Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005 http://hdl.handle.net/11449/8630 |
Resumo: | O estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico. |
id |
UNSP_2925e943c1651e32633e340f47547874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8630 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolaresParental Social Educational Skills and behavior of preschoolershabilidades sociais educativas parentaishabilidades sociaisproblemas de comportamentoparental social educational skillssocial skillsbehavior problemsO estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.The study had for objectives, from the reports of 20 mothers of children with behavior problems (Clinical group) and 20 mothers of children without behavior problems (Non-clinical group): a) compare the frequencies of social skills and behavior problems of children; b) describe the situations where the children had behavior problems and social skills; c) describe the behaviors of mothers face behaviors of the children; d) describe the behaviors of children ahead of maternal behaviors. Pre-school they were selected age by teachers who responded to a scale and who were collected through interview and scale with the mothers. The results indicated that children of Non-clinical group had more social skills and fewer externalizing behavior problems than children of the Clinical group. The mothers in the Non-clinical group reported more Parental Social Educational Skills expression of feelings and coping and Communication and less negative parenting practices, than mothers of children with behavior problems.Universidade de São PauloUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaPPgPsi-UFRNUniversidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leme, Vanessa Barbosa RomeraBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161-173application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010.1413-294Xhttp://hdl.handle.net/11449/863010.1590/S1413-294X2010000200005S1413-294X2010000200005S1413-294X2010000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Natal)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8630Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:21:02.228491Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares Parental Social Educational Skills and behavior of preschoolers |
title |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares |
spellingShingle |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares Leme, Vanessa Barbosa Romera habilidades sociais educativas parentais habilidades sociais problemas de comportamento parental social educational skills social skills behavior problems |
title_short |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares |
title_full |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares |
title_fullStr |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares |
title_full_unstemmed |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares |
title_sort |
Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares |
author |
Leme, Vanessa Barbosa Romera |
author_facet |
Leme, Vanessa Barbosa Romera Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme, Vanessa Barbosa Romera Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais educativas parentais habilidades sociais problemas de comportamento parental social educational skills social skills behavior problems |
topic |
habilidades sociais educativas parentais habilidades sociais problemas de comportamento parental social educational skills social skills behavior problems |
description |
O estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 2014-05-20T13:26:40Z 2014-05-20T13:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005 Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010. 1413-294X http://hdl.handle.net/11449/8630 10.1590/S1413-294X2010000200005 S1413-294X2010000200005 S1413-294X2010000200005.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005 http://hdl.handle.net/11449/8630 |
identifier_str_mv |
Estudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010. 1413-294X 10.1590/S1413-294X2010000200005 S1413-294X2010000200005 S1413-294X2010000200005.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Natal) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161-173 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPgPsi-UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
PPgPsi-UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128500627931136 |