A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de melo lustosa barraza, maria ivonice
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coelho Rodrigues, janine marta, Géglio, Paulo César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930
Resumo: O presente texto aborda a relação intrínseca e necessária entre a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas salas de aulas. Essa discussão é abordada a partir de uma investigação produzida com dados coletados, com o recurso de entrevistas, aplicação de questionários e observações de práticas com um grupo de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de formação denominado de Pró-letramento. Nossa intenção era saber qual a influência dessa formação na prática pedagógica dos professores. O estudo foi efetuado com seis professoras, da rede municipal de ensino da cidade de Palmas – Tocantins, que realizaram o curso. Os dados revelaram que os sujeitos da pesquisa não perceberam influência das aprendizagens derivadas do Pró-letramento em suas práticas pedagógicas, não obstante, em nossas observações de aula dos referidos sujeitos notamos ações e comportamentos derivados de aprendizagens do Pró-letramento.   Palavras–chave: Políticas de formação docente. Prática pedagógica. Educação básica.
id UFPB-11_f83a0d16a7dcbe1c3c425209657dfd83
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/18930
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalO presente texto aborda a relação intrínseca e necessária entre a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas salas de aulas. Essa discussão é abordada a partir de uma investigação produzida com dados coletados, com o recurso de entrevistas, aplicação de questionários e observações de práticas com um grupo de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de formação denominado de Pró-letramento. Nossa intenção era saber qual a influência dessa formação na prática pedagógica dos professores. O estudo foi efetuado com seis professoras, da rede municipal de ensino da cidade de Palmas – Tocantins, que realizaram o curso. Os dados revelaram que os sujeitos da pesquisa não perceberam influência das aprendizagens derivadas do Pró-letramento em suas práticas pedagógicas, não obstante, em nossas observações de aula dos referidos sujeitos notamos ações e comportamentos derivados de aprendizagens do Pró-letramento.   Palavras–chave: Políticas de formação docente. Prática pedagógica. Educação básica.Editora da UFPB2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 129-138Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 129-138Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 129-1382359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930/11422de melo lustosa barraza, maria ivoniceCoelho Rodrigues, janine martaGéglio, Paulo Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18930Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
de melo lustosa barraza, maria ivonice
title_short A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort A influência de um programa de formação continuada na prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author de melo lustosa barraza, maria ivonice
author_facet de melo lustosa barraza, maria ivonice
Coelho Rodrigues, janine marta
Géglio, Paulo César
author_role author
author2 Coelho Rodrigues, janine marta
Géglio, Paulo César
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de melo lustosa barraza, maria ivonice
Coelho Rodrigues, janine marta
Géglio, Paulo César
description O presente texto aborda a relação intrínseca e necessária entre a formação continuada de professores e as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas salas de aulas. Essa discussão é abordada a partir de uma investigação produzida com dados coletados, com o recurso de entrevistas, aplicação de questionários e observações de práticas com um grupo de professoras, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de formação denominado de Pró-letramento. Nossa intenção era saber qual a influência dessa formação na prática pedagógica dos professores. O estudo foi efetuado com seis professoras, da rede municipal de ensino da cidade de Palmas – Tocantins, que realizaram o curso. Os dados revelaram que os sujeitos da pesquisa não perceberam influência das aprendizagens derivadas do Pró-letramento em suas práticas pedagógicas, não obstante, em nossas observações de aula dos referidos sujeitos notamos ações e comportamentos derivados de aprendizagens do Pró-letramento.   Palavras–chave: Políticas de formação docente. Prática pedagógica. Educação básica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18930/11422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 129-138
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 129-138
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 129-138
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908741390336