DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar e analisar os perfis de educadores de duas escolas da rede municipal de Santa Rita-PB em habilidades sociais. Para a consecução dessa meta, utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais-Del-Prette, que permitiu aferir o repertório dos educadores participantes. Os resultados obtidos com esse instrumento demonstraram carência de habilidades sociais relevantes para a docência, como “pedir mudança de conduta”, “lidar com críticas”, “elogiar outrem”, “falar a público conhecido”, “lidar com chacotas”, dentre outras. Sendo as habilidades sociais um dos elementos da competência inter-relacional, condição para intervenções pedagógicas apropriadas à gestão da violência na escola, concluiu-se que o professorado participante necessitava de treinamento nesse domínio, o que se efetivou através de um projeto de extensão decorrente da pesquisa em que se insere este estudo. Palavras-chaves: Habilidades sociais. IHS-Del-Prette. Formação de educadores. |
id |
UFPB-11_f7954ff7ff5cbc83f6a50b545016444e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20437 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PBApresentam-se os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar e analisar os perfis de educadores de duas escolas da rede municipal de Santa Rita-PB em habilidades sociais. Para a consecução dessa meta, utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais-Del-Prette, que permitiu aferir o repertório dos educadores participantes. Os resultados obtidos com esse instrumento demonstraram carência de habilidades sociais relevantes para a docência, como “pedir mudança de conduta”, “lidar com críticas”, “elogiar outrem”, “falar a público conhecido”, “lidar com chacotas”, dentre outras. Sendo as habilidades sociais um dos elementos da competência inter-relacional, condição para intervenções pedagógicas apropriadas à gestão da violência na escola, concluiu-se que o professorado participante necessitava de treinamento nesse domínio, o que se efetivou através de um projeto de extensão decorrente da pesquisa em que se insere este estudo. Palavras-chaves: Habilidades sociais. IHS-Del-Prette. Formação de educadores.Editora da UFPB2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 142-150Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 142-150Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 142-1502359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437/11306Silva, Ana Paula dos Santosde Andrade, Fernando Cézar Bezerrados Santos, Carmen Sevilla Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:55:19Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20437Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:55:19Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
title |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
spellingShingle |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB Silva, Ana Paula dos Santos |
title_short |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
title_full |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
title_fullStr |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
title_sort |
DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB |
author |
Silva, Ana Paula dos Santos |
author_facet |
Silva, Ana Paula dos Santos de Andrade, Fernando Cézar Bezerra dos Santos, Carmen Sevilla Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra dos Santos, Carmen Sevilla Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula dos Santos de Andrade, Fernando Cézar Bezerra dos Santos, Carmen Sevilla Gonçalves |
description |
Apresentam-se os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar e analisar os perfis de educadores de duas escolas da rede municipal de Santa Rita-PB em habilidades sociais. Para a consecução dessa meta, utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais-Del-Prette, que permitiu aferir o repertório dos educadores participantes. Os resultados obtidos com esse instrumento demonstraram carência de habilidades sociais relevantes para a docência, como “pedir mudança de conduta”, “lidar com críticas”, “elogiar outrem”, “falar a público conhecido”, “lidar com chacotas”, dentre outras. Sendo as habilidades sociais um dos elementos da competência inter-relacional, condição para intervenções pedagógicas apropriadas à gestão da violência na escola, concluiu-se que o professorado participante necessitava de treinamento nesse domínio, o que se efetivou através de um projeto de extensão decorrente da pesquisa em que se insere este estudo. Palavras-chaves: Habilidades sociais. IHS-Del-Prette. Formação de educadores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20437/11306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; 2010: v.18 / 19, n.1 / 2, p. 1-286, Jan-Dec. 2009/2010; 142-150 Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n. 1/2, pág. 1-286, ene.-dic. 2009/2010; 142-150 Revista Temas em Educação; 2010: v.18/19, n.1/2, p. 1-286, jan.-dez. 2009/2010; 142-150 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908794867712 |