Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maurício Dieckmann
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236526
Resumo: A crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 fechou escolas e forçou professores e estudantes a darem continuidade aos processos de ensino e aprendizagem de forma remota em contexto de isolamento social. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE) de Matemática durante a pandemia. A pesquisa foi de caráter qualitativo e contou com a participação de oito alunos do colégio, os quais responderam um questionário on-line com perguntas sobre a relação que tem com a Matemática e sobre suas percepções acerca do Ensino Remoto Emergencial. A análise dos dados coletados no questionário on-line se deu através de uma leitura atenta dos mesmos, e reflexões foram tecidas com base no referencial teórico deste estudo, estabelecendo pontos em comum entre as respostas dos estudantes, buscando entender quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e quais foram os principais pontos positivos observados pelos mesmos durante o Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a preferência dos estudantes pelo contato diário com o professor existente no ensino presencial em detrimento das aulas remotas e que, mesmo diante das dificuldades de adaptação ao novo modelo enfrentadas pelos estudantes, foi possível dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem na escola.
id UFRGS-2_22e66b37cb9dc95e422bdd4d6fd5c828
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236526
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moreira, Maurício DieckmannSoares, Débora da Silva2022-04-05T04:40:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/236526001138916A crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 fechou escolas e forçou professores e estudantes a darem continuidade aos processos de ensino e aprendizagem de forma remota em contexto de isolamento social. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE) de Matemática durante a pandemia. A pesquisa foi de caráter qualitativo e contou com a participação de oito alunos do colégio, os quais responderam um questionário on-line com perguntas sobre a relação que tem com a Matemática e sobre suas percepções acerca do Ensino Remoto Emergencial. A análise dos dados coletados no questionário on-line se deu através de uma leitura atenta dos mesmos, e reflexões foram tecidas com base no referencial teórico deste estudo, estabelecendo pontos em comum entre as respostas dos estudantes, buscando entender quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e quais foram os principais pontos positivos observados pelos mesmos durante o Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a preferência dos estudantes pelo contato diário com o professor existente no ensino presencial em detrimento das aulas remotas e que, mesmo diante das dificuldades de adaptação ao novo modelo enfrentadas pelos estudantes, foi possível dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem na escola.The health crisis caused by the COVID-19 pandemic closed schools and forced teachers and students to continue their teaching and learning process remotely in a context of social isolation. Within this scenario, the objective of this study is to analyze the perceptions of the seventh-grade students of a public school in Porto Alegre/RS through the Emergency Remote Education (ERE) of Mathematics during the pandemic. The research was qualitative and had the participation of eight students from the school, who answered an online questionnaire with questions about their relationship with Mathematics and about their perceptions about Emergency Remote Education. The analysis of the data collected through the online questionnaire was through a careful reading of them, and reflections were woven based on the theoretical framework of this study, establishing points in common between the students' answers, seeking to understand what the main difficulties that the students faced and what were the main positive points they observed during the Emergency Remote Teaching. From the data analysis, it was possible to perceive the students' preference for daily contact with the teacher in face-to-face teaching to the detriment of remote classes and that even in the face of the difficulties of adapting to the new model faced by the students it was possible to continue the teaching and learning process at school.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Educação MatemáticaCOVID-19 (Doença)Emergency remote educationMathematics educationCOVID-19 pandemicTechnologyPercepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138916.pdf.txt001138916.pdf.txtExtracted Texttext/plain104783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236526/2/001138916.pdf.txtd6ac90d308c9dbb112c9ef185b62ddd8MD52ORIGINAL001138916.pdfTexto completoapplication/pdf388290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236526/1/001138916.pdf4fbfe886029e33dc31ed5ce06247c82fMD5110183/2365262022-04-20 04:49:43.312273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:49:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
title Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
spellingShingle Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
Moreira, Maurício Dieckmann
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação Matemática
COVID-19 (Doença)
Emergency remote education
Mathematics education
COVID-19 pandemic
Technology
title_short Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
title_full Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
title_fullStr Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
title_full_unstemmed Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
title_sort Percepções dos alunos do Ensino Fundamental acerca do Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática
author Moreira, Maurício Dieckmann
author_facet Moreira, Maurício Dieckmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maurício Dieckmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação Matemática
COVID-19 (Doença)
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação Matemática
COVID-19 (Doença)
Emergency remote education
Mathematics education
COVID-19 pandemic
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Emergency remote education
Mathematics education
COVID-19 pandemic
Technology
description A crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 fechou escolas e forçou professores e estudantes a darem continuidade aos processos de ensino e aprendizagem de forma remota em contexto de isolamento social. Diante deste cenário, este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE) de Matemática durante a pandemia. A pesquisa foi de caráter qualitativo e contou com a participação de oito alunos do colégio, os quais responderam um questionário on-line com perguntas sobre a relação que tem com a Matemática e sobre suas percepções acerca do Ensino Remoto Emergencial. A análise dos dados coletados no questionário on-line se deu através de uma leitura atenta dos mesmos, e reflexões foram tecidas com base no referencial teórico deste estudo, estabelecendo pontos em comum entre as respostas dos estudantes, buscando entender quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e quais foram os principais pontos positivos observados pelos mesmos durante o Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a preferência dos estudantes pelo contato diário com o professor existente no ensino presencial em detrimento das aulas remotas e que, mesmo diante das dificuldades de adaptação ao novo modelo enfrentadas pelos estudantes, foi possível dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem na escola.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:40:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236526
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138916
url http://hdl.handle.net/10183/236526
identifier_str_mv 001138916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236526/2/001138916.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236526/1/001138916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6ac90d308c9dbb112c9ef185b62ddd8
4fbfe886029e33dc31ed5ce06247c82f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224625619730432