REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAVES, Taniamara Vizzotto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ZAMBRANO, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199336
Resumo: O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem.
id UFSC_2f9ff2b658fcbd204e603dff51121745
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199336
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIALvulnerabilidaderelação teoria/práticaformação de professoresO presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem.2019-07-26T18:26:19Z2019-07-26T18:26:19Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199336CHAVES, Taniamara VizzottoZAMBRANO, Joãoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T18:26:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199336Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T18:26:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
title REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
CHAVES, Taniamara Vizzotto
vulnerabilidade
relação teoria/prática
formação de professores
title_short REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
title_full REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
title_sort REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
author CHAVES, Taniamara Vizzotto
author_facet CHAVES, Taniamara Vizzotto
ZAMBRANO, João
author_role author
author2 ZAMBRANO, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAVES, Taniamara Vizzotto
ZAMBRANO, João
dc.subject.por.fl_str_mv vulnerabilidade
relação teoria/prática
formação de professores
topic vulnerabilidade
relação teoria/prática
formação de professores
description O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T18:26:19Z
2019-07-26T18:26:19Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199336
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652167934902272