REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199336 |
Resumo: | O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem. |
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O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem. |
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