O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Kátia Ariane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306
Resumo: Este artigo analisa as estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais no sujeito cego, a partir dos aspectos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi e outros pesquisadores da área. É intuito oferecer uma possibilidade à compreensão das singularidades que dizem respeito à referenciação em sujeitos cegos. Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao se interpretar o processo referencial do indivíduo, acionam-se conceitos de domínios cognitivos, além de mentais. Os resultados alcançados fortalecem a proposta sustentada por Marcuschi de que a interação é parte fundamental no processo de referenciação entre os sujeitos.
id UFPB-11_820690cc3089470bed4b2593baf8253f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/19306
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASOEste artigo analisa as estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais no sujeito cego, a partir dos aspectos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi e outros pesquisadores da área. É intuito oferecer uma possibilidade à compreensão das singularidades que dizem respeito à referenciação em sujeitos cegos. Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao se interpretar o processo referencial do indivíduo, acionam-se conceitos de domínios cognitivos, além de mentais. Os resultados alcançados fortalecem a proposta sustentada por Marcuschi de que a interação é parte fundamental no processo de referenciação entre os sujeitos.Editora da UFPB2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 175-187Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 175-187Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 175-1872359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/12602https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/24962da Silva, Kátia Arianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:00Zoai:periodicos.ufpb.br:article/19306Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
title O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
spellingShingle O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
da Silva, Kátia Ariane
title_short O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
title_full O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
title_fullStr O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
title_sort O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
author da Silva, Kátia Ariane
author_facet da Silva, Kátia Ariane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Kátia Ariane
description Este artigo analisa as estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais no sujeito cego, a partir dos aspectos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi e outros pesquisadores da área. É intuito oferecer uma possibilidade à compreensão das singularidades que dizem respeito à referenciação em sujeitos cegos. Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao se interpretar o processo referencial do indivíduo, acionam-se conceitos de domínios cognitivos, além de mentais. Os resultados alcançados fortalecem a proposta sustentada por Marcuschi de que a interação é parte fundamental no processo de referenciação entre os sujeitos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/12602
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/24962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 175-187
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 175-187
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 175-187
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908742438912