A educação de jovens e adultos e a economia solidária: perspectivas e ressignificações da educação popular
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26040 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é concebida como processo educativo para além de um mecanismo de reparação das trajetórias de escolarização não percorridas por jovens, adultos e idosos no tempo legalmente esperado. Logo, a EJA se situa no campo dos diversos tempos e territórios formativos, sejam eles, escolares, sociais, econômicos, culturais ou políticos. A pesquisa que deu origem a esta tese construiu diálogos no campo das práticas de Educação de Jovens e Adultos e da Economia Solidária (ECOSOL) que acontecem no município de Lagoa de Dentro, Paraíba. O estudo foi desenvolvido junto aos(às) educandos(as) e professores(as) da EJA da rede municipal de Lagoa de Dentro, Paraíba; produtores(as)/artesãos(ãs)/comerciantes da Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar, Arte e Cultura de Lagoa de Dentro, Paraíba, e lideranças comunitárias populares. Teve, como objetivo principal, compreender a Educação de Jovens e Adultos no contexto local, a partir dos vínculos e motivações que ligam a dinâmica da formação escolar ao conjunto das organizações e práticas de Economia Solidária do território. Adotou como problematização a seguinte inquietação: quais as implicações entre a Educação de Jovens e Adultos e o conjunto das organizações e iniciativas de Economia Solidária do território, mediante a dinâmica dos educandos? Este estudo se insere na abordagem teórico-metodológica da Educação Popular enquanto epistemologia crítica, ancorado nos princípios metodológicos da Pesquisa Participante, por meio de observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Os vínculos entre EJA e Economia Solidária transitam da denúncia ao anúncio. Da EJA que temos, emergem enunciados da EJA que queremos, mediante anúncios de indícios de como a EJA pode vir a ser, e, nesse movimento, aproximar a escola dos itinerários de trabalho, cotidianidades e necessidades dos(as) educandos(as) trabalhadores(as). A Educação Popular, interconectada à perspectiva de Economia Solidária como multidimensional, forja espaços de resistência dos sujeitos da EJA frente à condição de opressão que, por meio de seus fazeres, ressignifica-se, demostrando expressões de criatividades e intercâmbios de saberes que anunciam a construção de práticas educativas que assumem a emancipação como possibilidade de formação política e cidadã para a (re)configuração da EJA na escola pública e usos do território. Esse movimento formativo elucida que os sujeitos da EJA em domínio dos conhecimentos provenientes da Educação Popular e da Economia Solidária constroem mecanismos de geração de trabalho e renda a partir das dinâmicas socioprodutivas e dos processos econômicos desenvolvidos, os quais não se limitam às necessidades imediatas de sobrevivência, mas se configuram como dimensão educativa integral que preza por uma produção e reprodução ampliada da vida pautada na perspectiva solidária e inclusiva, construída pela participação popular, solidariedade e emancipação como estratégia política de desenvolvimento alternativo e multidimensional. Assim, a presente tese contribui com a ressignificação da EJA como um processo de Educação Popular a partir do desenvolvimento de uma pedagogia que permita relacionar os saberes sistematizados e os saberes emergentes das territorialidades e vida cotidiana dos sujeitos e, assim, construir uma escola pública cidadã. |
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2023-01-30T14:58:34Z2022-09-072023-01-30T14:58:34Z2022-05-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26040A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é concebida como processo educativo para além de um mecanismo de reparação das trajetórias de escolarização não percorridas por jovens, adultos e idosos no tempo legalmente esperado. Logo, a EJA se situa no campo dos diversos tempos e territórios formativos, sejam eles, escolares, sociais, econômicos, culturais ou políticos. A pesquisa que deu origem a esta tese construiu diálogos no campo das práticas de Educação de Jovens e Adultos e da Economia Solidária (ECOSOL) que acontecem no município de Lagoa de Dentro, Paraíba. O estudo foi desenvolvido junto aos(às) educandos(as) e professores(as) da EJA da rede municipal de Lagoa de Dentro, Paraíba; produtores(as)/artesãos(ãs)/comerciantes da Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar, Arte e Cultura de Lagoa de Dentro, Paraíba, e lideranças comunitárias populares. Teve, como objetivo principal, compreender a Educação de Jovens e Adultos no contexto local, a partir dos vínculos e motivações que ligam a dinâmica da formação escolar ao conjunto das organizações e práticas de Economia Solidária do território. Adotou como problematização a seguinte inquietação: quais as implicações entre a Educação de Jovens e Adultos e o conjunto das organizações e iniciativas de Economia Solidária do território, mediante a dinâmica dos educandos? Este estudo se insere na abordagem teórico-metodológica da Educação Popular enquanto epistemologia crítica, ancorado nos princípios metodológicos da Pesquisa Participante, por meio de observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Os vínculos entre EJA e Economia Solidária transitam da denúncia ao anúncio. Da EJA que temos, emergem enunciados da EJA que queremos, mediante