O EMBATE ENTRE ARTES LIBERAIS E ARTES MECÂNICAS E O DISCURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18898 |
Resumo: | Este artigo resulta dos estudos históricos em Educação Social, produto de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A problemática gira em torno do discurso sobre a educação profissional que se fez no Brasil em fins do século XIX e início do século XX e sua relação com a ordem pública, que também se alinha à ideia de civilidade, democracia, modernidade e progresso. A hipótese é que a educação profissional no Brasil como via de inserção do “desvalido da fortuna” ao meio social teve como pano de fundo o ideal desenvolvimentista do País. Subjacente a essa ideia, articulam-se o embate entre artes liberais e artes mecânicas que, desde os tempos clássicos, estigmatizou o saber manual, no Brasil marcado por um longo período de escravidão, e a educação social como meio de se “aplacar” a pobreza, aumentando a possibilidade, aos pobres, de melhores condições de vida por meio do sustento pelo trabalho. |
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O EMBATE ENTRE ARTES LIBERAIS E ARTES MECÂNICAS E O DISCURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XXEste artigo resulta dos estudos históricos em Educação Social, produto de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A problemática gira em torno do discurso sobre a educação profissional que se fez no Brasil em fins do século XIX e início do século XX e sua relação com a ordem pública, que também se alinha à ideia de civilidade, democracia, modernidade e progresso. A hipótese é que a educação profissional no Brasil como via de inserção do “desvalido da fortuna” ao meio social teve como pano de fundo o ideal desenvolvimentista do País. Subjacente a essa ideia, articulam-se o embate entre artes liberais e artes mecânicas que, desde os tempos clássicos, estigmatizou o saber manual, no Brasil marcado por um longo período de escravidão, e a educação social como meio de se “aplacar” a pobreza, aumentando a possibilidade, aos pobres, de melhores condições de vida por meio do sustento pelo trabalho.Editora da UFPB2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18898Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 160-168Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 160-168Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 160-1682359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18898/11425Silva, Maxwel F.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18898Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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