O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230 |
Resumo: | É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo. Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática. |
id |
UFPB-11_5d364434e6d3f5cc80b83d73c5775829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20230 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOSÉ inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo. Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 222-238Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 222-238Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 222-2382359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230/11253Maciel, Aníbal Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20230Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
title |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS Maciel, Aníbal Menezes |
title_short |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
title_full |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS |
author |
Maciel, Aníbal Menezes |
author_facet |
Maciel, Aníbal Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Aníbal Menezes |
description |
É inquestionável o uso e a importância da imagem no mundo atual em função do grande desenvolvimento tecnológico atingido pela humanidade. Os mais diversos profissionais já se conscientizaram dessa realidade. No entanto, o educador, ainda preso ao paradigma da escrita, parece que não se deu conta inteiramente de tal fenômeno, das suas possibilidades e potencialidades pedagógicas. Esse fato é por nós comprovado através da análise de uma coleção de Matemática para o ensino de jovens e adultos. O avanço tímido do uso da imagem como recurso pedagógico na construção do conhecimento de uma maneira geral e aqui especificamente de Matemática não condiz com o seu real significado e valor como elemento constitutivo e representacional da sociedade, apesar do uso vasto de outros tipos de signo no ensino de Matemática. O presente artigo reflete sobre a presença, de uma maneira particular, mas no contexto do uso da imagem, da importância da fotografia como elemento construtivo de conhecimento e verifica o seu uso no livro didático, a qual é apresentada muito mais no seu caráter ilustrativo. Palavras-chave: Imagem fotográfica. Jovens e adultos. Livro didático. Ensino de matemática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20230/11253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 222-238 Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 222-238 Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 222-238 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908778090496 |