REPRENTAÇÕES INFANTIS SOBRE DESENHOS ANIMADOS TELEVISIVOS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS ENTRE QUATRO E CINCO ANOS
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17542 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos os dados de nossa pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. A investigação objetivou conhecer as representações de crianças com idades entre quatro e cinco anos sobre seus desenhos animados televisivos prediletos, com a intenção de contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, na educação infantil, através da conscientização dos familiares e de educadores sobre a importância da mediação e da utilização dos desenhos animados televisivos como recurso educativo. Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, baseada na abordagem sociointeracionista, na psicologia do desenvolvimento e no paradigma social da infância, que foi realizada numa escola pública de João Pessoa – Paraíba – com sete crianças. Para que as informações fossem obtidas com mais precisão, foram realizadas entrevistas com as mães e a professora dos sujeitos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista-conversa, a confecção de desenhos e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os desenhos fazem parte da cultura infantil e promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças através de representações e interações. Os discursos infantis revelam crescimento intelectual, autonomia e capacidade de discernimento. Através das imagens em movimento, os desenhos animados podem ativar as emoções, orientar condutas e marcar direções para a ação através da comunicação persuasiva. Também são recursos metodológicos que favorecem aprendizagens e desenvolvem o raciocínio, a imaginação, a reflexão, a criatividade e o domínio de determinados conteúdos apresentados pelos próprios desenhos. Portanto, a educação infantil necessita rever suas metodologias, adequá-las às culturas da |
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REPRENTAÇÕES INFANTIS SOBRE DESENHOS ANIMADOS TELEVISIVOS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS ENTRE QUATRO E CINCO ANOSNeste texto, apresentamos os dados de nossa pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. A investigação objetivou conhecer as representações de crianças com idades entre quatro e cinco anos sobre seus desenhos animados televisivos prediletos, com a intenção de contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, na educação infantil, através da conscientização dos familiares e de educadores sobre a importância da mediação e da utilização dos desenhos animados televisivos como recurso educativo. Trata-se de uma pesquisa empírica qualitativa, baseada na abordagem sociointeracionista, na psicologia do desenvolvimento e no paradigma social da infância, que foi realizada numa escola pública de João Pessoa – Paraíba – com sete crianças. Para que as informações fossem obtidas com mais precisão, foram realizadas entrevistas com as mães e a professora dos sujeitos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista-conversa, a confecção de desenhos e a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os desenhos fazem parte da cultura infantil e promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças através de representações e interações. Os discursos infantis revelam crescimento intelectual, autonomia e capacidade de discernimento. Através das imagens em movimento, os desenhos animados podem ativar as emoções, orientar condutas e marcar direções para a ação através da comunicação persuasiva. Também são recursos metodológicos que favorecem aprendizagens e desenvolvem o raciocínio, a imaginação, a reflexão, a criatividade e o domínio de determinados conteúdos apresentados pelos próprios desenhos. Portanto, a educação infantil necessita rever suas metodologias, adequá-las às culturas da Editora da UFPB2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17542Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): RTE (July.-Dec.); 146-162Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2013): RTE (jul.-dic.); 146-162Revista Temas em Educação; v. 22 n. 1 (2013): RTE (jan.-jun.); 146-1622359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17542/10063Coelho, Fernanda Coelho Mendes C. A.Dias, Adelaide Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:52:40Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17542Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:52:40Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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