Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005
http://hdl.handle.net/11449/8630
Resumo: O estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.
id UNSP_2925e943c1651e32633e340f47547874
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8630
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolaresParental Social Educational Skills and behavior of preschoolershabilidades sociais educativas parentaishabilidades sociaisproblemas de comportamentoparental social educational skillssocial skillsbehavior problemsO estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.The study had for objectives, from the reports of 20 mothers of children with behavior problems (Clinical group) and 20 mothers of children without behavior problems (Non-clinical group): a) compare the frequencies of social skills and behavior problems of children; b) describe the situations where the children had behavior problems and social skills; c) describe the behaviors of mothers face behaviors of the children; d) describe the behaviors of children ahead of maternal behaviors. Pre-school they were selected age by teachers who responded to a scale and who were collected through interview and scale with the mothers. The results indicated that children of Non-clinical group had more social skills and fewer externalizing behavior problems than children of the Clinical group. The mothers in the Non-clinical group reported more Parental Social Educational Skills expression of feelings and coping and Communication and less negative parenting practices, than mothers of children with behavior problems.Universidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaPPgPsi-UFRNUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leme, Vanessa Barbosa RomeraBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161-173application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010.1413-294Xhttp://hdl.handle.net/11449/863010.1590/S1413-294X2010000200005S1413-294X2010000200005S1413-294X2010000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Natal)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8630Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:21:02.228491Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
Parental Social Educational Skills and behavior of preschoolers
title Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
spellingShingle Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
Leme, Vanessa Barbosa Romera
habilidades sociais educativas parentais
habilidades sociais
problemas de comportamento
parental social educational skills
social skills
behavior problems
title_short Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
title_full Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
title_fullStr Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
title_full_unstemmed Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
title_sort Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
author Leme, Vanessa Barbosa Romera
author_facet Leme, Vanessa Barbosa Romera
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_role author
author2 Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Vanessa Barbosa Romera
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais educativas parentais
habilidades sociais
problemas de comportamento
parental social educational skills
social skills
behavior problems
topic habilidades sociais educativas parentais
habilidades sociais
problemas de comportamento
parental social educational skills
social skills
behavior problems
description O estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
2014-05-20T13:26:40Z
2014-05-20T13:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005
Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010.
1413-294X
http://hdl.handle.net/11449/8630
10.1590/S1413-294X2010000200005
S1413-294X2010000200005
S1413-294X2010000200005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005
http://hdl.handle.net/11449/8630
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010.
1413-294X
10.1590/S1413-294X2010000200005
S1413-294X2010000200005
S1413-294X2010000200005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Natal)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161-173
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPgPsi-UFRN
publisher.none.fl_str_mv PPgPsi-UFRN
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128500627931136