Turismo comunitário como sistema de dádivas na Amazônia: uma aliança entre reciprocidade e autonomia na gestão local do turismo em Anã e Coroca, Santarém, PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSIS, Giselle Castro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14713
Resumo: Essa investigação analisou como se estruturam as relações sociais tecidas entre os agentes sociais endógenos das comunidades Anã e Coroca (Santarém/Pa), e as relações que eles estabelecem com agentes exógenos para a oferta do turismo, com a finalidade de identificar a função da autonomia comunitária em iniciativas turísticas protagonizadas por populações locais. A pesquisa de campo foi orientada pelos pressupostos da etnografia antropológica, em três períodos diferentes de imersão nos microcosmos das comunidades, e no macrocosmo formado por Santarém e Alter do Chão. O caminho metodológico de análise dos dados foi construído a partir da concepção de Lanna (2000) sobre a etnografia da troca. O campo mostro qe o turismo institui relações de troca de dádivas ambivalentes (econômicas/simbólicas) entre os agentes sociais internos e desses com agentes externos às comunidades. Esse intercâmbio relacional de dádivas cria uma estrutura de rede social interdependente, sem a qual a experiência de turismo não acontece na comunidade. Ao promover a conexão do microcosmo com o macrocosmo, o turismo gera alianças e sociabilidades de forma sistêmica e complexa, pois existe entre esses ambientes uma dependência recíproca. Portanto, em ambientes sociais que promovam a troca de bens e de sua espiritualidade de forma ambivalente, o turismo pode ser compreendido como uma dádiva e, a dinâmica relacional que ele produz, como um sistema de dádivas. A compreensão da dinâmica dessas relações sociais me permiti inferir qe o trismo comnitrio prod m fato social total na concepo de Mauss (2017). A observação detalhada das iniciativas turísticas de Anã e Coroca revelou que, embora ambas sejam chamadas por turismo de base comunitária (TBC), a base comunitária ou endógena, está ativa, no momento, somente em Coroca. Isso porque, essa comunidade opera suas ações coletivas por meio da reciprocidade. Como a estrutura social que sustenta a autonomia de uma comunidade de processos de dependência, tutela e dominação de agentes externos, a reciprocidade é a responsável por promover a autogestão dos interesses coletivos, como o turismo. Ao identificar a aliança entre reciprocidade e autonomia no microcosmo de Coroca, e sua ausência no microcosmo de Anã, compreendi a função da autonomia, e sua relevância como característica balizadora para reconhecer iniciativas de turismo comunitário, pois não há como referir o protagonismo de uma população local na gestão do turismo se ela não é livre para RESUMO escolher; se não é plenamente capaz de tomar decisões em todos os processos que envolvem a operação turística, os quais ocorrem tanto no seu ambiente endógeno (o comunitário), quanto no exógeno (mercado de viagens). Acredito que a autogestão do turismo comunitário é um caminho possível, desde que as populações locais tenham acesso ao conhecimento e formação técnica para autogerir-se de forma integrada entre suas demandas comunitárias, e as expectativas do mercado de viagens.
