A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435 |
Resumo: | O texto analisa as políticas públicas de educação superior no Brasil no contexto da globalização, focando a expansão e a diversificação das instituições de educação superior e os processos de [in]exclusão das camadas populares em meio às lutas pelo acesso e democratização nesta modalidade de educação. Caracteriza as lutas pelo acesso a educação superior como históricas, explicitando as influências das políticas neoliberais, dos organismos internacionais de financiamento no contexto da sociedade do capital em que os marcos são a reforma do estado e a LDB n° 9.394/96 que classifica as instituições de ensino superior por funções favorecendo a expansão do setor privado. Essa premissa é constatada a partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior - Brasil, Nordeste e Paraíba - no período de 1996-2006 em que se demonstra a expansão da educação superior pela via de instituições isoladas de ensino do setor privado em contradição ao modelo universitário público. Palavras Chaves: Educação Superior. Acesso e democratização. Inclusão-exclusão. |
id |
UFPB-11_3c949b8faa6c4ac0ad5aa3e18a4c193b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20435 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARESO texto analisa as políticas públicas de educação superior no Brasil no contexto da globalização, focando a expansão e a diversificação das instituições de educação superior e os processos de [in]exclusão das camadas populares em meio às lutas pelo acesso e democratização nesta modalidade de educação. Caracteriza as lutas pelo acesso a educação superior como históricas, explicitando as influências das políticas neoliberais, dos organismos internacionais de financiamento no contexto da sociedade do capital em que os marcos são a reforma do estado e a LDB n° 9.394/96 que classifica as instituições de ensino superior por funções favorecendo a expansão do setor privado. Essa premissa é constatada a partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior - Brasil, Nordeste e Paraíba - no período de 1996-2006 em que se demonstra a expansão da educação superior pela via de instituições isoladas de ensino do setor privado em contradição ao modelo universitário público. Palavras Chaves: Educação Superior. Acesso e democratização. Inclusão-exclusão.Editora da UFPB2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 114-131Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 114-131Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 114-1312359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435/11304Jezine, Edineideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:55:19Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20435Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:55:19Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
title |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
spellingShingle |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES Jezine, Edineide |
title_short |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
title_full |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
title_fullStr |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
title_full_unstemmed |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
title_sort |
A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES |
author |
Jezine, Edineide |
author_facet |
Jezine, Edineide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jezine, Edineide |
description |
O texto analisa as políticas públicas de educação superior no Brasil no contexto da globalização, focando a expansão e a diversificação das instituições de educação superior e os processos de [in]exclusão das camadas populares em meio às lutas pelo acesso e democratização nesta modalidade de educação. Caracteriza as lutas pelo acesso a educação superior como históricas, explicitando as influências das políticas neoliberais, dos organismos internacionais de financiamento no contexto da sociedade do capital em que os marcos são a reforma do estado e a LDB n° 9.394/96 que classifica as instituições de ensino superior por funções favorecendo a expansão do setor privado. Essa premissa é constatada a partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior - Brasil, Nordeste e Paraíba - no período de 1996-2006 em que se demonstra a expansão da educação superior pela via de instituições isoladas de ensino do setor privado em contradição ao modelo universitário público. Palavras Chaves: Educação Superior. Acesso e democratização. Inclusão-exclusão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20435/11304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 114-131 Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 114-131 Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 114-131 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908791721984 |