CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, ROSEANE ALVES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28050
Resumo: O tema abordado relata a curricularização da extensão no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Compreende-se a extensão universitária como a atividade que, integrada à matriz curricular e à organização da pesquisa, se constitui em processo interdisciplinar, interprofissional, político, educacional, artístico, cultural, científico e/ou tecnológico, promovendo uma interação transformadora entre a universidade e demais setores da sociedade, por meio da produção, da difusão e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e com a pesquisa. Nesta monografia, pretendo abordar as concepções pedagógicas e sociológicas que fundamentam a creditação obrigatória da extensão nos currículos dos cursos superiores. De maneira específica, procurando buscar correspondência das reflexões mais gerais com a realidade próxima, pretendo identificar as dificuldades e os desdobramentos da curricularização da extensão no Curso de Ciências Sociais da UFPB. O presente estudo foi executado com a formação sobre o tema, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte da pesquisa livros, artigos e a legislação pertinente. Além disso, aplicamos questionários com membros do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Ciências Sociais da UFPB. Percebi que, por ser uma atividade que ainda não recebe a atenção devida, sendo isso fruto da cultura universitária brasileira, a extensão fica um pouco relegada em relação à pesquisa e o ensino. Esses projetos e eventos poderiam receber o mesmo reconhecimento e prestígio concedidos à pesquisa científica. Portanto, a curricularização da extensão está avançando lentamente e com dificuldades pelo fato de não haver conhecimento e divulgação. Também não há a prática da extensão dentro da universidade, o que levou a alguns obstáculos quanto a sua curricularização no Curso de Ciências Sociais da UFPB.
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De maneira específica, procurando buscar correspondência das reflexões mais gerais com a realidade próxima, pretendo identificar as dificuldades e os desdobramentos da curricularização da extensão no Curso de Ciências Sociais da UFPB. O presente estudo foi executado com a formação sobre o tema, a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte da pesquisa livros, artigos e a legislação pertinente. Além disso, aplicamos questionários com membros do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Ciências Sociais da UFPB. Percebi que, por ser uma atividade que ainda não recebe a atenção devida, sendo isso fruto da cultura universitária brasileira, a extensão fica um pouco relegada em relação à pesquisa e o ensino. Esses projetos e eventos poderiam receber o mesmo reconhecimento e prestígio concedidos à pesquisa científica. Portanto, a curricularização da extensão está avançando lentamente e com dificuldades pelo fato de não haver conhecimento e divulgação. Também não há a prática da extensão dentro da universidade, o que levou a alguns obstáculos quanto a sua curricularização no Curso de Ciências Sociais da UFPB.The topic addressed reports the curricularization of extension in the social sciences course at UFPB. University extension is understood as the activity that, integrated into the curricular matrix and the research organization, constitutes an interdisciplinary, interprofessional, political, educational, artistic, cultural, scientific and/or technological process, promoting a transforming interaction between the university and other sectors of society, through the production, dissemination and application of knowledge, in permanent articulation with teaching and research. In this monograph, I intend to address the pedagogical and sociological conceptions that underlie the mandatory accreditation of extension in the curricula of higher education courses. Specifically, trying to match the more general reflections with the immediate reality, I intend to identify the difficulties and consequences of the curricularization of extension in the Social Sciences Course at UFPB. The present study was carried out with training on the subject, with a bibliographical research, having as research source books, articles and pertinent legislation. In addition, we applied questionnaires such as the NDE members of the UFPB Social Sciences Course. I realized that, as it is an activity that still does not receive the attention it deserves, as this is a result of Brazilian university culture, extension is somewhat relegated in relation to research and teaching. These projects and events could receive the same recognition and prestige given to scientific research. Therefore, the extension curriculum is advancing slowly and with difficulties due to the fact that there is neither knowledge nor dissemination nor the practice of extension within the UFPB, which led to some obstaclesregarding its curriculum in the UFPB Social Sciences CourseSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-08-25T14:47:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Monografia ROSEANE .pdf: 591006 bytes, checksum: 41948b11b352598cdb47f85a2e24d50f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-25T14:47:02Z (GMT). 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