O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531
Resumo: Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte.
id UFPB-11_1698ac138918508c4e51be9125ad2cc0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17531
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONALParte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte. Editora da UFPB2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 20-34Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 20-34Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 20-342359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531/10054Araújo, Alberto Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:52:40Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17531Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:52:40Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
title O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
spellingShingle O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
Araújo, Alberto Filipe
title_short O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
title_full O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
title_fullStr O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
title_sort O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
description Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17531/10054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 20-34
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 20-34
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 20-34
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908277919744