Utilização de ferramentas digitais no ensino remoto de ciências e biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Emanuelle Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25648
Resumo: A educação formal é fundamental na formação de cidadãos ativos na sociedade, tornando-os responsáveis por suas atitudes e valores morais, em busca de uma equidade social. Com a pandemia disseminada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no ano de 2020, o setor educacional teve que adaptar-se ao método de ensino remoto, visando diminuição do contágio pelo vírus. Desta forma, buscaram-se métodos para viabilização e suporte ao processo de ensino-aprendizagem, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O presente trabalho objetivou entender a importância e as contribuições das ferramentas digitais na formação docente e foi desenvolvido no município de Areia-PB, Nordeste do Brasil, cujo público-alvo foram os residentes egressos do edital 2020-2022 do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa qualificou-se como quali-quantitativa para abranger as considerações dos residentes, sendo realizada a coleta de dados por meio de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Com a utilização das ferramentas digitais tornou-se possível traçar estratégias para mediação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem permitindo aos graduandos visualizar, compreender, e aplicar diferentes metodologias e recursos em suas práticas.
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spelling 2022-12-29T10:59:14Z2022-12-202022-12-29T10:59:14Z2022-12-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25648A educação formal é fundamental na formação de cidadãos ativos na sociedade, tornando-os responsáveis por suas atitudes e valores morais, em busca de uma equidade social. Com a pandemia disseminada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no ano de 2020, o setor educacional teve que adaptar-se ao método de ensino remoto, visando diminuição do contágio pelo vírus. Desta forma, buscaram-se métodos para viabilização e suporte ao processo de ensino-aprendizagem, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O presente trabalho objetivou entender a importância e as contribuições das ferramentas digitais na formação docente e foi desenvolvido no município de Areia-PB, Nordeste do Brasil, cujo público-alvo foram os residentes egressos do edital 2020-2022 do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa qualificou-se como quali-quantitativa para abranger as considerações dos residentes, sendo realizada a coleta de dados por meio de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Com a utilização das ferramentas digitais tornou-se possível traçar estratégias para mediação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem permitindo aos graduandos visualizar, compreender, e aplicar diferentes metodologias e recursos em suas práticas.Formal education is fundamental in the formation of active citizens in society, making them responsible for their moral attitudes and values, in search of social equity. With the pandemic spread by the new Coronavirus (SARS-CoV-2) in 2020, the educational sector had to adapt to the remote teaching method, aiming at reducing the contagion by the virus. Thus, methods were sought to enable and support the teaching-learning process, with the use of Information and Communication Technologies (ITCs). The present work aimed to understand the importance and contributions of digital tools in teacher education and was developed in the municipality of Areia-PB, Northeastern Brazil, whose target audience were residents who graduated from the 2020-2022 notice of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Degree Course in Biological Sciences, of the Center for Agrarian Sciences of the Federal University of Paraíba. The research was qualified as quali-quantitative to cover the considerations of residents, and data were collected through semi-structured questionnaires with open and closed questions With the use of digital tools it became possible to design strategies for mediation and facilitation of the teaching-learning process allowing undergraduates to visualize, understand, and apply different methodologies and resources in their practices.Submitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2022-12-29T10:59:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) EDS29122022-MB265.pdf: 491143 bytes, checksum: bccb6c4f634dbbf64bb88eb97a435470 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-29T10:59:14Z (GMT). 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