Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente, reverberadas através do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina, na área de ensino, intitulado “O ensino de História no tempo presente - Devir Históri@”. O projeto tem como mote promover discussões e práticas relacionadas à formação docente em um momento de adequação às demandas contemporâneas com a crise generalizada ocasionada pela pandemia da Covid-19. A precarização do ensino público que se agrava neste contexto vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação e de práticas de ensino que deem conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam atualmente no seu cotidiano escola. |
id |
UTFPR-11_be72a8b781f46953336f321193b6acf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13265 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemiaEducaçãoFormação docente; ensino remoto; pandemiaEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente, reverberadas através do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina, na área de ensino, intitulado “O ensino de História no tempo presente - Devir Históri@”. O projeto tem como mote promover discussões e práticas relacionadas à formação docente em um momento de adequação às demandas contemporâneas com a crise generalizada ocasionada pela pandemia da Covid-19. A precarização do ensino público que se agrava neste contexto vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação e de práticas de ensino que deem conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam atualmente no seu cotidiano escola. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Barros, Patrícia MarcondesCoelho, BiancaCamargos, HeloísaLelis, Inês CarolineJúnior, Marcelo Kloster2020-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1326510.3895/rde.v11n19.13265Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 11, n. 19 (2020): Revista Dito Efeito; 48-571984-237610.3895/rde.v11n19reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265/7854Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:12Zoai:periodicos.utfpr:article/13265Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:12Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
title |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia de Barros, Patrícia Marcondes Educação Formação docente; ensino remoto; pandemia |
title_short |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
title_full |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
title_sort |
Didática de transição: a formação docente e o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia |
author |
de Barros, Patrícia Marcondes |
author_facet |
de Barros, Patrícia Marcondes Coelho, Bianca Camargos, Heloísa Lelis, Inês Caroline Júnior, Marcelo Kloster |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Bianca Camargos, Heloísa Lelis, Inês Caroline Júnior, Marcelo Kloster |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Barros, Patrícia Marcondes Coelho, Bianca Camargos, Heloísa Lelis, Inês Caroline Júnior, Marcelo Kloster |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação docente; ensino remoto; pandemia |
topic |
Educação Formação docente; ensino remoto; pandemia |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação docente, reverberadas através do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina, na área de ensino, intitulado “O ensino de História no tempo presente - Devir Históri@”. O projeto tem como mote promover discussões e práticas relacionadas à formação docente em um momento de adequação às demandas contemporâneas com a crise generalizada ocasionada pela pandemia da Covid-19. A precarização do ensino público que se agrava neste contexto vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação e de práticas de ensino que deem conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam atualmente no seu cotidiano escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265 10.3895/rde.v11n19.13265 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v11n19.13265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13265/7854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 11, n. 19 (2020): Revista Dito Efeito; 48-57 1984-2376 10.3895/rde.v11n19 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896281894912 |