anúncios de indícios de como a EJA pode vir a ser, e, nesse movimento, aproximar a escola dos itinerários de trabalho, cotidianidades e necessidades dos(as) educandos(as) trabalhadores(as). A Educação Popular, interconectada à perspectiva de Economia Solidária como multidimensional, forja espaços de resistência dos sujeitos da EJA frente à condição de opressão que, por meio de seus fazeres, ressignifica-se, demostrando expressões de criatividades e intercâmbios de saberes que anunciam a construção de práticas educativas que assumem a emancipação como possibilidade de formação política e cidadã para a (re)configuração da EJA na escola pública e usos do território. Esse movimento formativo elucida que os sujeitos da EJA em domínio dos conhecimentos provenientes da Educação Popular e da Economia Solidária constroem mecanismos de geração de trabalho e renda a partir das dinâmicas socioprodutivas e dos processos econômicos desenvolvidos, os quais não se limitam às necessidades imediatas de sobrevivência, mas se configuram como dimensão educativa integral que preza por uma produção e reprodução ampliada da vida pautada na perspectiva solidária e inclusiva, construída pela participação popular, solidariedade e emancipação como estratégia política de desenvolvimento alternativo e multidimensional. Assim, a presente tese contribui com a ressignificação da EJA como um processo de Educação Popular a partir do desenvolvimento de uma pedagogia que permita relacionar os saberes sistematizados e os saberes emergentes das territorialidades e vida cotidiana dos sujeitos e, assim, construir uma escola pública cidadã.Youth and Adult Education (EJA) is conceived as an educational process that goes beyond a mechanism for repairing schooling trajectories not taken by young people, adults and the elderly in the legally expected time. Therefore, EJA is located in the field of different formative times and territories, be they school, social, economic, cultural or political. The research that gave rise to this thesis built dialogues in the field of Youth and Adult Education practices and the Soldária Economy (ECOSOL) that take place in the municipality of Lagoa de Dentro-PB. The study was developed with EJA students and teachers from the municipal network of Lagoa de Dentro/PB; producers/craftsmen/traders at the Solidarity Economy, Family Agriculture, Art and Culture Fair of Lagoa de Dentro-PB, and popular community leaders. Its main objective was to understand Youth and Adult Education in the local context, based on the links and motivations that link the dynamics of school education to the set of organizations and practices of Solidarity Economy in the territory. It was adopted as questioning the following concern: What are the implications between Youth and Adult Education and the set of Solidarity Economy organizations and initiatives in the territory through the dynamics of the students? This study is part of the theoretical-methodological approach of Popular Education as a critical epistemology, anchored in the methodological principles of Participant Research, through participant observations and semi-structured interviews. The links between EJA and Solidarity Economy move from the denunciation to the announcement. From the EJA that we have, statements of the EJA that we want emerge, through announcements of indications of how the EJA can come to be, and, in this movement, bring the school closer to the work itineraries, daily life and needs of students and workers. Popular Education, interconnected with the perspective of Solidarity Economy as multidimensional, forge spaces of resistance of the subjects of EJA in the face of the condition of oppression that, through their actions, are resignified, demonstrating expressions of creativity and exchange of knowledge that announce the construction of educational practices that assume the emancipation as a possibility of political and citizen training for the (re)configuration of EJA in public schools and uses of the territory. This formative movement clarifies that EJA subjects with mastery of knowledge from Popular Education and Solidarity Economy build a mechanism for generating work and income from the socio-productive dynamics and economic processes developed, which are not limited to immediate needs of survival, but it is configured as an integral educational dimension that values an expanded production and reproduction of life based on a solidary and inclusive perspective built by popular participation, solidarity and emancipation as a political strategy for alternative and multidimensional development. Thus, the present thesis contributes to the resignification of EJA as a process of Popular Education from the development of a pedagogy that allows relating systematized knowledge and emerging knowledge from the territorialities and daily life of the subjects and, thus, build a citizen public school.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-19T10:15:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaLígiaIsídioAlves_Tese.pdf: 4727659 bytes, checksum: 788946a1c932aee081da371f5442f85d (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-30T14:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaLígiaIsídioAlves_Tese.pdf: 4727659 bytes, checksum: 788946a1c932aee081da371f5442f85d (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-30T14:58:34Z (GMT). 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