O mito da virtuosidade da avaliação: trabalho docente e avaliações externas na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3594
Resumo: Trata do trabalho docente na Educação Básica e tem como objeto de pesquisa a relação entre a política de avaliação externa e o trabalho docente na educação básica no município de Belém. O objetivo geral é analisar o modelo de avaliação educacional, estabelecida pelos órgãos governamentais e sua relação com trabalho do docente das séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Belém, com ênfase nas turmas que se submetem à Prova Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, por entender que este vem ao encontro do reconhecimento de que o problema de pesquisa ora proposto assume uma especificidade na Rede Municipal de Educação de Belém. Destaca-se também o cotejamento das entrevistas realizadas com os professores, o que permitiu articular as seguintes categorias de análise: avaliações externas, regulação educacional e trabalho docente. A investigação realizada aponta que: a) A Reforma Administrativa do Estado Brasileiro demanda novas regulações e tendo como parâmetro definidor a dinâmica de avaliação, que reduz as políticas sociais à lógica de mercado, e amplia a capilaridade da educação para a produção do fracasso escolar, responsabilizando o professor; b) A partir da implantação do exame Prova Brasil e consequentemente a divulgação do IDEB, há mudanças significativas no contexto do trabalho docente das escolas pesquisadas, uma vez que suas agendas de trabalho foram fortemente afetadas pela dinâmica das avaliações externas e em especial pela necessidade de adequar o seu trabalho à dinâmica dos testes propostos pelo MEC via Prova Brasil bem como pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC); c) Há a preocupação cotidiana de equalizar os números para o fluxo escolar que deve redundar na nota do IDEB; d) A intensificação do trabalho docente é reconhecida pelos professores das escolas pesquisadas, entretanto assumem a sua responsabilidade sem a compreensão da dinâmica de responsabilização imputada pelo Estado; e) a institucionalização das novas regulações revela uma espécie de conluio ideológico para a fabricação do mito da virtuosidade da avaliação, ou seja, há setores da sociedade interessados em manter uma escola de classe.
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spelling 2013-03-22T13:30:07Z2013-03-22T13:30:07Z2013-01-25ASSUNÇÃO, Mariza Felippe. O mito da virtuosidade da avaliação: trabalho docente e avaliações externas na educação básica. 2013. 192 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3594Trata do trabalho docente na Educação Básica e tem como objeto de pesquisa a relação entre a política de avaliação externa e o trabalho docente na educação básica no município de Belém. O objetivo geral é analisar o modelo de avaliação educacional, estabelecida pelos órgãos governamentais e sua relação com trabalho do docente das séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Belém, com ênfase nas turmas que se submetem à Prova Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, por entender que este vem ao encontro do reconhecimento de que o problema de pesquisa ora proposto assume uma especificidade na Rede Municipal de Educação de Belém. Destaca-se também o cotejamento das entrevistas realizadas com os professores, o que permitiu articular as seguintes categorias de análise: avaliações externas, regulação educacional e trabalho docente. 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The overall goal is to analyze the model of educational evaluation, established by government and it’s relationship with the teaching work of the lower grades of elementary school in the city of Belém, with an emphasis on classes that undergo “Prova Brasil”. The methodology used was the literature and case study, understanding that this is in line with the recognition that the problem of the proposed research is of specificity in Municipal Educational Belém also noteworthy is the comparison of interviews with teachers, allowing joint analysis of the following categories: external evaluations, regulatory and educational teaching. The research shows that: a) The Administrative Reform of the Brazilian State demand new regulations and having as parameter defining the dynamic evaluation, social policies that reduces the logic of the market, and expands the reach of education to produce school failure, blaming the teacher b) From the deployment of “Prova Brasil” exam and consequently the release of IDEB no significant changes in the context of teaching the teachers of the schools surveyed, since their work schedules were strongly affected by the dynamics of the external evaluations and in particular the need to tailor their work to the dynamics of the tests proposed by MEC Proof via Brazil and the Municipal Education-SEMEC c) There is a daily concern to equalize the numbers for the school flow that should result in the note IDEB d) The intensification of teachers' work is recognized by the teachers of the schools surveyed, however assume their responsibility without understanding the dynamics of accountability imputed state e) the institutionalization of new regulations reveals a kind of ideological collusion to manufacture the myth the virtuosity of the evaluation, in other words, there are sectors of society interested in maintaining a school class.Cette thèse traite du travail d’enseignant dans l'éducation fondamentale et l’objet de la recherche est la relation entre la politique de l'évaluation externe et le travail d’enseignant dans l’éducation fondamentale dans la ville de Belém. L'objectif général est d'analyser le modèle d'évaluation éducacionale, établi par le gouvernement et sa relation avec le travail d'enseignement des classes inférieures de l'école primaire dans la ville de Belém, en mettant l'accent sur les classes qui subissent à l'Examen Brésil. La méthodologie utilisée a été la recherche littéraire et étude de cas, pour comprendre que cette méthodologie adopté est en conformité avec la reconnaissance que le problème de la recherche proposée ici présente une spécificité dans l'éducation municipale de Belém. On détache aussi la comparaison des entrevues réalisées avec les enseignants, ce qui a permit articuler des catégories analitiques suivantes: les évaluations externes, réglementation éducacionale et travail l'enseignement. La recherche montre que: a) La Réforme Administrative de l'État Brésilien exige des nouvelles réglementations ayant comme paramètre définissant la dynamique de l'évaluation, qui réduisent las politiques sociales à la logique du marché et étend la portée de l'éducation pour produire l'échec scolaire, en rendrent la responsabilité sur le professeur b) À partir de la mise en place de l'examen Épreuve Brésil et par conséquence la divulgation de la note du IDEB, Il y a arrivé des significatives changements dans le contexte du travail des professeurs dans les écoles sondées, car leurs horaires de travail ont été fortement affectés par la dynamique des évaluations externes et en particulier par la nécessité d'adapter leur travail à la dynamique des tests proposés pour le MEC via l’Épreuve Brésil, comme bien par la Sécretarie de l'Éducation Municipale-SEMEC c) Il existe une préoccupation quotidienne pour égaliser les chiffres pour le flux scolaire qui devrait aboutir à la note du IDEB d) L'intensification du travail des enseignants est reconnu par lês professeurs des écoles enquêtées, cependant ils assument leurs responsabilités sans en comprendre la dynamique de responsabilization imputée par l’État; e) L'institutionnalisation de nouvelles réglementations révèle une sorte de connivence idéologique pour la fabrication du mythe de la virtuosité de l'évaluation, c'est à dire, il y a des secteurs de la société intéressés par le maintien d'une école de classes.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISAvaliação educacionalEnsino básicoProfessoresBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraO mito da virtuosidade da avaliação: trabalho docente e avaliações externas na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMAUÉS, Olgaíses Cabralhttp://lattes.cnpq.br/0118802077232494http://lattes.cnpq.br/8675067656056250ASSUNÇÃO, Mariza Felippeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALTese_MitoVirtuosidadeAvaliacao.pdfTese_MitoVirtuosidadeAvaliacao.pdfapplication/pdf1781969http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3594/1/Tese_MitoVirtuosidadeAvaliacao.pdfa1791538e24d92d44a0bb1a245c28dccMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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