O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306 |
Resumo: | Este artigo analisa as estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais no sujeito cego, a partir dos aspectos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi e outros pesquisadores da área. É intuito oferecer uma possibilidade à compreensão das singularidades que dizem respeito à referenciação em sujeitos cegos. Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao se interpretar o processo referencial do indivíduo, acionam-se conceitos de domínios cognitivos, além de mentais. Os resultados alcançados fortalecem a proposta sustentada por Marcuschi de que a interação é parte fundamental no processo de referenciação entre os sujeitos. |
id |
UFPB-11_820690cc3089470bed4b2593baf8253f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/19306 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASOEste artigo analisa as estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais no sujeito cego, a partir dos aspectos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi e outros pesquisadores da área. É intuito oferecer uma possibilidade à compreensão das singularidades que dizem respeito à referenciação em sujeitos cegos. Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao se interpretar o processo referencial do indivíduo, acionam-se conceitos de domínios cognitivos, além de mentais. Os resultados alcançados fortalecem a proposta sustentada por Marcuschi de que a interação é parte fundamental no processo de referenciação entre os sujeitos.Editora da UFPB2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 175-187Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 175-187Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 175-1872359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/12602https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/24962da Silva, Kátia Arianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:00Zoai:periodicos.ufpb.br:article/19306Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
title |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO da Silva, Kátia Ariane |
title_short |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
title_full |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
title_sort |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO |
author |
da Silva, Kátia Ariane |
author_facet |
da Silva, Kátia Ariane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Kátia Ariane |
description |
Este artigo analisa as estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais no sujeito cego, a partir dos aspectos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi e outros pesquisadores da área. É intuito oferecer uma possibilidade à compreensão das singularidades que dizem respeito à referenciação em sujeitos cegos. Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao se interpretar o processo referencial do indivíduo, acionam-se conceitos de domínios cognitivos, além de mentais. Os resultados alcançados fortalecem a proposta sustentada por Marcuschi de que a interação é parte fundamental no processo de referenciação entre os sujeitos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/12602 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19306/24962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): RTE (July.-Dec.); 175-187 Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2014): RTE (jul.-dic.); 175-187 Revista Temas em Educação; v. 23 n. 2 (2014): RTE (jul.-dez.); 175-187 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908742438912 |