Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zulianelo, Vagner
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9946
Resumo: Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da pesquisa foi constituído por professores que possuem formação inicial em Magistério e/ou Graduação em Pedagogia - Licenciatura e atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Caxias do Sul. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário diagnóstico inicial, que serviu para delinear, dar forma e conteúdo ao curso e às atividades a serem desenvolvidas, bem como os planejamentos didáticos produzidos, das atividades promovidas, da participação em jogos virtuais de aprendizagem, do mural digital colaborativo, além do questionário sobre leitura realizada e dos relatos escritos de forma reflexiva-crítica-discursiva sobre as atividades realizadas e as aprendizagens consolidadas. A análise dos dados provenientes do questionário diagnóstico aplicado é representada utilizando estatística descritiva e expressa na forma de texto com as devidas percepções. Os materiais produzidos no decorrer do curso, das atividades desenvolvidas e dos registros descritivo-reflexivos, elaborados ao final de cada encontro, são analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). O aporte teórico utilizado na pesquisa consiste nas concepções da Educação Matemática defendidas por Ubiratan D'Ambrósio, traduzidas na proposta de formação continuada, caracterizada especialmente por Francisco Imbernón, e à luz da BNCC (BRASIL, 2017) e da BNC-Formação Continuada (BRASIL, 2020). A partir do curso desenvolvido, concluiu- se que a concretização da proposta foi possível mediante a culminância de alguns fatores relevantes: planejamento da formação a partir das reais necessidades identificadas junto ao público-alvo; adoção de diferentes estratégias e recursos de fácil acesso e manuseio; seleção de atividades práticas e lúdicas; participantes engajados, dedicados e comprometidos; e valorização das suas experiências e potenciais. Além disso, ressalta-se que a Educação Matemática teve papel relevante nesse resultado, pois ela permitiu que as participantes enxergassem o conhecimento matemático a partir de outros ângulos, o que fez a diferença para elas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f0c2f1e481549c87c2fd188594232cd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9946
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Zulianelo, VagnerCatelli, FranciscoBasso, Marcus Vinicius de AzevedoGiovannini Junior, OdilonSauer, Laurete Teresinha Zanol2022-05-02T19:46:30Z2022-05-02T19:46:30Z2022-04-282022-03-30https://repositorio.ucs.br/11338/9946Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da pesquisa foi constituído por professores que possuem formação inicial em Magistério e/ou Graduação em Pedagogia - Licenciatura e atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Caxias do Sul. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário diagnóstico inicial, que serviu para delinear, dar forma e conteúdo ao curso e às atividades a serem desenvolvidas, bem como os planejamentos didáticos produzidos, das atividades promovidas, da participação em jogos virtuais de aprendizagem, do mural digital colaborativo, além do questionário sobre leitura realizada e dos relatos escritos de forma reflexiva-crítica-discursiva sobre as atividades realizadas e as aprendizagens consolidadas. A análise dos dados provenientes do questionário diagnóstico aplicado é representada utilizando estatística descritiva e expressa na forma de texto com as devidas percepções. Os materiais produzidos no decorrer do curso, das atividades desenvolvidas e dos registros descritivo-reflexivos, elaborados ao final de cada encontro, são analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). O aporte teórico utilizado na pesquisa consiste nas concepções da Educação Matemática defendidas por Ubiratan D'Ambrósio, traduzidas na proposta de formação continuada, caracterizada especialmente por Francisco Imbernón, e à luz da BNCC (BRASIL, 2017) e da BNC-Formação Continuada (BRASIL, 2020). A partir do curso desenvolvido, concluiu- se que a concretização da proposta foi possível mediante a culminância de alguns fatores relevantes: planejamento da formação a partir das reais necessidades identificadas junto ao público-alvo; adoção de diferentes estratégias e recursos de fácil acesso e manuseio; seleção de atividades práticas e lúdicas; participantes engajados, dedicados e comprometidos; e valorização das suas experiências e potenciais. Além disso, ressalta-se que a Educação Matemática teve papel relevante nesse resultado, pois ela permitiu que as participantes enxergassem o conhecimento matemático a partir de outros ângulos, o que fez a diferença para elas. [resumo fornecido pelo autor]This study focuses on contributing to the improvement of the teaching practice of teachers who work in elementary school, from the perspective of continued training in Mathematics. The target audience of this research was teachers who have basic training in Primary Teaching and/or Graduation in Pedagogy and who work in classes from the Elementary Schools of the Municipal Education Network (RME in Portuguese) of Caxias do Sul. The instruments used to collect data were an initial diagnostic questionnaire, which served to outline, give shape and content to the course and to the activities to be developed, as well as the didactic plans produced, the activities promoted, participation in virtual learning games, collaborative digital wall, in addition to the questionnaire on the reading and also the written reports in a reflexive-critical-discursive way about the activities performed and the knowledge learnt. The analysis of data from the diagnostic questionnaire is represented using descriptive statistics and expressed in the form of a text with appropriate perceptions. The materials produced during the course, as long as the activities developed and the descriptive-reflective records, prepared at the end of meetings, were analyzed under the Textual Discursive Analysis (ATD in Portuguese). The theoretical support used in the research consists of the conceptions of Mathematics Education defended by Ubiratan D'Ambrósio, translated into the proposal of continuing training, especially characterized by Francisco Imbernón, and in the light of BNCC (BRASIL, 2017) and BNC-Training Continued (BRASIL, 2020). Based on the course developed, it was possible to conclude that the proposal implementation was possible through the culmination of some relevant factors: training planning based on the real needs identified within the target audience; adoption of different strategies and resources with easy access and handling; selection of practical and playful activities; engaged, dedicated and committed participants; and valuing their experiences and potentials. Furthermore, it is noteworthy that Mathematics Education played a relevant role in this result, as it allowed that participants saw mathematical knowledge from other angles, and it made the difference for them. [resumo fornecido pelo autor]Professores - FormaçãoEducação permanenteMatemática (Ensino fundamental)Matemática - Estudo e ensinoTeachers, Training ofContinuing educationMathematics (Elementary School)Mathematics - Study and teachingMatemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2462515548425166ZULIANELO, V.