Qualidades intrínsecas para inovação de produtos em piso e revestimento de cerâmica vermelha do APL de São Miguel do Guamá
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3562 |
Resumo: | A presente dissertação representa uma contribuição na resolução de problema de inovação de produtos na indústria de cerâmica vermelha no Município de São Miguel do Guamá, no Estado do Pará. Apresenta-se uma metodologia, baseada na estratégia do QFD (Desdobramento da Função Qualidade), que associa os requisitos dos consumidores na elaboração dos projetos do produto e dos processos de produção. A falta de conhecimento dos produtos ou serviços a serem vendidos é uma das principais (e óbvias) razões do fracasso de pequenas empresas varejistas e de serviços. No atual nível de competitividade, a informação é o elemento fundamental para o sucesso empresarial e adaptação ao mercado, não só no sentido de obter e acumular estas informações, mas também de saber interpretá-las e utilizálas adequadamente e de forma criativa. A qualidade do produto é avaliada tanto no aspecto interno (especificações técnicas) quanto no aspecto externo (qualidades exigidas pelos clientes). A pesquisa mostra, além da realidade que vive o setor das indústrias de cerâmica, a importância e os atributos da qualidade definidos pelos consumidores relativo as cerâmicas vermelhas. O trabalho também mostra os resultados da aplicação da metodologia em uma das empresas do setor, mediante o desdobramentos da qualidade exigida, estabelece a qualidade planejada. |
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2013-03-15T17:22:29Z2013-03-15T17:22:29Z2008MENDES, Adriana de Nazaré Moraes Mendes de. Qualidades intrínsecas para inovação de produtos em piso e revestimento de cerâmica vermelha do APL de São Miguel do Guamá. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3562A presente dissertação representa uma contribuição na resolução de problema de inovação de produtos na indústria de cerâmica vermelha no Município de São Miguel do Guamá, no Estado do Pará. Apresenta-se uma metodologia, baseada na estratégia do QFD (Desdobramento da Função Qualidade), que associa os requisitos dos consumidores na elaboração dos projetos do produto e dos processos de produção. A falta de conhecimento dos produtos ou serviços a serem vendidos é uma das principais (e óbvias) razões do fracasso de pequenas empresas varejistas e de serviços. No atual nível de competitividade, a informação é o elemento fundamental para o sucesso empresarial e adaptação ao mercado, não só no sentido de obter e acumular estas informações, mas também de saber interpretá-las e utilizálas adequadamente e de forma criativa. A qualidade do produto é avaliada tanto no aspecto interno (especificações técnicas) quanto no aspecto externo (qualidades exigidas pelos clientes). A pesquisa mostra, além da realidade que vive o setor das indústrias de cerâmica, a importância e os atributos da qualidade definidos pelos consumidores relativo as cerâmicas vermelhas. O trabalho também mostra os resultados da aplicação da metodologia em uma das empresas do setor, mediante o desdobramentos da qualidade exigida, estabelece a qualidade planejada.This dissertation represents a contribution in solving the problem of innovation of products in the red ceramic industry in São Miguel do Guamá, state of Pará. It is a methodology, based on the strategy of QFD (Quality Function Deployment) which combines the requirements of consumers in the preparation of the product designs and production processes. The lack of knowledge of products or services to be sold is a major (and obvious) reasons for the failure of small retailers and services. In the current level of competitiveness, information is the key to business success and adapt to the market, not only to obtain and collect this information, but also to learn to interpret them and use them properly and in a creative way. The product quality is assessed both in terms of internal (technical) and the external aspect (quality required by customers). Research shows, in addition to the living reality of the industry of ceramics industries, the importance and attributes of quality defined by consumers on the red tiles. The work also shows the application of a methodology for companies in the sector through unfolding of the required quality, the quality is down planned.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFPABrasilInstituto de TecnologiaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADEQualidade do produtoIndústria cerâmicaCerâmica vermelhaRevestimentoPisoArranjo Produtivo LocalSão Miguel do Guamá - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraQualidades intrínsecas para inovação de produtos em piso e revestimento de cerâmica vermelha do APL de São Miguel do Guamáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisICHIHARA, Jorge de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5726366418302065http://lattes.cnpq.br/0673588495461020MENDES, Adriana de Nazaré Moraes Mendes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_QualidadesIntrisecasInovacao.pdfDissertacao_QualidadesIntrisecasInovacao.pdfapplication/pdf2658717http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3562/1/Dissertacao_QualidadesIntrisecasInovacao.pdff6ed6dc151fdfcc9b5b6117489a8375eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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