Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino do português para os surdos, utilizando como ferramenta o aplicativo Instagram, considerando o processo de ensino de português como segunda língua para surdos, a aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e redes sociais e a proposição de estratégias de ensino de LP como L2 para surdos. Nosso contexto de pesquisa se deu na instituição do CAS - Centro de Apoio ao Surdo, no Município de Mossoró/RN, acerca do ensino do português através de ferramentas tecnológicas. Foram aplicados questionários através de formulários do Google para os professores de Língua Portuguesa e para os alunos surdos, em que nos questionamentos para os alunos vemos sobre a fluência na LIBRAS, na Língua Portuguesa, nível de escrita, uso das redes, estratégias de ensino para os alunos e para os professores buscamos saber dos materiais utilizados, das estratégias e até mesmo da formação dos professores destes alunos surdos. Mediante consentimento por parte dos sujeitos da pesquisa, o questionário foi aplicado, e, com base nas perspectivas dos professores e alunos surdos, foi elaborada uma página na rede social Instagram, que nos permitiu elaborar conteúdos em Libras e com elementos visuais para o ensino de LP para estes alunos. Percebemos que, embora a estrutura da Libras seja diferente da LP, os surdos que participaram da pesquisa mostraram ter uma boa relação com a escrita, em que nos conteúdos aplicados como: gênero, plural, sinônimos e redação de textos curtos, os alunos surdos participantes da realidade e outros puderam aprender mais o português com estratégias na sua própria língua e possibilitando interação e engajamento nas redes sociais.
id UFER_0d35803fa13612fd4db6200c2d59842d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9462
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais.O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino do português para os surdos, utilizando como ferramenta o aplicativo Instagram, considerando o processo de ensino de português como segunda língua para surdos, a aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e redes sociais e a proposição de estratégias de ensino de LP como L2 para surdos. Nosso contexto de pesquisa se deu na instituição do CAS - Centro de Apoio ao Surdo, no Município de Mossoró/RN, acerca do ensino do português através de ferramentas tecnológicas. Foram aplicados questionários através de formulários do Google para os professores de Língua Portuguesa e para os alunos surdos, em que nos questionamentos para os alunos vemos sobre a fluência na LIBRAS, na Língua Portuguesa, nível de escrita, uso das redes, estratégias de ensino para os alunos e para os professores buscamos saber dos materiais utilizados, das estratégias e até mesmo da formação dos professores destes alunos surdos. Mediante consentimento por parte dos sujeitos da pesquisa, o questionário foi aplicado, e, com base nas perspectivas dos professores e alunos surdos, foi elaborada uma página na rede social Instagram, que nos permitiu elaborar conteúdos em Libras e com elementos visuais para o ensino de LP para estes alunos. Percebemos que, embora a estrutura da Libras seja diferente da LP, os surdos que participaram da pesquisa mostraram ter uma boa relação com a escrita, em que nos conteúdos aplicados como: gênero, plural, sinônimos e redação de textos curtos, os alunos surdos participantes da realidade e outros puderam aprender mais o português com estratégias na sua própria língua e possibilitando interação e engajamento nas redes sociais.64 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesNeto, Vicente de LimaSilva, Tárcia Tamária da CostaOliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de2023-07-13T13:44:03Z2023-07-13T13:44:03Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:31:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9462Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:31:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
title Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
spellingShingle Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais.
title_short Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
title_full Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
title_fullStr Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
title_full_unstemmed Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
title_sort Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
author Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de
author_facet Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco Ebson Gomes
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Neto, Vicente de Lima
Silva, Tárcia Tamária da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais.
description O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino do português para os surdos, utilizando como ferramenta o aplicativo Instagram, considerando o processo de ensino de português como segunda língua para surdos, a aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e redes sociais e a proposição de estratégias de ensino de LP como L2 para surdos. Nosso contexto de pesquisa se deu na instituição do CAS - Centro de Apoio ao Surdo, no Município de Mossoró/RN, acerca do ensino do português através de ferramentas tecnológicas. Foram aplicados questionários através de formulários do Google para os professores de Língua Portuguesa e para os alunos surdos, em que nos questionamentos para os alunos vemos sobre a fluência na LIBRAS, na Língua Portuguesa, nível de escrita, uso das redes, estratégias de ensino para os alunos e para os professores buscamos saber dos materiais utilizados, das estratégias e até mesmo da formação dos professores destes alunos surdos. Mediante consentimento por parte dos sujeitos da pesquisa, o questionário foi aplicado, e, com base nas perspectivas dos professores e alunos surdos, foi elaborada uma página na rede social Instagram, que nos permitiu elaborar conteúdos em Libras e com elementos visuais para o ensino de LP para estes alunos. Percebemos que, embora a estrutura da Libras seja diferente da LP, os surdos que participaram da pesquisa mostraram ter uma boa relação com a escrita, em que nos conteúdos aplicados como: gênero, plural, sinônimos e redação de textos curtos, os alunos surdos participantes da realidade e outros puderam aprender mais o português com estratégias na sua própria língua e possibilitando interação e engajamento nas redes sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
2023-07-13T13:44:03Z
2023-07-13T13:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747463030964224