O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Aníbal Menezes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230
Resumo: É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo. Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.
id UFPB-11_5d364434e6d3f5cc80b83d73c5775829
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20230
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOSÉ inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo. Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 222-238Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 222-238Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 222-2382359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230/11253Maciel, Aníbal Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20230Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
title O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
spellingShingle O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
Maciel, Aníbal Menezes
title_short O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
title_full O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
title_fullStr O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
title_sort O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
author Maciel, Aníbal Menezes
author_facet Maciel, Aníbal Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Aníbal Menezes
description É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo. Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230/11253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 222-238
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 222-238
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 222-238
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908778090496