Instagram: entre o excesso de imagens e a fluidez da memória
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7436 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender a relação existente entre imagem e memória no universo do Instagram. Para isso, verificou-se primeiramente o universo da imagem e sua interação com o indivíduo, dialogando com as modificações quanto sua constituição a partir do desenvolvimento da tecnologia, em especial de dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, principais meios pelos quais se pode utilizar o Instagram. Com isso, frisou-se a relação dos indivíduos em Rede, com os atores que atuam em zonas de interconexão, entretanto, percebe-se um encaminhamento para uma relação individualizada com outros atores sociais, onde, os grupos são montados de forma auto-referente e dessa forma, as relações se tornam mais fluidas e menos presenciais. Dessa forma, a memória a partir da relação com a imagem, em especial, das que são oriundas de suportes tecnológicos como, por exemplo, a fotografia também é afetada, pois, o que corresponderia a uma construção de memória coletiva, visto que o ato de recordar através da imagem fotográfica é marcado por esse tipo de relação, do grupo que senta ao redor da imagem para relembrar. No momento atual, quando a imagem passa a ser digital e instantânea, essa relação do grupo se perde e passa dar lugar ao individual, nesse caso a postagem e compartilhamento e ao invés de construir uma memória coletiva, a expectativa é de ser curtido e comentado. Para verificação desse quadro apresentado acima, buscou-se utilizar como recurso metodológico o Discurso do Sujeito Coletivo, elaborado por Fernando Lefrèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefrèvre e tem como princípio construir uma narrativa individual a partir de discursos de uma coletividade, extrai-se elementos de ancoragem e elaboração de um tema central que permeia cada discurso e a partir disso, elabora-se uma fala única, como se o todo se tornasse um só. Como também a pesquisa ressalta a questão do fenômeno da memória a partir da imagem, tem-se como abordagem metodológica a fenomenologia, em especial a de Merleau-Ponty, visto que representa a construção de um imaginário a partir das experiências vividas. A relevância deste trabalho está em ver que há uma relação entre indivíduos que transcende a questão do aparelho e o Instagram se manifesta como suporte que auxilia ao indivíduo explorar sua criatividade em forma de imagens. |
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2017-01-27T12:15:04Z2017-01-27T12:15:04Z2014-06-10AZEVEDO, Thiago Guimarães. Instagram: entre o excesso de imagens e a fluidez da memória. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7436>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7436Este trabalho visa compreender a relação existente entre imagem e memória no universo do Instagram. Para isso, verificou-se primeiramente o universo da imagem e sua interação com o indivíduo, dialogando com as modificações quanto sua constituição a partir do desenvolvimento da tecnologia, em especial de dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, principais meios pelos quais se pode utilizar o Instagram. Com isso, frisou-se a relação dos indivíduos em Rede, com os atores que atuam em zonas de interconexão, entretanto, percebe-se um encaminhamento para uma relação individualizada com outros atores sociais, onde, os grupos são montados de forma auto-referente e dessa forma, as relações se tornam mais fluidas e menos presenciais. Dessa forma, a memória a partir da relação com a imagem, em especial, das que são oriundas de suportes tecnológicos como, por exemplo, a fotografia também é afetada, pois, o que corresponderia a uma construção de memória coletiva, visto que o ato de recordar através da imagem fotográfica é marcado por esse tipo de relação, do grupo que senta ao redor da imagem para relembrar. No momento atual, quando a imagem passa a ser digital e instantânea, essa relação do grupo se perde e passa dar lugar ao individual, nesse caso a postagem e compartilhamento e ao invés de construir uma memória coletiva, a expectativa é de ser curtido e comentado. Para verificação desse quadro apresentado acima, buscou-se utilizar como recurso metodológico o Discurso do Sujeito Coletivo, elaborado por Fernando Lefrèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefrèvre e tem como princípio construir uma narrativa individual a partir de discursos de uma coletividade, extrai-se elementos de ancoragem e elaboração de um tema central que permeia cada discurso e a partir disso, elabora-se uma fala única, como se o todo se tornasse um só. Como também a pesquisa ressalta a questão do fenômeno da memória a partir da imagem, tem-se como abordagem metodológica a fenomenologia, em especial a de Merleau-Ponty, visto que representa a construção de um imaginário a partir das experiências vividas. A relevância deste trabalho está em ver que há uma relação entre indivíduos que transcende a questão do aparelho e o Instagram se manifesta como suporte que auxilia ao indivíduo explorar sua criatividade em forma de imagens.This work aims to understand the relationship between image and memory in the universe of