Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814 |
Resumo: | Este estudo propôs indicadores de desempenho para cursos de graduação da Universidade Federal do Espirito Santo, comparando a evolução destes indicadores apos tres anos e fazendo uma analise do perfil dos cursos por similaridade. Foram considerados doze indicadores. O resultado da comparação dos indicadores dos anos de 2011 e 2014 mostrou que apesar do aumento observado no número de discentes diplomados, houve uma piora de desempenho segundo a maioria dos indicadores e um significativo aumento da taxa de evasao e do atraso na integralização. O perfil dos cursos foi tracado por meio do metodo de analise de agrupamentos que abarcou 84 cursos da instituicao e identíficou cinco grupos formados a partir de uma analise simultânea dos indicadores propostos. Essa etapa permitiu identificar um curso que se destaca dos demais pelo otimo desempenho e um grupo composto por seis cursos com indicadores em niveis preocupantes. Esse conjunto de cursos deveria merecer atencao especial da instituicao. |
id |
CESGRAN-1_b58f4d63e1f76acde9e06fef1c8e7414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/814 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas EducacionaisEste estudo propôs indicadores de desempenho para cursos de graduação da Universidade Federal do Espirito Santo, comparando a evolução destes indicadores apos tres anos e fazendo uma analise do perfil dos cursos por similaridade. Foram considerados doze indicadores. O resultado da comparação dos indicadores dos anos de 2011 e 2014 mostrou que apesar do aumento observado no número de discentes diplomados, houve uma piora de desempenho segundo a maioria dos indicadores e um significativo aumento da taxa de evasao e do atraso na integralização. O perfil dos cursos foi tracado por meio do metodo de analise de agrupamentos que abarcou 84 cursos da instituicao e identíficou cinco grupos formados a partir de uma analise simultânea dos indicadores propostos. Essa etapa permitiu identificar um curso que se destaca dos demais pelo otimo desempenho e um grupo composto por seis cursos com indicadores em niveis preocupantes. Esse conjunto de cursos deveria merecer atencao especial da instituicao.Fundação CesgranrioSales Junior, Jaime SouzaCarneiro, Teresa Cristina JanesDias, Taciana de Lemos2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/81410.22347/2175-2753v7i21.814Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 306-3312175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdfAmericasDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:48Zoai:ojs.localhost:article/814Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:48Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
title |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
spellingShingle |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 Sales Junior, Jaime Souza Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas Educacionais |
title_short |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
title_full |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
title_fullStr |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
title_full_unstemmed |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
title_sort |
Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014 |
author |
Sales Junior, Jaime Souza |
author_facet |
Sales Junior, Jaime Souza Carneiro, Teresa Cristina Janes Dias, Taciana de Lemos |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Teresa Cristina Janes Dias, Taciana de Lemos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales Junior, Jaime Souza Carneiro, Teresa Cristina Janes Dias, Taciana de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas Educacionais |
topic |
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas Educacionais |
description |
Este estudo propôs indicadores de desempenho para cursos de graduação da Universidade Federal do Espirito Santo, comparando a evolução destes indicadores apos tres anos e fazendo uma analise do perfil dos cursos por similaridade. Foram considerados doze indicadores. O resultado da comparação dos indicadores dos anos de 2011 e 2014 mostrou que apesar do aumento observado no número de discentes diplomados, houve uma piora de desempenho segundo a maioria dos indicadores e um significativo aumento da taxa de evasao e do atraso na integralização. O perfil dos cursos foi tracado por meio do metodo de analise de agrupamentos que abarcou 84 cursos da instituicao e identíficou cinco grupos formados a partir de uma analise simultânea dos indicadores propostos. Essa etapa permitiu identificar um curso que se destaca dos demais pelo otimo desempenho e um grupo composto por seis cursos com indicadores em niveis preocupantes. Esse conjunto de cursos deveria merecer atencao especial da instituicao. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814 10.22347/2175-2753v7i21.814 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i21.814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 306-331 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672324988928 |