Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573 |
Resumo: | Nesta pesquisa, tivemos como objetivo analisar as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam matemática. Tal objetivo foi orientado, a partir do seguinte questionamento: em que termos professoras que ensinam matemática para alunos surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola especializada, desenvolvem práticas avaliativas? Alinhados com essa questão de pesquisa, construímos duas subquestões norteadoras; a saber: 1) como as práticas avaliativas organizadas por essas professoras foram desenvolvidas e adaptadas para o ensino remoto emergencial? 2) de que modo os estudos, na formação continuada, foram estimulados, no sentido de refletir determinados aportes teóricos, nas práticas avaliativas dessas professoras? Os conceitos estruturantes que subsidiam o trabalho são: avaliação pedagógica para as aprendizagens; práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; educação especial na perspectiva de educação inclusiva, formação de professores e ensino remoto emergencial. A compreensão analítica emergiu a partir das ideias de autores como Black e Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho, Wenger. A metodologia, atendendo ao objetivo, assentou-se no paradigma interpretativo, por meio de uma abordagem qualitativa e com recurso a um design de estudo de caso analítico e instrumental coletivo. Como instrumentos de coleta de dados, optamos pela entrevista semiestruturada direcionada (via google Meet), observação direta das aulas na sala de aula (online) e encontros de formação continuada em serviço das professoras. As participantes da pesquisa foram 04 (quatro) professoras que ensinam matemática. O resultado da pesquisa possibilitou-nos aprofundar o estudo na área da avaliação, entendida como processo social complexo, integrado aos processos de ensino e de aprendizagem, na tríade da sala de aula. A avaliação formativa revelou-se uma interação entre esses três processos distintos que permite interpretar, regular e orientar o ensino e a aprendizagem, confirmando a necessidade de mudança nas práticas dos formadores de professores, no sentido de incluir esse tema como objeto complexo do currículo a ser compreendido. |
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2023-05-04T20:42:06Z2023-05-04T20:42:06Z2023-02-23QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes de. Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. António Manuel Águas Borralho. 2023. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573Nesta pesquisa, tivemos como objetivo analisar as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam matemática. Tal objetivo foi orientado, a partir do seguinte questionamento: em que termos professoras que ensinam matemática para alunos surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola especializada, desenvolvem práticas avaliativas? Alinhados com essa questão de pesquisa, construímos duas subquestões norteadoras; a saber: 1) como as práticas avaliativas organizadas por essas professoras foram desenvolvidas e adaptadas para o ensino remoto emergencial? 2) de que modo os estudos, na formação continuada, foram estimulados, no sentido de refletir determinados aportes teóricos, nas práticas avaliativas dessas professoras? Os conceitos estruturantes que subsidiam o trabalho são: avaliação pedagógica para as aprendizagens; práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; educação especial na perspectiva de educação inclusiva, formação de professores e ensino remoto emergencial. A compreensão analítica emergiu a partir das ideias de autores como Black e Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho, Wenger. A metodologia, atendendo ao objetivo, assentou-se no paradigma interpretativo, por meio de uma abordagem qualitativa e com recurso a um design de estudo de caso analítico e instrumental coletivo. Como instrumentos de coleta de dados, optamos pela entrevista semiestruturada direcionada (via google Meet), observação direta das aulas na sala de aula (online) e encontros de formação continuada em serviço das professoras. As participantes da pesquisa foram 04 (quatro) professoras que ensinam matemática. O resultado da pesquisa possibilitou-nos aprofundar o estudo na área da avaliação, entendida como processo social complexo, integrado aos processos de ensino e de aprendizagem, na tríade da sala de aula. A avaliação formativa revelou-se uma interação entre esses três processos distintos que permite interpretar, regular e orientar o ensino e a aprendizagem, confirmando a necessidade de mudança nas práticas dos formadores de professores, no sentido de incluir esse tema como objeto complexo do currículo a ser compreendido.In this research, we aimed to analyze the evaluation practices developed by teachers who teach mathematics. This goal was guided by the following question: in what terms do teachers who teach mathematics to deaf students, in the early years of elementary education, in a specialized school, develop assessment practices? Aligned to this research question, we built two guiding sub-questions, namely: 1) how the evaluative practices organized by these teachers were developed and adapted to the emergent remote teaching? 2) in what way the studies, in the continuing education, were stimulated, in the sense of reflecting certain theoretical contributions, in the evaluative practices of these teachers? The structuring concepts that subsidize this work are: pedagogical evaluation for learning; evaluative practices of teachers who teach mathematics; special education in the inclusive education perspective, teacher training, and emergency remote teaching. The analytical understanding emerged from the ideas of authors such as Black and Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho and Wenger. The methodology, attending to the objective, was based on the interpretative paradigm by means of a qualitative approach and with recourse to an analytical and instrumental collective case study design. As data collection instruments, we opted for the semi-structured directed interview (via Google Meet), direct observation of the classes in the classroom (online), and in-service continuing education meetings of the teachers. The research participants were 4 (four) female mathematics teachers. The result of the research allowed us to deepen the study in the area of evaluation, understood as a complex social process, integrated to the teaching and learning processes in the classroom triad. Formative assessment proved to be an interaction between these three distinct processes that allows to interpret, regulate and guide teaching and learning, confirming the need for change in the practices of teacher educators in order to include this theme as a complex object of the curriculum to be understoodSEDUC - PAporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALPERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS, SABERES E VALORESEDUCAÇÃO MATEMÁTICAAvaliação para as aprendizagensPráticas avaliativas de professores que ensinam matemáticaEducação especial na perspectiva da educação inclusivaFormação de professoresEnsino remoto emergencialAssessment for learningEvaluative practices of teachers who teach mathematicsSpecial education in the perspective of inclusive educationTeacher trainingEmergency remote teachingPráticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBORRALHO, António Manuel Águashttp://lattes.cnpq.br/3404547486428285MATOS, Mônica Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/6451051887674893https://orcid.org/0000-0001-6278-2958https://orcid.org/0000-0002-1388-0575http://lattes.cnpq.br/7266273596998805QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes dehttps://orcid.org/0000-0001-8228-0111ORIGINALTese_PraticasAvaliativasProfessores.pdfTese_PraticasAvaliativasProfessores.pdfapplication/pdf2028827http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15573/1/Tese_PraticasAvaliativasProfessores.pdf4c6830cf312686510169cc0cc8f9ec31MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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