A utilização do software educacional SEARS (Software de educação ambiental sobre Resíduos sólidos) como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem em de ciências ambientais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15077 |
Resumo: | Esta dissertação consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (livro didático) e quantitativa (intervenção didática), desenvolvida com alunos do ensino médio integrado em informática do 1º, 2º e 3º ano do Instituto Federal do Pará Campus Cametá e tem como objetivo analisar a utilização do software SEARS para a contribuição dos processos de ensino e aprendizagem das ciências ambientais com o uso de tecnologias educacionais acerca da destinação final de resíduos sólidos produzidos no município Cametá-Pará. Para a construção dos dados foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário estrutural no Software SEARS utilizando a metodologia da pesquisa ação, que consiste em três fases: Fase exploratória que considera as ações como avaliativas para resolver o problema. Nessa etapa foram planejadas as ações a partir de um diagnóstico da situação: Fase de Ação, execução das ações a partir do roteiro: Fase de avaliação, onde foram apresentados os resultados das ações no contexto da investigação e suas consequências a fim de que possam ser extraídos ensinamentos favoráveis para prosseguir a experiência numa ferramenta tecnológica como o Software educacional SEARS. Os resultados foram organizados em seções distintas de acordo com a séries que foram pesquisadas 1º ano. 2º ano e 3º ano. Como produto foi apresentado uma ferramenta educacional de integração e colaboração através de pré-teste, diagnóstico e pós-teste. O software SEARS de própria autoria, também se classifica como um software livre e ficará disponível para auxiliar professores e pesquisadores gerenciado pela professora/pesquisadora. Os dados analisados foram recolhidos no banco de dados do Software Sears para análise do pré-teste e do pós-teste aplicados durante a intervenção didática com a utilização do software. O resultado final proporcionou alta adequação didática quando foi aplicado no 2º e 3º ano e não tão bem concebida para o 1º ano, talvez pelo fato da turma não está dominando completamente as tecnologias educacionais que sendo utilizados no ensino remoto, devido a pandemia do novo Corona vírus. |
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2022-12-06T12:13:04Z2022-12-06T12:13:04Z2022-02-24MONTEIRO, Elizete Neres. A utilização do software educacional SEARS (Software de educação ambiental sobre Resíduos sólidos) como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem em de ciências ambientais. Orientador: Davis Castro dos Santos. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15077 . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15077Esta dissertação consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (livro didático) e quantitativa (intervenção didática), desenvolvida com alunos do ensino médio integrado em informática do 1º, 2º e 3º ano do Instituto Federal do Pará Campus Cametá e tem como objetivo analisar a utilização do software SEARS para a contribuição dos processos de ensino e aprendizagem das ciências ambientais com o uso de tecnologias educacionais acerca da destinação final de resíduos sólidos produzidos no município Cametá-Pará. Para a construção dos dados foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário estrutural no Software SEARS utilizando a metodologia da pesquisa ação, que consiste em três fases: Fase exploratória que considera as ações como avaliativas para resolver o problema. Nessa etapa foram planejadas as ações a partir de um diagnóstico da situação: Fase de Ação, execução das ações a partir do roteiro: Fase de avaliação, onde foram apresentados os resultados das ações no contexto da investigação e suas consequências a fim de que possam ser extraídos ensinamentos favoráveis para prosseguir a experiência numa ferramenta tecnológica como o Software educacional SEARS. Os resultados foram organizados em seções distintas de acordo com a séries que foram pesquisadas 1º ano. 2º ano e 3º ano. Como produto foi apresentado uma ferramenta educacional de integração e colaboração através de pré-teste, diagnóstico e pós-teste. O software SEARS de própria autoria, também se classifica como um software livre e ficará disponível para auxiliar professores e pesquisadores gerenciado pela professora/pesquisadora. Os dados analisados foram recolhidos no banco de dados do Software Sears para análise do pré-teste e do pós-teste aplicados durante a intervenção didática com a utilização do software. O resultado final proporcionou alta adequação didática quando foi aplicado no 2º e 3º ano e não tão bem concebida para o 1º ano, talvez pelo fato da turma não está dominando completamente as tecnologias educacionais que sendo utilizados no ensino remoto, devido a pandemia do novo Corona vírus.This dissertation consists of an action research with a qualitative approach (textbook) and quantitative approach (didactic intervention), developed with high school students integrated in informatics from the 1st, 2nd and 3rd year of the Instituto Federal do Pará Campus Cametá and aims to analyze the use of SEARS software as a means of contributing to the teaching and learning processes of environmental sciences from the use of educational technologies approaching the teaching of environmental sciences and discussions on the final destination of solid waste produced in the municipality of Cametá-Pará. For the construction of preliminary data, a structural questionnaire was used in the SEARS Software using the action research methodology, which consists of three phases. Exploratory phase that considers actions as evaluative to solve the problem. At this stage, actions were planned based on a diagnosis of the situation. Action Phase, execution of actions from the script. Evaluation phase, where the results of the actions in the context of the investigation and their consequences were presented so that favorable lessons can be extracted to continue the experience in a technological tool such as the SEARS educational software. The results were organized into distinct sections according to the series to be researched 1st year. 2nd year and 3rd year. As a product, an educational tool for integration and collaboration was presented through pre-test, diagnosis and post-test. The self-authored SEARS software is also classified as free software and will be available to help teachers and researchers managed by the teacher/researcher. The studies were applied in three classes of the Instituto Federal do Para Campus Cametá, the analyzed data were collected in the Sears Software database for analysis of the pre-test and post-test applied during the didactic intervention with the use of the software. The diagnosis provided high didactic suitability when it was applied in the 2nd and 3rd year and not so well conceived for the 1st year, perhaps because the class is not completely mastering the educational technologies being used in remote teaching, due to the new Corona virus pandemic.Submitted by Hyago Baia (hyago.baia@icsa.ufpa.br) on 2022-11-30T14:16:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_utilizacaoSoftwareEducacional.pdf: 3494968 bytes, checksum: cd61a1db644121f5eeb822793ab1bab8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Teo Calumby (teocalumby@ufpa.br) on 2022-12-06T12:13:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_utilizacaoSoftwareEducacional.pdf: 3494968 bytes, checksum: cd61a1db644121f5eeb822793ab1bab8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-06T12:13:04Z (GMT). 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