A representação da mulher no “feminejo” : uma análise identitária das letras de canções de marília mendonça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luiz Miguel Azevedo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27766
Resumo: Neste trabalho, buscamos investigar como se dá a construção da identidade feminina em canções do gênero sertanejo gravadas por Marília Mendonça. Assim, os objetivos específicos foram: identificar as marcas linguísticas que evocam aspectos do feminino, verificar a ocorrência de traços machistas e analisar como é evidenciada a representação feminina nas letras de canções. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre os gêneros discursivos, com base em Bakhtin (2016), tendo foco no gênero canção, além de estar inserida no paradigma teórico da Análise de Discurso (AD) de Linha Francesa, visto a importância de existir um aprofundamento na noção de discurso para entender como ocorre a construção da identidade feminina nas letras das canções que foram selecionadas. Para tanto, utilizamos como base teórica pesquisas fundamentadas em Pêcheux (1975), Orlandi (2015), entre outros. O nosso corpus é composto por três canções compostas e gravadas por Marília Mendonça, a saber: “Troca de Calçada”, “Sentimento Louco” e “Folgado”. A abordagem adotada nesta pesquisa é de base interpretativista e qualitativa, dado que identificamos e analisamos a presença dos discursos que são proferidos nas letras de canções. Os resultados da pesquisa indicam a presença de um machismo estrutural, o qual interfere na vida das mulheres representadas de diferentes formas. Desse modo, quando a mulher é vista como prostituta, é demonstrado um olhar de julgamento e de afastamento desse ser; quando ela é vista como amante, é mostrada a rivalidade entre ela e a outra mulher, com as duas lutando pelo amor de um homem; quando ela é libertária e define seus limites, tem que finalizar o relacionamento, porque o homem quer limitar seus passos, sendo isso, em parte, normalizado pela sociedade. Por fim, os resultados da pesquisa contribuem para uma reflexão social acerca do papel social do sujeito feminino, fazendo uma discussão acerca dos novos espaços e das novas temáticas inseridas nas músicas sertanejas contemporâneas.
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Por fim, os resultados da pesquisa contribuem para uma reflexão social acerca do papel social do sujeito feminino, fazendo uma discussão acerca dos novos espaços e das novas temáticas inseridas nas músicas sertanejas contemporâneas.In this work, we seek to investigate how the female identity is constructed in sertanejo songs recorded by Marília Mendonça. Thus, the specific objectives were: to identify the linguistic marks that evoke aspects of the feminine, to verify the occurrence of sexist traits and to analyze how the feminine representation is evidenced in the lyrics of songs. The research is based on studies on discursive genres, based on Bakhtin (2016), focusing on the song genre, in addition to being inserted in the theoretical paradigm of Discourse Analysis (DA) of the French Line, given the importance of deepening in the notion of discourse to understand how the construction of female identity occurs in the lyrics of the songs that were selected. To do so, we use research based on Pêcheux (1975), Orlandi (2015), among others, as a theoretical basis. Our corpus consists of three songs composed and recorded by Marília Mendonça, namely: “Troca de Calçada”, “Sentimento Louco” and “Folgado”. The approach adopted in this research is based on an interpretative and qualitative approach, as we identified and analyzed the presence of speeches that are uttered in the lyrics of songs. The research results indicate the presence of a structural machismo, which interferes in the lives of women represented in different ways. Thus, when the woman is seen as a prostitute, a look of judgment and distance from this being is demonstrated; when she is seen as a lover, the rivalry between her and the other woman is shown, with the two fighting for a man's love; when she is libertarian and defines her limits, she has to end the relationship, because the man wants to limit his steps, and this is, in part, normalized by society. Finally, the research results contribute to a social reflection about the social role of the female subject, leading to a discussion about new spaces and new themes inserted in contemporary country music.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T10:58:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizMiguelAzevedodaCosta_TCC.pdf: 965904 bytes, checksum: e9f3973c5ebf7136124d1e05fb4cb296 (MD5) LuizMiguelAzevedodaCosta_TERMO.pdf: 198522 bytes, checksum: d54dd753287496361c101a880560bd53 (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T10:58:15Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LuizMiguelAzevedodaCosta_TCC.pdf: 965904 bytes, checksum: e9f3973c5ebf7136124d1e05fb4cb296 (MD5) LuizMiguelAzevedodaCosta_TERMO.pdf: 198522 bytes, checksum: d54dd753287496361c101a880560bd53 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-15T10:58:15Z (GMT). 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