A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Valter Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228
Resumo: Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando. Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.
id UFPB-11_ccba6aa0ff7b6a0a8f630433985a31ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20228
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRIEsse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando. Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 197-203Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 197-203Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 197-2032359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228/11250Rodrigues, Valter Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20228Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
title A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
spellingShingle A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
Rodrigues, Valter Ferreira
title_short A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
title_full A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
title_fullStr A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
title_full_unstemmed A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
title_sort A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
author Rodrigues, Valter Ferreira
author_facet Rodrigues, Valter Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Valter Ferreira
description Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando. Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20228/11250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 197-203
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 197-203
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 197-203
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908775993344