Instagram. For this, we first checked the universe image and its interaction with the individual, dialoguing with the modifications as its constitution from the development of technology, especially mobile devices like Smartphone’s and tablets, the primary means by which one can use the Instagram. With that, he stressed the relationship of individuals to network with actors who work in areas of interconnection, however, we find a referral to an individualized relationship with other social actors, where the groups are assembled self -referential form and thereby, relations become more fluid and less face. Thus, the memory from the relationship with the image, in particular, those which are derived from technological aids such as, photography is also affected, as which corresponds to a construction of collective memory, since the act recalled through the photographic image is marked by this type of relationship, the group sitting around the image to reminisce. At the present moment, when the image becomes digital and instantaneous, this relationship is lost and the group passes lead to the individual, then the posting and sharing, and instead of building a collective memory, the expectation is to be enjoyed and commented. To check this scenario presented above, we attempted to use as a methodological resource Collective Subject Discourse, prepared by Fernando Lefrèvre and Ana Maria Cavalcanti Lefrèvre and is beginning to build a personal narrative from speeches of a collectivity, extract elements anchoring and development of a central theme that permeates every speech and from that, draws up a line only, as if all became one. ABSTRACT: This work aims to understand the relationship between image and memory in the universe of Instagram. For this, we first checked the universe image and its interaction with the individual, dialoguing with the modifications as its constitution from the development of technology, especially mobile devices like Smartphone’s and tablets, the primary means by which one can use the Instagram. With that, he stressed the relationship of individuals to network with actors who work in areas of interconnection, however, we find a referral to an individualized relationship with other social actors, where the groups are assembled self -referential form and thereby, relations become more fluid and less face. Thus, the memory from the relationship with the image, in particular, those which are derived from technological aids such as, photography is also affected, as which corresponds to a construction of collective memory, since the act recalled through the photographic image is marked by this type of relationship, the group sitting around the image to reminisce. At the present moment, when the image becomes digital and instantaneous, this relationship is lost and the group passes lead to the individual, then the posting and sharing, and instead of building a collective memory, the expectation is to be enjoyed and commented. To check this scenario presented above, we attempted to use as a methodological resource Collective Subject Discourse, prepared by Fernando Lefrèvre and Ana Maria Cavalcanti Lefrèvre and is beginning to build a personal narrative from speeches of a collectivity, extract elements anchoring and development of a central theme that permeates every speech and from that, draws up a line only, as if all became one. But also research highlights the issue of the phenomenon of memory from the image, has as a methodological approach to phenomenology, in particular Merleau-Ponty, as is the construction of an imaginary from the experiences. The relevance of this work is to see that there is a relationship between individuals who transcends the issue of the device and Instagram manifests as support that assists the individual to explore their creativity in the form of images.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESInstagramImagemMemóriaRedes sociaisDispositivo móvelInstagram: entre o excesso de imagens e a fluidez da memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSAMPAIO, Valzeli Figueirahttp://lattes.cnpq.br/6142863342585522http://lattes.cnpq.br/1449970976174710AZEVEDO, Thiago Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7436/4/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD54license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7436/5/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7436/6/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7436/7/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD57ORIGINALDissetacao_InstagramExcessoImagens.pdfDissetacao_InstagramExcessoImagens.pdfapplication/pdf7412244http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7436/8/Dissetacao_InstagramExcessoImagens.pdf770a671bcde844aa9d284309ac030eb3MD58TEXTDissetacao_InstagramExcessoImagens.pdf.txtDissetacao_InstagramExcessoImagens.pdf.txtExtracted texttext/plain323820http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7436/9/Dissetacao_InstagramExcessoImagens.pdf.txte6610e0a42f0001a00352761eb62a10cMD592011/74362018-04-25 16:44:30.185oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-04-25T19:44:30Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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