Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Bruno Monte de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: COSTA, Luciana Miranda, https://orcid.org/0000-0003-3843-4499
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais.
id UFPA_d0e1106975bc27473370cdd76bba6f44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14654
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-08-26T12:02:04Z2022-08-26T12:02:04Z2016-06ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais.This article has like main goal to reflect about the interaction practices developed in the games, it having as an empirical component the game Ragnaraök Online – BRO. One of the principal motivations about the act of the play the game is the interaction between of the players mediated games (game as social activity), what highlights the communicative character of the game from the actions of the players. Our proposal, seek to understand, this way, the potentialities about the actions from of the players while in interaction with the game, like processes modifiers in different graduations in the experience with the midiatic product. BRO, allows interaction between players and they with the real world, transforming it and transforming themselves, of the form that both are mediator agents, doing emerge new cultural practices permeated by those interactions as in the virtual environment as real environment.UFPA - Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2016/papers/interacoes-sociais-e-dinamicas-comunicacionais-nos-gamesreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAPráticas Interacionais e Linguagens na ComunicaçãoJogos on-lineMMORPGComunicaçãoProcesso comunicacionalInteraçãoOnline GamesCommunicationCommunication ProcessInteractionInterações sociais e dinâmicas comunicacionais nos gamesSocial interactions and communicative dynamics on the gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject25http://lattes.cnpq.br/0101791687557953http://lattes.cnpq.br/1310961057480638ASSIS, Bruno Monte deCOSTA, Luciana Mirandahttps://orcid.org/0000-0003-3843-4499ORIGINALArtigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdfArtigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdfapplication/pdf744771http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/1/Artigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdf24065e052401236891f9155c2e27b2ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146542022-08-26 10:37:35.053oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-08-26T13:37:35Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social interactions and communicative dynamics on the games
title Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
spellingShingle Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
ASSIS, Bruno Monte de
Jogos on-line
MMORPG
Comunicação
Processo comunicacional
Interação
Online Games
Communication
Communication Process
Interaction
Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação
title_short Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
title_full Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
title_fullStr Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
title_full_unstemmed Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
title_sort Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games
author ASSIS, Bruno Monte de
author_facet ASSIS, Bruno Monte de
COSTA, Luciana Miranda
https://orcid.org/0000-0003-3843-4499
author_role author
author2 COSTA, Luciana Miranda
https://orcid.org/0000-0003-3843-4499
author2_role author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0101791687557953
http://lattes.cnpq.br/1310961057480638
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSIS, Bruno Monte de
COSTA, Luciana Miranda
https://orcid.org/0000-0003-3843-4499
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos on-line
MMORPG
Comunicação
Processo comunicacional
Interação
topic Jogos on-line
MMORPG
Comunicação
Processo comunicacional
Interação
Online Games
Communication
Communication Process
Interaction
Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Online Games
Communication
Communication Process
Interaction
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação
description Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T12:02:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T12:02:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-4285
identifier_str_mv ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:.
2236-4285
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Compós
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://proceedings.science/compos/compos-2016/papers/interacoes-sociais-e-dinamicas-comunicacionais-nos-games
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/1/Artigo_InteracoesSociaisDinamicas.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14654/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24065e052401236891f9155c2e27b2ec
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771865971097600