História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901 |
Resumo: | Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894 |
id |
UFSC_8e9affc4105dd65400ba9f9ce7eadeb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204901 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam MatemáticaHistória da Educação MatemáticaDisciplina acadêmicaFormação de professoresDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894Objetiva-se discutir o papel da História da educação matemática(HEM) na formação de professores que ensinam matemática a partir da inserção desse saber como uma disciplina em cursos de graduação e pós-graduação. Essa perspectiva disciplinar é defendida não só pela importância de tal conhecimento na formação, mas também como elemento de consolidação e fortalecimento do campo de investigação. Nesta direção pretende-se mostrar a relevância da exploração, em nível de ensino, dos conhecimentos já produzidos no domínio da pesquisa para a formação do professor que ensina matemática. Algumas questões norteadoras do texto podem ser sintetizadas em: que conhecimentos já produzidos em HEM são relevantes para a formação inicial dos professores que ensinam Matemática? Que referências bibliográficas estão disponíveis e podem ser adotadas nesses cursos? Qual o papel dos pesquisadores na perspectiva de contribuir para o estabelecimento de espaços institucionais nos cursos de formação de professores que ensinam matemática?Cadernos de História da Educação2020-03-17T18:44:32Z2020-03-17T18:44:32Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017.1982-7806https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901Oliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-17T18:44:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-17T18:44:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
title |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
spellingShingle |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática Oliveira, Maria Cristina Araújo de História da Educação Matemática Disciplina acadêmica Formação de professores |
title_short |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
title_full |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
title_fullStr |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
title_full_unstemmed |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
title_sort |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
author |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
author_facet |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Disciplina acadêmica Formação de professores |
topic |
História da Educação Matemática Disciplina acadêmica Formação de professores |
description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09 2020-03-17T18:44:32Z 2020-03-17T18:44:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017. 1982-7806 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017. 1982-7806 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652308801650688 |