Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais. |
id |
UFPA_d0e1106975bc27473370cdd76bba6f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/14654 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2022-08-26T12:02:04Z2022-08-26T12:02:04Z2016-06ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais.This article has like main goal to reflect about the interaction practices developed in the games, it having as an empirical component the game Ragnaraök Online – BRO. One of the principal motivations about the act of the play the game is the interaction between of the players mediated games (game as social activity), what highlights the communicative character of the game from the actions of the players. Our proposal, seek to understand, this way, the potentialities about the actions from of the players while in interaction with the game, like processes modifiers in different graduations in the experience with the midiatic product. BRO, allows interaction between players and they with the real world, transforming it and transforming themselves, of the form that both are mediator agents, doing emerge new cultural practices permeated by those interactions as in the virtual environment as real environment.UFPA - Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2016/papers/interacoes-sociais-e-dinamicas-comunicacionais-nos-gamesreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAPráticas Interacionais e Linguagens na ComunicaçãoJogos on-lineMMORPGComunicaçãoProcesso comunicacionalInteraçãoOnline GamesCommunicationCommunication ProcessInteractionInterações sociais e dinâmicas comunicacionais nos gamesSocial interactions and communicative dynamics on the gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject25http://lattes.cnpq.br/0101791687557953http://lattes.cnpq.br/1310961057480638ASSIS, Bruno Monte deCOSTA, Luciana Mirandahttps://orcid.org/0000-0003-3843-4499ORIGINALArtigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdfArtigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdfapplication/pdf744771http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/1/Artigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdf24065e052401236891f9155c2e27b2ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146542022-08-26 10:37:35.053oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-08-26T13:37:35Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social interactions and communicative dynamics on the games |
title |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
spellingShingle |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games ASSIS, Bruno Monte de Jogos on-line MMORPG Comunicação Processo comunicacional Interação Online Games Communication Communication Process Interaction Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação |
title_short |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
title_full |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
title_fullStr |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
title_full_unstemmed |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
title_sort |
Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games |
author |
ASSIS, Bruno Monte de |
author_facet |
ASSIS, Bruno Monte de COSTA, Luciana Miranda https://orcid.org/0000-0003-3843-4499 |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Luciana Miranda https://orcid.org/0000-0003-3843-4499 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0101791687557953 http://lattes.cnpq.br/1310961057480638 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ASSIS, Bruno Monte de COSTA, Luciana Miranda https://orcid.org/0000-0003-3843-4499 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos on-line MMORPG Comunicação Processo comunicacional Interação |
topic |
Jogos on-line MMORPG Comunicação Processo comunicacional Interação Online Games Communication Communication Process Interaction Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Online Games Communication Communication Process Interaction |
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação |
description |
Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T12:02:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T12:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-4285 |
identifier_str_mv |
ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:. 2236-4285 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Compós |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://proceedings.science/compos/compos-2016/papers/interacoes-sociais-e-dinamicas-comunicacionais-nos-games |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/1/Artigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24065e052401236891f9155c2e27b2ec e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771865971097600 |