Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros, Patrícia Marcondes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Bianca, Camargos, Heloísa, Lelis, Inês Caroline, Júnior, Marcelo Kloster
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente, reverberadas através do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina, na área de ensino, intitulado “O ensino de História no tempo presente - Devir Históri@”. O projeto tem como mote promover discussões e práticas relacionadas à formação docente em um momento de adequação às demandas contemporâneas com a crise generalizada ocasionada pela pandemia da Covid-19. A precarização do ensino público que se agrava neste contexto vem exigindo da área  profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação e de práticas de ensino que deem conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam atualmente no seu cotidiano escola. 
id UTFPR-11_be72a8b781f46953336f321193b6acf4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13265
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemiaEducaçãoFormação docente; ensino remoto; pandemiaEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente, reverberadas através do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina, na área de ensino, intitulado “O ensino de História no tempo presente - Devir Históri@”. O projeto tem como mote promover discussões e práticas relacionadas à formação docente em um momento de adequação às demandas contemporâneas com a crise generalizada ocasionada pela pandemia da Covid-19. A precarização do ensino público que se agrava neste contexto vem exigindo da área  profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação e de práticas de ensino que deem conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam atualmente no seu cotidiano escola. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Barros, Patrícia MarcondesCoelho, BiancaCamargos, HeloísaLelis, Inês CarolineJúnior, Marcelo Kloster2020-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1326510.3895/rde.v11n19.13265Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 11, n. 19 (2020): Revista Dito Efeito; 48-571984-237610.3895/rde.v11n19reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265/7854Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:12Zoai:periodicos.utfpr:article/13265Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:12Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
title Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
spellingShingle Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
de Barros, Patrícia Marcondes
Educação
Formação docente; ensino remoto; pandemia
title_short Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
title_full Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
title_fullStr Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
title_sort Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
author de Barros, Patrícia Marcondes
author_facet de Barros, Patrícia Marcondes
Coelho, Bianca
Camargos, Heloísa
Lelis, Inês Caroline
Júnior, Marcelo Kloster
author_role author
author2 Coelho, Bianca
Camargos, Heloísa
Lelis, Inês Caroline
Júnior, Marcelo Kloster
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros, Patrícia Marcondes
Coelho, Bianca
Camargos, Heloísa
Lelis, Inês Caroline
Júnior, Marcelo Kloster
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente; ensino remoto; pandemia
topic Educação
Formação docente; ensino remoto; pandemia
description Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente, reverberadas através do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina, na área de ensino, intitulado “O ensino de História no tempo presente - Devir Históri@”. O projeto tem como mote promover discussões e práticas relacionadas à formação docente em um momento de adequação às demandas contemporâneas com a crise generalizada ocasionada pela pandemia da Covid-19. A precarização do ensino público que se agrava neste contexto vem exigindo da área  profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação e de práticas de ensino que deem conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam atualmente no seu cotidiano escola. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265
10.3895/rde.v11n19.13265
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265
identifier_str_mv 10.3895/rde.v11n19.13265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265/7854
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 11, n. 19 (2020): Revista Dito Efeito; 48-57
1984-2376
10.3895/rde.v11n19
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713891062513664