A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930 |
Resumo: | O presente texto aborda a relação intrínseca e necessária entre a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas salas de aulas. Essa discussão é abordada a partir de uma investigação produzida com dados coletados, com o recurso de entrevistas, aplicação de questionários e observações de práticas com um grupo de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de formação denominado de Pró-letramento. Nossa intenção era saber qual a influência dessa formação na prática pedagógica dos professores. O estudo foi efetuado com seis professoras, da rede municipal de ensino da cidade de Palmas – Tocantins, que realizaram o curso. Os dados revelaram que os sujeitos da pesquisa não perceberam influência das aprendizagens derivadas do Pró-letramento em suas práticas pedagógicas, não obstante, em nossas observações de aula dos referidos sujeitos notamos ações e comportamentos derivados de aprendizagens do Pró-letramento. Palavras–chave: Políticas de formação docente. Prática pedagógica. Educação básica. |
id |
UFPB-11_f83a0d16a7dcbe1c3c425209657dfd83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/18930 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalO presente texto aborda a relação intrínseca e necessária entre a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas salas de aulas. Essa discussão é abordada a partir de uma investigação produzida com dados coletados, com o recurso de entrevistas, aplicação de questionários e observações de práticas com um grupo de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de formação denominado de Pró-letramento. Nossa intenção era saber qual a influência dessa formação na prática pedagógica dos professores. O estudo foi efetuado com seis professoras, da rede municipal de ensino da cidade de Palmas – Tocantins, que realizaram o curso. Os dados revelaram que os sujeitos da pesquisa não perceberam influência das aprendizagens derivadas do Pró-letramento em suas práticas pedagógicas, não obstante, em nossas observações de aula dos referidos sujeitos notamos ações e comportamentos derivados de aprendizagens do Pró-letramento. Palavras–chave: Políticas de formação docente. Prática pedagógica. Educação básica.Editora da UFPB2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 129-138Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 129-138Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 129-1382359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930/11422de melo lustosa barraza, maria ivoniceCoelho Rodrigues, janine martaGéglio, Paulo Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18930Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de melo lustosa barraza, maria ivonice |
title_short |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
de melo lustosa barraza, maria ivonice |
author_facet |
de melo lustosa barraza, maria ivonice Coelho Rodrigues, janine marta Géglio, Paulo César |
author_role |
author |
author2 |
Coelho Rodrigues, janine marta Géglio, Paulo César |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de melo lustosa barraza, maria ivonice Coelho Rodrigues, janine marta Géglio, Paulo César |
description |
O presente texto aborda a relação intrínseca e necessária entre a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas salas de aulas. Essa discussão é abordada a partir de uma investigação produzida com dados coletados, com o recurso de entrevistas, aplicação de questionários e observações de práticas com um grupo de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de formação denominado de Pró-letramento. Nossa intenção era saber qual a influência dessa formação na prática pedagógica dos professores. O estudo foi efetuado com seis professoras, da rede municipal de ensino da cidade de Palmas – Tocantins, que realizaram o curso. Os dados revelaram que os sujeitos da pesquisa não perceberam influência das aprendizagens derivadas do Pró-letramento em suas práticas pedagógicas, não obstante, em nossas observações de aula dos referidos sujeitos notamos ações e comportamentos derivados de aprendizagens do Pró-letramento. Palavras–chave: Políticas de formação docente. Prática pedagógica. Educação básica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930/11422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 129-138 Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 129-138 Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 129-138 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908741390336 |