RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191 |
Resumo: | A Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas. |
id |
UFPB-11_9c32f278165db6205122e49e48cd1f02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/66191 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internatoReconhecimento de habilidades em Medicina do Estilo de Vida: : do ciclo clínico ao internatoestilo de vidaeducação médicanutrição saudávelabandono do tabagismoexercício físicoA Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas.Editora da UFPB2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6619110.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191Revista Temas em Educação; Vol. 33 No. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414Revista Temas em Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414Revista Temas em Educação; v. 33 n. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3312024142359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191/38708Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos-Lobato, EdiennyReis, Giovana Silva Correa Domingues, Robson José de Souza2023-12-18T18:48:25Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66191Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-12-18T18:48:25Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato Reconhecimento de habilidades em Medicina do Estilo de Vida: : do ciclo clínico ao internato |
title |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato |
spellingShingle |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato Santos-Lobato, Edienny estilo de vida educação médica nutrição saudável abandono do tabagismo exercício físico |
title_short |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato |
title_full |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato |
title_fullStr |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato |
title_full_unstemmed |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato |
title_sort |
RECOGNITION OF SKILLS IN LIFESTYLE MEDICINE: FROM CLINICAL CYCLE TO INTERNSHIP: do ciclo clínico ao internato |
author |
Santos-Lobato, Edienny |
author_facet |
Santos-Lobato, Edienny Reis, Giovana Silva Correa Domingues, Robson José de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Giovana Silva Correa Domingues, Robson José de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos-Lobato, Edienny Reis, Giovana Silva Correa Domingues, Robson José de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estilo de vida educação médica nutrição saudável abandono do tabagismo exercício físico |
topic |
estilo de vida educação médica nutrição saudável abandono do tabagismo exercício físico |
description |
A Medicina do Estilo de Vida (MEV) baseia-se no aconselhamento médico sobre a adoção de um estilo de vida saudável para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas, sendo imprescindível implementá-la na educação médica. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o reconhecimento de habilidades em MEV por estudantes de medicina, comparando entre etapa clínica e internato. Foi realizado um estudo observacional e transversal, de abordagem quantitativa, com estudantes do curso de medicina de três instituições de ensino com a aplicação de um questionário sobre experiência em MEV. Como resultado observou-se que a maioria dos estudantes eram familiarizados com a prática de MEV, entretanto os níveis de experiência e grau de confiança variaram significativamente. Houve menores níveis de confiança acerca do aconselhamento sobre sono e redução de confiança entre estudantes da etapa clínica e internato nas habilidades em cessação do tabagismo. Em geral, discentes do curso de medicina possuem conhecimentos no que concerne às orientações de hábitos saudáveis, entretanto a profundidade do conhecimento no que concerne às habilidades práticas são relativas. Nesse sentido, a inclusão de competências voltadas para essas lacunas de conhecimento poderia auxiliar na formação de médicos generalistas focados na prevenção e manejo de doenças crônicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191 |
identifier_str_mv |
10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66191/38708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 33 No. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414 Revista Temas em Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414 Revista Temas em Educação; v. 33 n. 1 (2024): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte331202414 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908186693632 |