Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales Junior, Jaime Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carneiro, Teresa Cristina Janes, Dias, Taciana de Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814
Resumo: Este estudo propôs indicadores de desempenho para cursos de graduação da Universidade Federal do Espirito Santo, comparando a evolução destes indicadores apos tres anos e fazendo uma analise do perfil dos cursos por similaridade. Foram considerados doze indicadores. O resultado da comparação dos indicadores dos anos de 2011 e 2014 mostrou que apesar do aumento observado no número de discentes diplomados, houve uma piora de desempenho segundo a maioria dos indicadores e um significativo aumento da taxa de evasao e do atraso na integralização. O perfil dos cursos foi tracado por meio do metodo de analise de agrupamentos que abarcou 84 cursos da instituicao e identíficou cinco grupos formados a partir de uma analise simultânea dos indicadores propostos. Essa etapa permitiu identificar um curso que se destaca dos demais pelo otimo desempenho e um grupo composto por seis cursos com indicadores em niveis preocupantes. Esse conjunto de cursos deveria merecer atencao especial da instituicao.
id CESGRAN-1_b58f4d63e1f76acde9e06fef1c8e7414
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/814
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas EducacionaisEste estudo propôs indicadores de desempenho para cursos de graduação da Universidade Federal do Espirito Santo, comparando a evolução destes indicadores apos tres anos e fazendo uma analise do perfil dos cursos por similaridade. Foram considerados doze indicadores. O resultado da comparação dos indicadores dos anos de 2011 e 2014 mostrou que apesar do aumento observado no número de discentes diplomados, houve uma piora de desempenho segundo a maioria dos indicadores e um significativo aumento da taxa de evasao e do atraso na integralização. O perfil dos cursos foi tracado por meio do metodo de analise de agrupamentos que abarcou 84 cursos da instituicao e identíficou cinco grupos formados a partir de uma analise simultânea dos indicadores propostos. Essa etapa permitiu identificar um curso que se destaca dos demais pelo otimo desempenho e um grupo composto por seis cursos com indicadores em niveis preocupantes. Esse conjunto de cursos deveria merecer atencao especial da instituicao.Fundação CesgranrioSales Junior, Jaime SouzaCarneiro, Teresa Cristina JanesDias, Taciana de Lemos2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/81410.22347/2175-2753v7i21.814Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 306-3312175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdfAmericasDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:48Zoai:ojs.localhost:article/814Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:48Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
title Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
spellingShingle Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
Sales Junior, Jaime Souza
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas Educacionais
title_short Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
title_full Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
title_fullStr Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
title_full_unstemmed Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
title_sort Indicadores de Desempenho dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espirito Santo: perfil por grupos e analise comparativa no periodo de 2011 a 2014
author Sales Junior, Jaime Souza
author_facet Sales Junior, Jaime Souza
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Dias, Taciana de Lemos
author_role author
author2 Carneiro, Teresa Cristina Janes
Dias, Taciana de Lemos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales Junior, Jaime Souza
Carneiro, Teresa Cristina Janes
Dias, Taciana de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas Educacionais
topic Educação; Planejamento e Avaliação Educacional; Avaliação de Sistemas, Instituicoes, Planos e Programas Educacionais
description Este estudo propôs indicadores de desempenho para cursos de graduação da Universidade Federal do Espirito Santo, comparando a evolução destes indicadores apos tres anos e fazendo uma analise do perfil dos cursos por similaridade. Foram considerados doze indicadores. O resultado da comparação dos indicadores dos anos de 2011 e 2014 mostrou que apesar do aumento observado no número de discentes diplomados, houve uma piora de desempenho segundo a maioria dos indicadores e um significativo aumento da taxa de evasao e do atraso na integralização. O perfil dos cursos foi tracado por meio do metodo de analise de agrupamentos que abarcou 84 cursos da instituicao e identíficou cinco grupos formados a partir de uma analise simultânea dos indicadores propostos. Essa etapa permitiu identificar um curso que se destaca dos demais pelo otimo desempenho e um grupo composto por seis cursos com indicadores em niveis preocupantes. Esse conjunto de cursos deveria merecer atencao especial da instituicao.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814
10.22347/2175-2753v7i21.814
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i21.814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/814/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 306-331
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672324988928