A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre a construção da educação de qualidade e a formação dos professores em geral, e em particular, sobre a formação dos professores que ensinam Matemática. Aborda-se o percurso dessa formação, imbricado em diferentes aspectos e ancorado em dois paradigmas que coexistem nas práticas pedagógicas e nas matrizes de cursos de formação docente: o paradigma conservador objetivista e o paradigma inovador subjetivista. Além de uma análise crítica a esses dois paradigmas, este artigo propõe a construção de eixos que contemplem a dimensão qualitativa da formação de professores, suas possibilidades e desafios na prática pedagógica. Palavras-chave: Formação docente. Formação de professores que ensinam matemática. Educação de qualidade. |
id |
UFPB-11_858fa022e7dd752eb79bb617f5a26424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20442 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADEEste artigo apresenta reflexões sobre a construção da educação de qualidade e a formação dos professores em geral, e em particular, sobre a formação dos professores que ensinam Matemática. Aborda-se o percurso dessa formação, imbricado em diferentes aspectos e ancorado em dois paradigmas que coexistem nas práticas pedagógicas e nas matrizes de cursos de formação docente: o paradigma conservador objetivista e o paradigma inovador subjetivista. Além de uma análise crítica a esses dois paradigmas, este artigo propõe a construção de eixos que contemplem a dimensão qualitativa da formação de professores, suas possibilidades e desafios na prática pedagógica. Palavras-chave: Formação docente. Formação de professores que ensinam matemática. Educação de qualidade.Editora da UFPB2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 220-244Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 220-244Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 220-2442359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442/11309Cruz, Fatima Maria LeiteMonteiro, Carlos Eduardo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:55:19Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20442Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:55:19Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Cruz, Fatima Maria Leite |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
author |
Cruz, Fatima Maria Leite |
author_facet |
Cruz, Fatima Maria Leite Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Fatima Maria Leite Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira |
description |
Este artigo apresenta reflexões sobre a construção da educação de qualidade e a formação dos professores em geral, e em particular, sobre a formação dos professores que ensinam Matemática. Aborda-se o percurso dessa formação, imbricado em diferentes aspectos e ancorado em dois paradigmas que coexistem nas práticas pedagógicas e nas matrizes de cursos de formação docente: o paradigma conservador objetivista e o paradigma inovador subjetivista. Além de uma análise crítica a esses dois paradigmas, este artigo propõe a construção de eixos que contemplem a dimensão qualitativa da formação de professores, suas possibilidades e desafios na prática pedagógica. Palavras-chave: Formação docente. Formação de professores que ensinam matemática. Educação de qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442/11309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 220-244 Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 220-244 Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 220-244 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908802207744 |