Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino do português para os surdos, utilizando como ferramenta o aplicativo Instagram, considerando o processo de ensino de português como segunda língua para surdos, a aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e redes sociais e a proposição de estratégias de ensino de LP como L2 para surdos. Nosso contexto de pesquisa se deu na instituição do CAS - Centro de Apoio ao Surdo, no Município de Mossoró/RN, acerca do ensino do português através de ferramentas tecnológicas. Foram aplicados questionários através de formulários do Google para os professores de Língua Portuguesa e para os alunos surdos, em que nos questionamentos para os alunos vemos sobre a fluência na LIBRAS, na Língua Portuguesa, nível de escrita, uso das redes, estratégias de ensino para os alunos e para os professores buscamos saber dos materiais utilizados, das estratégias e até mesmo da formação dos professores destes alunos surdos. Mediante consentimento por parte dos sujeitos da pesquisa, o questionário foi aplicado, e, com base nas perspectivas dos professores e alunos surdos, foi elaborada uma página na rede social Instagram, que nos permitiu elaborar conteúdos em Libras e com elementos visuais para o ensino de LP para estes alunos. Percebemos que, embora a estrutura da Libras seja diferente da LP, os surdos que participaram da pesquisa mostraram ter uma boa relação com a escrita, em que nos conteúdos aplicados como: gênero, plural, sinônimos e redação de textos curtos, os alunos surdos participantes da realidade e outros puderam aprender mais o português com estratégias na sua própria língua e possibilitando interação e engajamento nas redes sociais. |
id |
UFER_0d35803fa13612fd4db6200c2d59842d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9462 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais.O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino do português para os surdos, utilizando como ferramenta o aplicativo Instagram, considerando o processo de ensino de português como segunda língua para surdos, a aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e redes sociais e a proposição de estratégias de ensino de LP como L2 para surdos. Nosso contexto de pesquisa se deu na instituição do CAS - Centro de Apoio ao Surdo, no Município de Mossoró/RN, acerca do ensino do português através de ferramentas tecnológicas. Foram aplicados questionários através de formulários do Google para os professores de Língua Portuguesa e para os alunos surdos, em que nos questionamentos para os alunos vemos sobre a fluência na LIBRAS, na Língua Portuguesa, nível de escrita, uso das redes, estratégias de ensino para os alunos e para os professores buscamos saber dos materiais utilizados, das estratégias e até mesmo da formação dos professores destes alunos surdos. Mediante consentimento por parte dos sujeitos da pesquisa, o questionário foi aplicado, e, com base nas perspectivas dos professores e alunos surdos, foi elaborada uma página na rede social Instagram, que nos permitiu elaborar conteúdos em Libras e com elementos visuais para o ensino de LP para estes alunos. Percebemos que, embora a estrutura da Libras seja diferente da LP, os surdos que participaram da pesquisa mostraram ter uma boa relação com a escrita, em que nos conteúdos aplicados como: gênero, plural, sinônimos e redação de textos curtos, os alunos surdos participantes da realidade e outros puderam aprender mais o português com estratégias na sua própria língua e possibilitando interação e engajamento nas redes sociais.64 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesNeto, Vicente de LimaSilva, Tárcia Tamária da CostaOliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de2023-07-13T13:44:03Z2023-07-13T13:44:03Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:31:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9462Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:31:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
title |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
spellingShingle |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais. |
title_short |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
title_full |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
title_fullStr |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
title_full_unstemmed |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
title_sort |
Português como L2 para surdos: o instagram como ferramenta metodológica de ensino |
author |
Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Francisco Ebson Gomes Sousa, Francisco Ebson Gomes Neto, Vicente de Lima Silva, Tárcia Tamária da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafaele Ramona Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais. |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino de português; Estratégias de ensino para surdos; Instagram; Redes sociais. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias de ensino do português para os surdos, utilizando como ferramenta o aplicativo Instagram, considerando o processo de ensino de português como segunda língua para surdos, a aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e redes sociais e a proposição de estratégias de ensino de LP como L2 para surdos. Nosso contexto de pesquisa se deu na instituição do CAS - Centro de Apoio ao Surdo, no Município de Mossoró/RN, acerca do ensino do português através de ferramentas tecnológicas. Foram aplicados questionários através de formulários do Google para os professores de Língua Portuguesa e para os alunos surdos, em que nos questionamentos para os alunos vemos sobre a fluência na LIBRAS, na Língua Portuguesa, nível de escrita, uso das redes, estratégias de ensino para os alunos e para os professores buscamos saber dos materiais utilizados, das estratégias e até mesmo da formação dos professores destes alunos surdos. Mediante consentimento por parte dos sujeitos da pesquisa, o questionário foi aplicado, e, com base nas perspectivas dos professores e alunos surdos, foi elaborada uma página na rede social Instagram, que nos permitiu elaborar conteúdos em Libras e com elementos visuais para o ensino de LP para estes alunos. Percebemos que, embora a estrutura da Libras seja diferente da LP, os surdos que participaram da pesquisa mostraram ter uma boa relação com a escrita, em que nos conteúdos aplicados como: gênero, plural, sinônimos e redação de textos curtos, os alunos surdos participantes da realidade e outros puderam aprender mais o português com estratégias na sua própria língua e possibilitando interação e engajamento nas redes sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-05 2023-07-13T13:44:03Z 2023-07-13T13:44:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747463030964224 |