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A pesquisa de campo foi orientada pelos pressupostos da etnografia antropológica, em três períodos diferentes de imersão nos microcosmos das comunidades, e no macrocosmo formado por Santarém e Alter do Chão. O caminho metodológico de análise dos dados foi construído a partir da concepção de Lanna (2000) sobre a etnografia da troca. O campo mostro qe o turismo institui relações de troca de dádivas ambivalentes (econômicas/simbólicas) entre os agentes sociais internos e desses com agentes externos às comunidades. Esse intercâmbio relacional de dádivas cria uma estrutura de rede social interdependente, sem a qual a experiência de turismo não acontece na comunidade. Ao promover a conexão do microcosmo com o macrocosmo, o turismo gera alianças e sociabilidades de forma sistêmica e complexa, pois existe entre esses ambientes uma dependência recíproca. Portanto, em ambientes sociais que promovam a troca de bens e de sua espiritualidade de forma ambivalente, o turismo pode ser compreendido como uma dádiva e, a dinâmica relacional que ele produz, como um sistema de dádivas. A compreensão da dinâmica dessas relações sociais me permiti inferir qe o trismo comnitrio prod m fato social total na concepo de Mauss (2017). A observação detalhada das iniciativas turísticas de Anã e Coroca revelou que, embora ambas sejam chamadas por turismo de base comunitária (TBC), a base comunitária ou endógena, está ativa, no momento, somente em Coroca. Isso porque, essa comunidade opera suas ações coletivas por meio da reciprocidade. Como a estrutura social que sustenta a autonomia de uma comunidade de processos de dependência, tutela e dominação de agentes externos, a reciprocidade é a responsável por promover a autogestão dos interesses coletivos, como o turismo. Ao identificar a aliança entre reciprocidade e autonomia no microcosmo de Coroca, e sua ausência no microcosmo de Anã, compreendi a função da autonomia, e sua relevância como característica balizadora para reconhecer iniciativas de turismo comunitário, pois não há como referir o protagonismo de uma população local na gestão do turismo se ela não é livre para RESUMO escolher; se não é plenamente capaz de tomar decisões em todos os processos que envolvem a operação turística, os quais ocorrem tanto no seu ambiente endógeno (o comunitário), quanto no exógeno (mercado de viagens). Acredito que a autogestão do turismo comunitário é um caminho possível, desde que as populações locais tenham acesso ao conhecimento e formação técnica para autogerir-se de forma integrada entre suas demandas comunitárias, e as expectativas do mercado de viagens.This investigation analyzed how the social relations woven between the endogenous social agents of the Anã and Coroca communities (Santarém / PA) are structured, and the relationships they establish with exogenous agents for the tourism offer, in order to identify the function of autonomy community in tourist initiatives led by local populations. The field research was guided by the assumptions of anthropological ethnography, in three different periods of immersion in the communities microcosms and macrocosm formed by Santarém and Alter do Chão. The methodological way of data analsis as bilt from the conception of Lanna (2000) on the ethnograph of echange. The field shoed that torism establishes relations of echange of ambivalent gifts (economic / symbolic) between internal social agents and those with agents external to the communities. This relational exchange of gifts creates an interdependent social network structure, without which the experience of tourism does not happen in the community. By promoting the connection of the microcosm with the macrocosm, tourism generates alliances and sociability in a systemic and complex way, as there is a reciprocal dependence between these environments. Therefore, in social environments that promote the exchange of goods and their spirituality in an ambivalent way, tourism can be understood as a gift and, the relational dynamics that it produces, as a gift system. The understanding of the dynamics of these social relations allowed me to infer that community tourism prodces a total social fact in the conception of Mass (2017). Detailed obseration of the tourist initiatives in Anã and Coroca revealed that, although both are called community-based tourism (TBC), the community or endogenous base is currently active only in Coroca. This is because this community operates its collective actions through reciprocity. As the social structure that sustains the autonomy of a community of dependence, tutelage and domination processes by external agents, reciprocity is responsible for promoting the self-management of collective interests, such as tourism. When identifying the alliance between reciprocity and autonomy in the microcosm of Coroca and its absence in the microcosm of Anã, I understood the function of autonomy and its relevance as a guiding characteristic for recognizing community tourism initiatives, as there is no way to mention the role of a local population in tourism management, if it is not free to choose; if it is not fully capable of making decisions in all the processes that involve the tourism operation, which ABSTRACT occur both in its endogenous environment (the community), as well as in the exogenous environment (travel market). I believe that self-management of community tourism is a possible way, as long as local populations have access to knowledge and technical training to self-manage in an integrated manner between their community demands and the expectations of the travel market.Submitted by Anderson Santos (anderson.conceicao.santos@icsa.ufpa.br) on 2022-09-06T20:36:31Z No. of bitstreams: 2 Tese_TurismoComunitarioComo.pdf: 17070201 bytes, checksum: 9fadc3e69e390a2f6c935eeb392fef1f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Orinete Souza (orinetesouza@hotmail.com) on 2022-09-09T12:40:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_TurismoComunitarioComo.pdf: 17070201 bytes, checksum: 9fadc3e69e390a2f6c935eeb392fef1f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-09T12:40:22Z (GMT). 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