O protagonismo estudantil e a botânica: horta como veículo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Antônia de Sena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25874
Resumo: O ensino formal de botânica no Brasil é iniciado no segundo ano do ensino fundamental, anos iniciais, quando os estudantes têm cerca de oito anos de idade e é revisitado diversas vezes até o terceiro ano do ensino médio, quando os discentes têm cerca de 17 anos de idade. Ainda assim, encontra-se repleto de lacunas, geradas por diversos fatores, dentre os quais, estão as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, frequentemente desestimulante tanto para docentes quanto discentes, pautado em metodologias tradicionais, expositivas e descontextualizadas. Dada a enorme importância desse conhecimento, pois as plantas são os produtores primários que possibilitam a vida na Terra, temática muito relevante e atual em tempos de crises ambientais se agravando e necessidade de melhor conscientização da sociedade, faz-se necessário o aperfeiçoamento dos métodos utilizados nesse processo. Assim, esse trabalho objetivou verificar como a construção de uma horta escolar, atrelada à aulas práticas, contribui para a amplificação do interesse e da compreensão acerca dos conteúdos de botânica, no ensino médio. Além disso, a ação buscou explorar as diversas possibilidades de conexão com outras áreas do conhecimento e reflexões contemporâneas sobre alimentação saudável, produção de alimentos, entre outros. O projeto foi desenvolvido como uma disciplina eletiva pautada no ensino de botânica, na ECIT (Escola Integral Cidadã Técnica) João Goulart, em João Pessoa-PB. Com onze estudantes do ensino médio. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, quali-quantitativa, interventiva e a observação participante. Para análise dos dados houve a divisão em 6 categorias: Afinidade por botânica; Metodologias de ensino vivenciadas pré-eletiva; Percepção dos alunos sobre as metodologias vivenciadas na eletiva; Contextualização; Contexto familiar/ vivências pessoais; e conteúdo. Foi averiguada uma melhora significativa no protagonismo estudantil, na contextualização e fixação do conteúdo e no interesse por parte dos estudantes.
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Dada a enorme importância desse conhecimento, pois as plantas são os produtores primários que possibilitam a vida na Terra, temática muito relevante e atual em tempos de crises ambientais se agravando e necessidade de melhor conscientização da sociedade, faz-se necessário o aperfeiçoamento dos métodos utilizados nesse processo. Assim, esse trabalho objetivou verificar como a construção de uma horta escolar, atrelada à aulas práticas, contribui para a amplificação do interesse e da compreensão acerca dos conteúdos de botânica, no ensino médio. Além disso, a ação buscou explorar as diversas possibilidades de conexão com outras áreas do conhecimento e reflexões contemporâneas sobre alimentação saudável, produção de alimentos, entre outros. O projeto foi desenvolvido como uma disciplina eletiva pautada no ensino de botânica, na ECIT (Escola Integral Cidadã Técnica) João Goulart, em João Pessoa-PB. Com onze estudantes do ensino médio. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, quali-quantitativa, interventiva e a observação participante. Para análise dos dados houve a divisão em 6 categorias: Afinidade por botânica; Metodologias de ensino vivenciadas pré-eletiva; Percepção dos alunos sobre as metodologias vivenciadas na eletiva; Contextualização; Contexto familiar/ vivências pessoais; e conteúdo. Foi averiguada uma melhora significativa no protagonismo estudantil, na contextualização e fixação do conteúdo e no interesse por parte dos estudantes.Formal botany teaching in Brazil begins in the second year of elementary school, when students are around eigth years old, and is revisited several times until the third year of high school, when students are around 17 years old. . Even so, it is full of gaps, generated by several factors, among which are the difficulties in the teaching-learning process, often discouraging for both teachers and students, based on traditional, expository and decontextualized methodologies. Because of the enormous importance of this knowledge, as plants are the primary producers that make life on Earth possible, a very relevant and current topic in times of worsening environmental crises and the need for better awareness of society, it is necessary to improve methods used in this process. Thus, this work aimed to verify how the construction of a school garden, linked to practical classes, contributes to the amplification of interest and understanding about the contents of botany, in high school. In addition, the action sought to explore the various possibilities of connection with other areas of knowledge and contemporary reflections on healthy eating, food production, among others. The project was developed as an elective course based on the teaching of botany, at ECIT (Integral Citizen Technical School) João Goulart, in João Pessoa-PB. With eleven high school students. Bibliographic, quali-quantitative, interventional research and participant observation were used. For data analysis, it was divided into 6 categories: Affinity for botany; Teaching methodologies experienced pre elective; Students' perception of the methodologies experienced in the elective; Contextualization; Family context/personal experiences; and content. There was a significant improvement in student protagonism, in the contextualization and fixation of the content and in the interest on the part of the students.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-20T17:05:08Z No. of bitstreams: 1 MASM20012023 .pdf: 4745343 bytes, checksum: b1dd01422b253ad90dc85122d76c1d48 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T17:05:08Z (GMT). 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