RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos-Lobato, Edienny
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reis, Giovana Silva Correa, Domingues, Robson José de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191
Resumo: A Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas.
id UFPB-11_9c32f278165db6205122e49e48cd1f02
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/66191
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internatoReconhecimento de habilidades em Medicina do Estilo de Vida: : do ciclo clínico ao internatoestilo de vidaeducação médicanutrição saudávelabandono do tabagismoexercício físicoA Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas.Editora da UFPB2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6619110.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191Revista Temas em Educação; Vol. 33 No. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414Revista Temas em Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414Revista Temas em Educação; v. 33 n. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3312024142359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191/38708Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos-Lobato, EdiennyReis, Giovana Silva Correa Domingues, Robson José de Souza2023-12-18T18:48:25Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66191Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-12-18T18:48:25Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
Reconhecimento de habilidades em Medicina do Estilo de Vida: : do ciclo clínico ao internato
title RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
spellingShingle RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
Santos-Lobato, Edienny
estilo de vida
educação médica
nutrição saudável
abandono do tabagismo
exercício físico
title_short RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
title_full RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
title_fullStr RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
title_full_unstemmed RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
title_sort RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
author Santos-Lobato, Edienny
author_facet Santos-Lobato, Edienny
Reis, Giovana Silva Correa
Domingues, Robson José de Souza
author_role author
author2 Reis, Giovana Silva Correa
Domingues, Robson José de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos-Lobato, Edienny
Reis, Giovana Silva Correa
Domingues, Robson José de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv estilo de vida
educação médica
nutrição saudável
abandono do tabagismo
exercício físico
topic estilo de vida
educação médica
nutrição saudável
abandono do tabagismo
exercício físico
description A Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191
10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191/38708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 33 No. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414
Revista Temas em Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414
Revista Temas em Educação; v. 33 n. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908186693632