O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531 |
Resumo: | Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte. |
id |
UFPB-11_1698ac138918508c4e51be9125ad2cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17531 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONALParte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte. Editora da UFPB2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 20-34Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 20-34Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 20-342359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531/10054Araújo, Alberto Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:52:40Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17531Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:52:40Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
title |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL Araújo, Alberto Filipe |
title_short |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
title_full |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
title_sort |
O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe |
description |
Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531/10054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 20-34 Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 20-34 Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 20-34 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908277919744 |