História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901
Resumo: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894
id UFSC_8e9affc4105dd65400ba9f9ce7eadeb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204901
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam MatemáticaHistória da Educação MatemáticaDisciplina acadêmicaFormação de professoresDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894Objetiva-se discutir o papel da História da educação matemática(HEM) na formação de professores que ensinam matemática a partir da inserção desse saber como uma disciplina em cursos de graduação e pós-graduação. Essa perspectiva disciplinar é defendida não só pela importância de tal conhecimento na formação, mas também como elemento de consolidação e fortalecimento do campo de investigação. Nesta direção pretende-se mostrar a relevância da exploração, em nível de ensino, dos conhecimentos já produzidos no domínio da pesquisa para a formação do professor que ensina matemática. Algumas questões norteadoras do texto podem ser sintetizadas em: que conhecimentos já produzidos em HEM são relevantes para a formação inicial dos professores que ensinam Matemática? Que referências bibliográficas estão disponíveis e podem ser adotadas nesses cursos? Qual o papel dos pesquisadores na perspectiva de contribuir para o estabelecimento de espaços institucionais nos cursos de formação de professores que ensinam matemática?Cadernos de História da Educação2020-03-17T18:44:32Z2020-03-17T18:44:32Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017.1982-7806https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901Oliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:44:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:44:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
title História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
spellingShingle História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
História da Educação Matemática
Disciplina acadêmica
Formação de professores
title_short História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
title_full História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
title_fullStr História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
title_full_unstemmed História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
title_sort História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author_facet Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Disciplina acadêmica
Formação de professores
topic História da Educação Matemática
Disciplina acadêmica
Formação de professores
description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2020-03-17T18:44:32Z
2020-03-17T18:44:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017.
1982-7806
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017.
1982-7806
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652308801650688