CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538
Resumo: A cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola.
id UFPB-11_167d84f74d5e5f1f0cae3ae5b78a2182
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17538
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃOA cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola. Editora da UFPB2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 110-119Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 110-119Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 110-1192359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538/10060Faheina, Evelyn Fernandes Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:52:40Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17538Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:52:40Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
title CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
spellingShingle CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo
title_short CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
title_full CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
title_fullStr CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
title_sort CULTURA VISUAL, CINEMA E EDUCAÇÃO
author Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo
author_facet Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo
description A cultura visual tem se apresentado, na contemporaneidade, como um campo de estudos transdisciplinar, cuja referencialidade encontra espaço em áreas diversas do conhecimento, como a Educação, a Arte, a História, os Estudos Culturais, a Psicanálise, a Antropologia etc.. Tal abertura epistêmica tem organizado o campo de estudos em questão, a partir de uma compreensão crítica de seu papel social e das relações de poder estabelecidas entre sujeitos que assumem a posição de construtores da cultura visual. Essa abordagem tem requerido da escola e, principalmente, de educadores uma mudança estrutural que reflete na forma de organizar e comunicar o conhecimento. Este trabalho reflete sobre as possibilidades do fazer pedagógico, na perspectiva da cultura visual. Enfatiza que os educadores precisam estar atentos aos objetos da cultura visual que fazem parte das vivências dos estudantes: imagens impressas ou veiculadas em revistas, jornais, programas de televisão e computador; roupas, jogos etc., com destaque para o cinema como eixo mediador do conhecimento. Constitui foco central do debate a reflexão sobre como as imagens cinematográficas participam da construção de saberes que circulam na escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17538/10060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 110-119
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 110-119
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 110-119
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908285259776