A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228 |
Resumo: | Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando. Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio. |
id |
UFPB-11_ccba6aa0ff7b6a0a8f630433985a31ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20228 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRIEsse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando. Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 197-203Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 197-203Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 197-2032359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228/11250Rodrigues, Valter Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20228Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
title |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
spellingShingle |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI Rodrigues, Valter Ferreira |
title_short |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
title_full |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
title_fullStr |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
title_full_unstemmed |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
title_sort |
A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI |
author |
Rodrigues, Valter Ferreira |
author_facet |
Rodrigues, Valter Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Valter Ferreira |
description |
Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando. Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228/11250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 197-203 Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 197-203 Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 197-203 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908775993344 |