FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: chaves, taniamara vizzotto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Morschbacher, Marcia, Terrazzan, Eduardo Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.
id UFPB-11_b13500039a8a2a9d802346d95727b24d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/18200
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASILO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.Editora da UFPB2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 117-128Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 117-128Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 117-1282359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200/11421chaves, taniamara vizzottoMorschbacher, MarciaTerrazzan, Eduardo Adolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18200Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
title FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
spellingShingle FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
chaves, taniamara vizzotto
title_short FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
title_full FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
title_fullStr FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
title_sort FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL
author chaves, taniamara vizzotto
author_facet chaves, taniamara vizzotto
Morschbacher, Marcia
Terrazzan, Eduardo Adolfo
author_role author
author2 Morschbacher, Marcia
Terrazzan, Eduardo Adolfo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv chaves, taniamara vizzotto
Morschbacher, Marcia
Terrazzan, Eduardo Adolfo
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18200/11421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 117-128
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 117-128
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 117-128
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908708884480