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-04-27TEXTDissertação Vagner Zulianelo.pdf.txtDissertação Vagner Zulianelo.pdf.txtExtracted texttext/plain288822https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vagner%20Zulianelo.pdf.txt02c62d0e61bb4b0c41227745c151e9efMD53Produto educacional Vagner Zulianelo.pdf.txtProduto educacional Vagner Zulianelo.pdf.txtExtracted texttext/plain22200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/5/Produto%20educacional%20Vagner%20Zulianelo.pdf.txt1ca0ab33f51ac3da14bc4bf2b90a2a67MD55THUMBNAILDissertação Vagner Zulianelo.pdf.jpgDissertação Vagner Zulianelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vagner%20Zulianelo.pdf.jpge9b5f197c9f083c8da272a872afe9256MD54Produto educacional Vagner Zulianelo.pdf.jpgProduto educacional Vagner Zulianelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1499https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/6/Produto%20educacional%20Vagner%20Zulianelo.pdf.jpg2332b3e9078c704ea21c38f235519446MD56ORIGINALDissertação Vagner Zulianelo.pdfDissertação Vagner Zulianelo.pdfapplication/pdf6330074https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vagner%20Zulianelo.pdf5e12e34c03ae7a300e48f8eb2c2edbd6MD51Produto educacional Vagner Zulianelo.pdfProduto educacional Vagner Zulianelo.pdfapplication/pdf719221https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/2/Produto%20educacional%20Vagner%20Zulianelo.pdfc897ffb16503bfbe90a333bedaa11afeMD5211338/99462022-10-18 17:46:35.726oai:repositorio.ucs.br:11338/9946Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:46:35Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Zulianelo, Vagner
Professores - Formação
Educação permanente
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Continuing education
Mathematics (Elementary School)
Mathematics - Study and teaching
title_short Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Zulianelo, Vagner
author_facet Zulianelo, Vagner
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Catelli, Francisco
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Giovannini Junior, Odilon
dc.contributor.author.fl_str_mv Zulianelo, Vagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sauer, Laurete Teresinha Zanol
contributor_str_mv Sauer, Laurete Teresinha Zanol
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação permanente
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
topic Professores - Formação
Educação permanente
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Continuing education
Mathematics (Elementary School)
Mathematics - Study and teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers, Training of
Continuing education
Mathematics (Elementary School)
Mathematics - Study and teaching
description Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da pesquisa foi constituído por professores que possuem formação inicial em Magistério e/ou Graduação em Pedagogia - Licenciatura e atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Caxias do Sul. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário diagnóstico inicial, que serviu para delinear, dar forma e conteúdo ao curso e às atividades a serem desenvolvidas, bem como os planejamentos didáticos produzidos, das atividades promovidas, da participação em jogos virtuais de aprendizagem, do mural digital colaborativo, além do questionário sobre leitura realizada e dos relatos escritos de forma reflexiva-crítica-discursiva sobre as atividades realizadas e as aprendizagens consolidadas. A análise dos dados provenientes do questionário diagnóstico aplicado é representada utilizando estatística descritiva e expressa na forma de texto com as devidas percepções. Os materiais produzidos no decorrer do curso, das atividades desenvolvidas e dos registros descritivo-reflexivos, elaborados ao final de cada encontro, são analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). O aporte teórico utilizado na pesquisa consiste nas concepções da Educação Matemática defendidas por Ubiratan D'Ambrósio, traduzidas na proposta de formação continuada, caracterizada especialmente por Francisco Imbernón, e à luz da BNCC (BRASIL, 2017) e da BNC-Formação Continuada (BRASIL, 2020). A partir do curso desenvolvido, concluiu- se que a concretização da proposta foi possível mediante a culminância de alguns fatores relevantes: planejamento da formação a partir das reais necessidades identificadas junto ao público-alvo; adoção de diferentes estratégias e recursos de fácil acesso e manuseio; seleção de atividades práticas e lúdicas; participantes engajados, dedicados e comprometidos; e valorização das suas experiências e potenciais. Além disso, ressalta-se que a Educação Matemática teve papel relevante nesse resultado, pois ela permitiu que as participantes enxergassem o conhecimento matemático a partir de outros ângulos, o que fez a diferença para elas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-02T19:46:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-02T19:46:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9946
url https://repositorio.ucs.br/11338/9946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vagner%20Zulianelo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/5/Produto%20educacional%20Vagner%20Zulianelo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vagner%20Zulianelo.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/6/Produto%20educacional%20Vagner%20Zulianelo.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vagner%20Zulianelo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9946/2/Produto%20educacional%20Vagner%20Zulianelo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02c62d0e61bb4b0c41227745c151e9ef
1ca0ab33f51ac3da14bc4bf2b90a2a67
e9b5f197c9f083c8da272a872afe9256
2332b3e9078c704ea21c38f235519446
5e12e34c03ae7a300e48f8eb2c2edbd6
c897ffb16503bfbe90a333bedaa11afe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869608308736