romance. Em 1869, já com mais de trinta contos escritos, o autor começou a recolher essas narrativas breves em coletâneas e a publicá-las, alcançando significativa quantidade no número de tiragem e com venda aos editores a valores expressivos, o que resultou em sete antologias: Contos Fluminenses (1870), Histórias da Meia Noite (1873), Papéis Avulsos (1882), Histórias sem Data (1884), Várias Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1899) e Relíquias da Casa Velha (1906). Quando essas seleções ganharam as ruas, notas de divulgação, opiniões de leitores, anúncios de venda e críticas foram lançados nas folhas públicas do Rio de Janeiro, o que revela a grande atenção da recepção. Analisar esses escritos é o principal objetivo deste estudo, bem como cotejá-los com o julgamento construído por décadas sobre os contos, que hoje resulta em uma fortuna crítica estimável, mas que muitas vezes tem menosprezado as fontes primárias, como os contratos, os manuscritos, as cartas e os próprios periódicos onde originalmente esses contos foram editados. Considerar esses acervos para a organização das coletâneas também é objetivo desta tese, uma vez que Machado, ao selecioná-las, preocupava-se com a representação que queria construir para os leitores, como bem revelam seus prefácios e as cartas aos seus editores. A leitura dos escritos exibidos nas gazetas brasileiras pelo lançamento dos volumes de contos pode tanto ajudar a desenhar a compreensão que Machado tinha sobre seus leitores quanto a conceber os critérios de julgamento da recepção dos leitores coetânea às publicações do autor |
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2018-10-31T13:35:03Z2018-10-312018-10-31T13:35:03Z2018-04-06CASTRO, Valdiney Valente Lobato de. Entre críticas e aplausos : os caminhos da consagração dos contos machadianos. 2018. 350 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10336>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10336O jornal foi o principal suporte por onde a literatura foi veiculada na segunda metade do século XIX, atingindo, como uma locomotiva, leitores diversificados nos mais diferentes espaços. Grande parte desses sujeitos era bastante instruída e acompanhava avidamente a circulação das produções literárias figuradas nos folhetins. Entre essas composições, o conto machadiano, apesar de ser apreciado pela crítica especializada como uma forma eclipsada pelo sucesso de outros gêneros, percorreu as páginas desses periódicos por cerca de quase meio século e ajudou a consagrar o nome de Machado de Assis muito antes da edição de seu primeiro romance. Em 1869, já com mais de trinta contos escritos, o autor começou a recolher essas narrativas breves em coletâneas e a publicá-las, alcançando significativa quantidade no número de tiragem e com venda aos editores a valores expressivos, o que resultou em sete antologias: Contos Fluminenses (1870), Histórias da Meia Noite (1873), Papéis Avulsos (1882), Histórias sem Data (1884), Várias Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1899) e Relíquias da Casa Velha (1906). Quando essas seleções ganharam as ruas, notas de divulgação, opiniões de leitores, anúncios de venda e críticas foram lançados nas folhas públicas do Rio de Janeiro, o que revela a grande atenção da recepção. Analisar esses escritos é o principal objetivo deste estudo, bem como cotejá-los com o julgamento construído por décadas sobre os contos, que hoje resulta em uma fortuna crítica estimável, mas que muitas vezes tem menosprezado as fontes primárias, como os contratos, os manuscritos, as cartas e os próprios periódicos onde originalmente esses contos foram editados. Considerar esses acervos para a organização das coletâneas também é objetivo desta tese, uma vez que Machado, ao selecioná-las, preocupava-se com a representação que queria construir para os leitores, como bem revelam seus prefácios e as cartas aos seus editores. A leitura dos escritos exibidos nas gazetas brasileiras pelo lançamento dos volumes de contos pode tanto ajudar a desenhar a compreensão que Machado tinha sobre seus leitores quanto a conceber os critérios de julgamento da recepção dos leitores coetânea às publicações do autorNewspaper was the main means through where literature was conducted in the second half of nineteenth century, reaching, as locomotive, diverse readers in different spaces. Great part of these individuals was highly educated and would follow avidly the literary production conveyed in pamphlets. Machadian short-stories are among these compositions. Even though specialized critics appreciated this type of work as an eclipsed form of other successful genres, the production has toured newspapers’ pages for almost half century and helped consecrate Machado de Assis’ name much before the edition of his first novel. In 1870, with more than thirty written short stories, the author began to gather these narratives in collectanea and publish them, reaching a significant amount of printing and sale to editors at expressive values, resulting in seven anthologies: Contos Fluminenses (1870), Histórias da Meia Noite (1873), Papéis Avulsos (1882), Histórias sem Data (1884), Várias Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1899) and Relíquias da Casa Velha (1906). When these selections won the streets, public papers of Rio de Janeiro released disclosure notes, comments of readers, advertisements, and critics, what reveals great attention of reception. To analyze such writings is the main aim of this study. As well as comparing to the judgment built for decades upon the short stories that currently results in an estimable critical fortune. However, many times primary sources such as contracts, manuscripts, letters, and newspapers themselves where the short stories were originally edited have been underestimated. Considering these collections for organizing collectanea is also the aim of this thesis, once Machado, when selecting them, would concern about the representation he wanted to build on readers, as prefaces and letters to his editors well reveal. The reading of texts published in the Brazilian gazette through the launching of short-stories volumes might help framing the understanding Machado had about his readers as to conceive the reception’s judgment criteria of readers in relation to the author’s publishing.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLe journal fut le principal vecteur de la littérature dans la seconde moitié de XIXème siècle, atteignant, comme une locomotive, une diversité de lecteurs dans des endroits les plus différents. Une grande partie de ceux-ci était relativement instruits et suivait avidement les productions littéraires proposées dans les pages. Parmi ces dernières, le conte machadien, bien qu'apprécié de la critique spécialisée comme une forme éclipsée par le succès des autres genres, remplit les pages de ces périodiques pendant presque un demi siècle et aida à consacrer le nom Machado de Assis bien avant la parution de son premier roman. En 1870, ayant déjà écrit plus de trente contes, l'auteur commença à mettre ces histoires courtes sous forme de recueil et à les publier, atteignant un nombre significatif de tirages vendu aux éditeurs à bon prix sous la forme de sept anthologies: Contos Flumineses (1870), Historias da Meia Noite (1873), Papéis Avulsos (1882), Historias sem Data (1884), Varias Historias (1896), Paginas Recolhadas (1899) e Reliquias da Casa Velha (1906). Quand ces titres atteignirent la rue, notes de diffusion, commentaires des lecteurs, annonces des ventes et critiques furent publiés dans les journaux de Rio de Janeiro, ce qui révéla une bonne réception. Analyser ces écrits est l'objectif principal de cette étude, pour les confronter au jugement construit durant des décades à leur propos, qui devient de nos jours une matière appréciable, car plus d'une fois les pièces originales ont été négligées, comme les contrats, les manuscrits, les lettres et les périodiques dans lesquels ces contes ont été originellement édités. Etudier ces archives pour l'organisation des recueils est aussi l'objectif de cette thèse car Machado, lors de la sélection de ces textes, se préoccupait de la représentation qu'il pourrait en donner aux lecteurs, comme le révèle bien ses préfaces et ses lettres aux éditeurs. La lecture des textes publiés dans les gazettes brésiliennes pour la sortie des contes peut aider à la compréhension que Machado avait de ses lecteurs autant que concevoir les critères de jugement sur l’accueil des lecteurs par rapport à ses oeuvres.UNIFAP - Universidade Federal do AmapáUEAP - Universidade Estadual do AmapáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e Comunicação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIALITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOESTUDOS LITERÁRIOSLeitoresJornalAssis, Machado deContos - ColetâneaEntre críticas e aplausos: os caminhos da consagração dos contos machadianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSALES, Germana Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/8723885160615840http://lattes.cnpq.br/3689026168473632CASTRO, Valdiney Valente Lobato deinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_CriticasAplausosCaminhos.pdfTese_CriticasAplausosCaminhos.pdfapplication/pdf5238864http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10336/1/Tese_CriticasAplausosCaminhos.pdf20c941d868d3c923a6718232607f90b2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10336/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10336/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10336/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10336/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTTese_CriticasAplausosCaminhos.pdf.txtTese_CriticasAplausosCaminhos.pdf.txtExtracted texttext/plain988498http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10336/6/Tese_CriticasAplausosCaminhos.pdf.txt82e0d7ed8deb99d774774cb86ea579bdMD562011/103362018-11-01 11:58:20.752oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-11-01T14:58:20Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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