CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538 |
Resumo: | A cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola. |
id |
UFPB-11_167d84f74d5e5f1f0cae3ae5b78a2182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17538 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃOA cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola. Editora da UFPB2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 110-119Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 110-119Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 110-1192359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538/10060Faheina, Evelyn Fernandes Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:52:40Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17538Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:52:40Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
title |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo |
title_short |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
title_full |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
title_sort |
CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO |
author |
Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo |
author_facet |
Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo |
description |
A cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538/10060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 110-119 Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 110-119 Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 110-119 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908285259776 |