FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura. |
id |
UFPB-11_b13500039a8a2a9d802346d95727b24d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/18200 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASILO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.Editora da UFPB2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 117-128Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 117-128Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 117-1282359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200/11421chaves, taniamara vizzottoMorschbacher, MarciaTerrazzan, Eduardo Adolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18200Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
title |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL chaves, taniamara vizzotto |
title_short |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
title_full |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
title_sort |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL |
author |
chaves, taniamara vizzotto |
author_facet |
chaves, taniamara vizzotto Morschbacher, Marcia Terrazzan, Eduardo Adolfo |
author_role |
author |
author2 |
Morschbacher, Marcia Terrazzan, Eduardo Adolfo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
chaves, taniamara vizzotto Morschbacher, Marcia Terrazzan, Eduardo Adolfo |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200/11421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 117-128 Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 117-128 Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 117-128 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908708884480 |